O Cordão de Frade é uma planta da família da menta que é cheia de propriedades benéficas para a saúde física e mental. No Brasil, essa planta é encontrada em quase todas as regiões, exceto o Sul por ser muito frio e a condição climática não é favorável. Existem várias formas de se usar essa planta, embora a mais conhecida seja a infusão. Veja tudo sobre esta planta:
Origem do Cordão de Frade:
O Cordão de Frade, conhecido também como cordão de São Francisco, é excelente para as articulações e pulmões. Sua espécie é a Leonotis nepetaefolia, pertencente à família Labiatae. Com origem na África oriental, hoje é possível encontrá-la na Ásia e em toda a América. Sua produção é anual e se dá por sementes. A altura da planta varia entre seis e sete centímetros. Suas folhas são macias e perfumadas e se parecem com bolas de espinhos, a cor que predomina é a laranja.
Propriedades e Benefícios do Cordão de Frade:
O seu maior benefício aplica-se em crianças debilitadas, já que ela ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos e também a capacidade do corpo se defender contra outras doenças. O chá ajuda principalmente com problemas respiratórios, como asma, infecção pulmonar, rinite e sinusite.
Além de limpar os pulmões, reduzir o catarro e ser ótimo para curar tosses secas e dores de garganta. Para isso, faça um gargarejo com o chá de manhã e à noite. O Cordão de Frade também auxilia nos problemas de estômago, cólica, fraqueza, reumatismo, cistite, nevralgias, febre e malária.
O Cordão de Frade é considerada a erva da frustração e pode ser aplicada tanto em crianças como em adultos, pois age como uma erva fitoterápica, deixando a pessoa calma e serena diante de situações estressantes. Contos populares relatam que o Cordão de Frade é estimulador da sensação de coragem.
Como Fazer o Chá de Cordão de Frade:
Em um 1 litro de água, coloque duas colheres de sopa de erva, deixe no fogo até levantar fervura e tampe. Deixe a infusão abafada durante 10 minutos. Coe o chá e adoce com açúcar ou mel a gosto.
Malefícios do Cordão de Frade:
Não é recomendado o uso da folha como fumo, pois usada dessa forma pode provocar uma ação psicoativa que pode ser comparada inclusive com o efeito da maconha. Antes de começar a fazer uso dessa planta medicinal, consulte um médico.