Crataegus é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Crataegus é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, Essa planta, que tem o nome científico de Crataegus oxyacantha, é utilizada há séculos pelas civilizações antigas como alimento.
Ela é originária da Europa, Ásia e América do Norte. Atualmente, essa espécie é muito utilizada por pessoas que possuem problemas cardíacas.
Para fins medicinais são utilizadas as folhas e flores. Os ramos possuem partes duras e espinhosas. Há relatos de que eles teriam sido utilizados para fazer a coroa que Cristo carregou durante a crucificação.
Por essas substâncias, a Crataegus é considerada diurética, hipotensora, adstringente, febrífuga e antiespasmódica. Algumas partes da Crataegus são usadas no tratamento de pessoas hipertensas, com taquicardia ou arritmias. Conheça um pouco mais sobre os principais usos da Crataegus. Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Crataegus:
A Crataegus é uma planta medicinal da família as Rutáceas, também conhecida como espinheiro albar, Crataegus, espino albar, majuelo, biancospino, hawthorn, aubépine (ou epine blanche) e Shan Zha. Apesar de ser originária da Europa, Ásia e América do Norte, também é possível encontrá-la no Sul e Sudeste do Brasil.
Além de ter os seus benefícios comprovados pela ciência na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao coração, como aterosclerose e AVC, a planta também é cercada de mitos na sua história. O principal deles diz serem dela os ramos da coroa da Crucificação de Cristo. Se isso é verdade ou não, nós não sabemos, de fato. Mas, acerca das suas propriedades importantes para a saúde, sim.
As partes mais utilizadas da famosa “planta do coração” são as suas flores e folhas, que, devido à presença dessas substâncias, possuem funções diuréticas, hipotensoras, adstringentes, febrífugas e antiespasmódicas. E os benefícios são inúmeros, como você vai ver a seguir…
Benefícios da Crataegus:
Os principais benefícios da Crataegus incluem:
1. Previne e trata doenças do coração:
Vários estudos científicos comprovaram que a Crataegus pode ser usada por pacientes cardíacos para tratar problemas no coração e de circulação, aliviando os sintomas dessas doenças de maneira eficiente. Inclusive, também é possível prevenir o desenvolvimento desse tipo de quadro clínico, quando a planta é inserida regularmente na rotina alimentar.
Os efeitos da Crataegus sobre o sistema cardiovascular estão relacionados ao controle do ritmo do coração quando o mesmo está acelerado, aumento da circulação de oxigênio e melhora da forma com que o órgão bombeia o sangue para o corpo. Isso porque as substâncias presentes na planta ajudam a reduzir os radicais livres, promover a circulação e apoiar a saúde normal das artérias.
2. Controla a Pressão Alta e Baixa:
Devido à presença de procianidinas e compostos flavonoides em sua composição, a “planta do coração” também é indicada para ajudar no equilíbrio da pressão arterial. Para quem não sabe, a pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos e, quando não tratada, pode até levar ao ataque cardíaco ou AVC. As partes usadas para evitar o problema são as suas flores e as folhas.
3. Combate Problemas Circulatórios:
Também é possível dizer que a Crataegus pode ser consumida por pessoas que sofrem com aterosclerose ou má circulação periférica para amenizar os sintomas ou até prevenir o agravamento dessas doenças. Inclusive, a chamada síndrome de Raynaund, que nada mais é que a circulação deficiente nas mãos e nos pés, também pode ser tratada com o consumo regular da plantinha.
4. Controla o Colesterol:
Como você já deve saber, o acúmulo do colesterol ruim (LDL) pode levar à sérias complicações de saúde, especialmente no que diz respeito aquelas relacionadas ao coração. Isso porque, quando em níveis muito altos, ele pode dobrar o risco de doenças cardíacas. Daí, a importância de consumir a Crataegus , já que esta ajuda a manter os níveis normais de colesterol.
Como Usar a Crataegus:
Depois de conhecer todos esses benefícios da Crataegus para a saúde, aposto que você ficou curiosa para saber como utilizar essa poderosa plantinha para prevenir ou tratar problema no coração, certo? Pois bem! A boa notícia é que ela pode ser consumida de diferentes maneiras e, ainda, para tratar outros tipos de enfermidades.
Você pode usar os frutos secos contra a diarreia e as folhas e flores podem ser usadas para regular as batidas do coração e acalmar o sistema nervoso. O ideal é consumir 10 gramas para cada 1 litro. Já a sua flor é tonificante do coração, podendo ser usada na dose de 10 gramas para cada 1 litro para deixar o órgão mais fortalecido.
Por fim, as suas bagas são úteis contra a dor de garganta comum e podem ser ingeridas na proporção de 10 por 10 litros.
Onde Comprar a Crataegus:
A Crataegus pode ser encontrada em feiras e lojas de produtos naturais, inclusive pela internet. Não se esqueça de pesquisar bastante para comprar a planta in natura ou suplementos alimentares à base dela que sejam 100% naturais, ou seja, livre de substâncias nocivas à saúde. Depois, é só seguir as recomendações de uso para obter todos os efeitos benéficos do produto.
Malefícios e Contraindicações:
Apesar de ser extremamente eficiente para prevenir e tratar doenças cardíacas, entre outros benefícios, a Crataegus deve ser usada por um curto período de tempo para evitar quaisquer tipos de efeitos colaterais, que podem incluir dor de cabeça, tontura, vertigem, queixas gástricas, palpitação, fogachos, dispneia e taquicardia.
Como precaução geral, crianças, grávidas ou mulheres que estejam amamentando não devem consumi-la. Além disso, se você estiver tomando qualquer forma de medicação ou tiver quaisquer preocupações com o seu coração, a recomendação é consultar um médico antes de adicionar qualquer medicamento, inclusive os fitoterápicos, na sua rotina diária.
E lembre-se! Comer alimentos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente e controlar o estresse são estratégias eficazes e de longo prazo para promover um coração saudável.