Cróton é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Cróton possui muitas propriedades medicinais que são essenciais para saúde do corpo humano. O Cróton é uma planta arbustiva que tem ganhado destaque na ornamentação de ambientes e jardins em todo o mundo. Pode alcançar de 2 a 3 metros de altura e possui uma folhagem muito atraente, principalmente pela sua coloração intensa e exuberante, com mesclas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.
Existem várias variedades cultivadas, possuindo diferentes cores e formas. Possui flores, mas que não é um grande atrativo. Possui uma seiva branca. Vale lembrar que ela é tóxica, principalmente no que diz respeito às sementes. Entretanto, todas as suas outras partes como caule, raízes e as próprias folhas ornamentais ainda apresentam um pouco de toxidade.
Por isso, se você é sensível e facilmente contrai infecções na pele, procure manusear a Cróton ou folha-imperial com luvas nas mãos. Por conta dessa característica da planta, muitas pessoas optam por comprar imitações artificiais da mesma.
Essa é uma alternativa para pessoas que querem apreciar a beleza das folhas da planta mesmo em condições desfavoráveis, como ambientes fechados, com pouco sol, ou até mesmo para regiões frias, com geadas, que impossibilitam a sobrevivência da espécie.
Origem do Cróton:
O Cróton é uma planta conhecida por folha-imperial ou louro-variegado, com as seguintes variações: sanderi, a aureo-maculatum e majesticum. Originária do sul da Índia, Malásia e Ilhas do Pacífico, ela é muito utilizada em jardins, pois suas folhas são grandes e coloridas, podendo variar entre o vermelho, roxo, amarelo, verde, laranja e rosa.
As folhas da Cróton são bastante empregadas na ornamentação de ambientes por conta do seu brilho e formatos diferentes, diferentemente das flores que são consideradas sem graça. A planta pode atingir até três metros de altura, variando a partir de um metro e meio.
Para se desenvolver bem, a planta tem que ficar exposta ao Sol e receber umidade, por isso não é muito indicada o seu cultivo em ambientes fechados ou com ar refrigerado. Quanto mais quente o lugar, melhor para o seu crescimento.
Propriedades do Cróton:
O Cróton é aromático e possui um rico óleo essencial. Suas folhas e talos são dotados de um aroma agradável que lembra uma mistura de erva-doce ou anis-estrelado e cravo-da-Índia, contudo, o aroma da planta é variável entre exemplares encontrados em diferentes localidade do Nordeste.
devido à variação na concentração dos constituintes químicos mais abundantes nos seus óleos essenciais: anetol, eugenol, metil-eugenol e estragol. No Brasil, os chás medicinais e bebidas feitas a partir de folhas do Cróton são usados como agentes de cura. Então, confira os Benefícios do Cróton Para Saúde:
Benefícios do Cróton Para Saúde:
O Cróton é utilizado para o tratamento, controle, prevenção e melhora das seguintes doenças, condições e sintomas:
- Desinteria;
- Prisão de ventre;
- Dispepsia;
- Problemas gastrointestinais;
- Inflamação intestinal;
- Reumatismo;
- Úlcera péptica;
- Dor visceral;
- Dor de cabeça.
O Cróton é conhecido pelas suas propriedades citocidas como eles matam as células individuais que ajudam no tratamento do cancro.
Como Usar o Cróton:
São muito utilizados como planta isolada, ou como cercas-vivas. Mas cuidado nas podas, para que suas folhas não fiquem cortadas ao meio. É também utilizada na decoração de ambientes internos, apesar de não suportar bem o ar-condicionado. Devido à toxidez da seiva, evite deixar a planta em locais com grande movimentação de crianças.
Os crótons precisam de muita luz para crescer bem e manter a coloração exuberante, então deixar em ambientes internos não é uma boa opção. De preferência, mantenha com o máximo de luz direta quanto possível. Em ambientes escuros, suas folhas ficam feias e podem cair, deixando a planta muito estressada.
Malefícios do Cróton:
O Cróton pode levar a diarreia se for tomado internamente. Ele é usado como um catártico para limpar os intestinos, mas para utilizar deste benefício, você precisa de um conhecimento especializado. Você precisa saber a concentração de direito que tem de ser usado.
Como Cultivar o Cróton:
Na hora de plantar o Cróton, você deve observar as condições do solo que precisa ser fértil. Na ausência dessa característica você pode enriquecê-lo com material orgânico. Depois de plantadas, as mudas devem ser aguadas todos os dias, mas não podem ficar muito encharcadas.
Caso, a planta fique em vasos, observe a seguinte proporção: uma parte de terra comum, mais outra de terra vegetal e duas vezes essa quantidade de composto orgânico. Ao contrário de algumas plantas, ela não é plantada a partir das sementes, mas sua propagação se dá por estaquia de galhos.