Frutas

Damasco fruta: 42 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)
damasco fruta

Benefícios do Damasco que muitas pessoas ainda não conhecem. Além disso, o Damasco é uma fruta deliciosa e rende várias receitas de sobremesas. Depois de você conhecer os benefícios do Damasco para a sua saúde, você não vai deixar faltar essa fruta maravilhosa na sua casa.

O Damasco contraria todas as suas expectativas quando o assunto é calorias e propriedades nutricionais. Muita gente acha que ele é bastante calórico, quando na verdade 100g de Damasco fornecem apenas 48kcal.

Valor Nutricional do Damasco

O Damasco é rico em várias vitaminas, sais minerais e vários nutrientes indispensáveis para uma vida saudável. No Damasco, você vai suprir boa parte das suas necessidades diárias de vitamina C, vitamina A, ferro, fibras e potássio. Então, confira Os 42 Benefícios do Damasco Para Saúde:

Benefícios do Damasco Para Saúde

1. Ajuda a Emagrecer:

Como falamos anteriormente, o Damasco é rico em fibras e, por isso, pode sim ajudar quem está querendo perder peso. Isso porque esses nutrientes ajudam a melhorar a digestão e no funcionamento do metabolismo, bem como no aumento da sensação de saciedade e na melhora do trânsito intestinal, dois fatores cruciais para quem está buscando a perda de peso.

Além disso, a fruta é pouco calórica, especialmente na sua versão fresca. O Damasco seco também pode oferecer os mesmos benefícios que o fresco, porém fornece mais calorias que este último, o que significa que você deve consumi-lo com moderação se quiser ficar livre do sobrepeso.

2. Melhora a Visão:

Após alguns estudos, especialistas concluíram que o Damasco pode fazer muito bem à saúde dos olhos. A recomendação é para que se consuma entre duas ou três porções por dia da fruta para evitar doenças como degeneração macular ou perda da visão, bastante comuns em pessoas em idade avançada.

Além disso, ao comer Damasco diariamente, é possível fortalecer os nervos ópticos, combater a secura nos olhos e outros problemas relacionados à visão.

3. Aumenta a Imunidade:

O Damasco, quando consumido de forma regular na alimentação, pode aumentar a produção de antioxidantes, que, por sua vez, são ideais para combater os radicais livres causadores de inúmeras doenças no organismo, além de atuarem na melhoria do funcionamento do corpo de um modo geral.

Por isso, a fruta é ideal para eliminar esses agentes nocivos e, ainda, as toxinas que costumam se acumular no sistema digestivo e intestino. Além disso, por conter vitamina A na sua composição, o Damasco pode estimular o crescimento das células no corpo e melhorar a nossa imunidade.

4. Protege o Coração:

As fibras presentes no Damasco podem ajudar na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), o que significa que o seu consumo pode prevenir uma série de doenças que acometem o coração, como ataques cardíacos, AVCs, arteriosclerose ou hipertensão.

Ainda, o potássio presente na fruta pode garantir que o músculo do órgão trabalhe de forma mais eficiente e, consequentemente, mantenha o coração sempre com saúde. Se você é uma paciente diagnosticada com alguma dessas doenças ou quer preveni-las, basta comer meia xícara de chá de Damasco diariamente para aproveitar os seus benefícios.

5. Previne o Câncer:

Como você leu nos parágrafos anteriores, o Damasco possui propriedades antioxidantes que podem auxiliar no combate aos radicais livres presentes no nosso organismo, responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, entre elas, o câncer.

Os radicais livres são perigosos por serem capazes de atacar a estrutura do nosso DNA, provocando o crescimento anormal das células e levando ao desenvolvimento do câncer. Por isso, não deixe de inserir a fruta na sua rotina alimentar para evitar tumores cancerígenos.

6. Melhora a Saúde da Pele:

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes na fruta, o Damasco pode ser ideal para manter a pele sempre saudável, jovem e bonita. Isso porque, além de retardar o envelhecimento precoce, atuando na produção de células novas de forma rápida e substituindo as desgastadas e mortas, ele também a protege de diversos danos, inclusive aqueles causados pelos raios UVA e UVB.

7. Fortalece os Ossos:

Rico em potássio e cálcio, o Damasco pode ajudar na formação e desenvolvimento dos ossos, fatores ideais para evitar doenças como a osteoporose. No caso do potássio, o mineral pode ser essencial para regular a absorção, distribuição e excreção do cálcio, uma vez que sem a sua ajuda, este poderia ser liberado na corrente sanguínea e posteriormente expulsos do corpo sem qualquer uso, o que poderia acarretar em problemas na bexiga e, por sua vez, atrapalhando a purificação do sangue.

8. Fornece Energia ao Corpo:

Servindo como suporte para atletas e praticantes de atividades físicas, o Damasco pode ser essencial para fornecer e repor a energia perdida durante os treinos, melhorando a disposição para o restante do dia. Além disso, a fruta possui baixíssimo índice glicêmico, que pode não só ajudar a emagrecer como também potencializar treinos de alta intensidade quando consumida um período antes.

9. Combate Inflamações:

Graças às catequinas presentes em sua composição, com efeito antioxidante, o Damasco pode ajudar a combater diversas inflamações no corpo, já que protege os vasos sanguíneos destas. Por isso, a fruta é recomendada para a dieta de pessoas que sofrem com gota e artrite, por exemplo.

10. Faz Bem Para o Cabelo:

O Damasco é rico em vitaminas A e E, que são extremamente benéficas para a saúde dos nossos fios. Por isso, ao incluir a fruta no cardápio diário, quem é vaidosa pode aumentar a hidratação dos cabelos e evitar o aspecto ressecado e pontas espigadas.

11. Previne a Prisão de Ventre:

A fruta é uma excelente fonte de celulose e pectina, o que significa que podem combater com sucesso a prisão de ventre. Além disso, por ser rico em fibras, o Damasco também pode melhorar a saúde do cólon e a digestão, ajudando no equilíbrio do metabolismo.

12. Combate a Anemia:

Por conter alto teor de ferro, o Damasco também pode ajudar a prevenir e tratar a anemia, doença causada pela deficiência do mineral. Ainda, por ter entre os seus nutrientes o cobre, a fruta ainda pode ser ideal para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, papel fundamental deste último.

13. Previne Doenças Cardiovasculares:

O teor de potássio da fruta Damasco faz com que seja um fruto diurético, recomendado no tratamento dietético de várias doenças cardiovasculares, como a hipertensão ou outra doença associada a retenção de líquidos.

14. Ótimo Laxante:

Os Damascos secos tem um efeito laxante e é rico em fibras como pectina e celulose, que ajudam a melhorar o trabalho do intestino. Enquanto fresco é um bom remédio para diarreia.

15. Ideal Para Grávidas:

A vitamina B9 ou ácido fólico presente nesse fruto ajuda o nosso corpo a criar novas células. É muito benéfico e necessário, especialmente durante a gravidez para evitar defeitos no bebê.

16. Melhora a Circulação:

A vitamina B3 ou niacina, ajuda a manter o sistema nervoso e digestivo funcionando sem problemas. Ele também promove a circulação de sangue.

17. Reduz o Ácido Úrico:

Ele tem ácido málico e cítrico, que aumentam a atividade da vitamina C, favorecem a absorção de cálcio e desintoxicam o organismo, além de diminuir o ácido úrico.

18. Rico em Fósforo:

A principal tarefa desse nutriente é ajudar na formação dos ossos e dentes. Mas também contribui para manter e reparar as células e tecidos.

19. Rico em Ferro:

O Damasco é uma das frutas que possuem alto índice de ferro. O ferros dos alimentos não é fácil de ser absorvido, o que ajuda a mantê-lo por um grande período dentro do corpo. Além disso, ele é mais eficiente se absorvido lentamente. Para uma melhor absorção, é bom consumi-lo com algum outro alimento que contenha vitamina C.

20. Rico em Fibras:

Tanto na sua forma fresca como na sua forma seca, a fruta possui alto índice de fibras. Já sabemos que as fibras são boas para o corpo humano, mas o Damasco em si tem uma fibra ainda mais benéfica. É uma rica fibra solúvel que dissolve rapidamente e facilmente no corpo, o que ajuda a absorver outros nutrientes.

Essa fibra derrete em uma substância gelatinosa e ajuda a quebrar os ácidos graxos, excretando partículas de alimentos digeridos.

Mesmo possuindo fibras insolúveis e solúveis, essa última ainda mantém os níveis de glicemia e de colesterol saudáveis. Uma xícara de Damasco possui em média 3,3 gramas de fibras e algumas pesquisas mostram que a recomendação ideal de fibras para uma mulher é de 25 gramas por dia e para homens 38 gramas.

21. Fonte de Antioxidantes:

Antioxidantes são bons para ajudar a combater o envelhecimento, já que se livram de radicais livres produzidos naturalmente no organismo, que se não forem eliminados, podem danificar o corpo celular. Além disso, produtos antioxidantes ajudam no funcionamento do corpo.

22. Tem Efeitos Anti-inflamatório:

No Damasco, é possível encontrar catequinas, que são outras substâncias antioxidantes e também anti-inflamatórias potentes. Alguns pesquisadores viram que a ingestão de catequinas causa mudanças benéficas significativas, como proteger os vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial, que são outros benefícios do Damasco para a saúde.

23. Damasco Combate a Prisão de Ventre:

Os Damascos contêm grandes quantidades de pectina e celulose que atuam como um laxante suave, auxiliando no tratamento da constipação. Os alperces são ricos em fibras, que é vital para a saúde do cólon e previne a constipação, que pode causar câncer de cólon. As fibras também são benéficas para a digestão e auxilia no equilíbrio do metabolismo do corpo.

24. Benefício do Damasco Para Tratar a Anemia:

O Damascos é uma rica fonte de ferro, que desempenha um papel importante na formação de sangue, melhorando o fluxo sanguíneo e fluxo de energia. A deficiência de ferro pode causar anemia.

Além disso, o Damasco também contém pequenas quantidades de cobre, que permite que o corpo absorva o ferro. Desta forma, o consumo prolongado de Damascos ajuda na produção de hemoglobina que é muito útil para mulheres com fluxo pesado.

25. Benefícios dos Damascos Para a Perda de Peso:

Os Damascos são ricos em fibra dietética e baixo em calorias. Isso os torna uma adição adequada para o nosso programa de perda de peso.

26. Benefício do Damasco Para os Olhos:

Os Damascos são rico em vitaminas A, vitamina C e vitamina E, bem como carotenoides que reduzem o risco de problemas de visão. Desta forma, elas melhoram a saúde ocular e previnem a degeneração macular.

27. Damasco Alivia a Asma:

Os Damascos são considerados benéficos para aliviar os sintomas de asma, tuberculose e bronquite.

28. Damasco Ajuda no Alivio da Febre:

Os Damascos são benéficos durante a febre. Você pode preparar um líquido de Damasco e água, e diluí-lo com um pouco de mel. Isso aliviará a sede, a febre e limpará o sistema, além de proporcionar vitaminas e minerais ao corpo.

29. Damasco é Fonte de Vitamina B17:

O óleo de Damasco contém vitamina B17 que está presente nas sementes do fruto. Este nutriente pode ajudar na prevenção do câncer; O câncer do osso, cervical e pele podem ser prevenidos com a ajuda deste óleo maravilhoso. A vitamina B17 também é útil para diminuir e manter a pressão arterial.

30. Benefício do Damasco Para Reduzir as Rugas:

Uma máscara preparada das sementes de Damasco ajuda a se livrar das velhas células mortas na superfície da pele e permite que estas células voltem a crescer. Esta ação esfoliante ajuda a se livrar de linhas finas e rugas pequenas, eliminando as células da superfície danificada da pele.

Confira Também, Outros Benefícios do Damasco Para Saúde:

  • Melhora a visão;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Protege o coração;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a saúde da pele;
  • Previne o câncer;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Fortalece os ossos;
  • Faz bem para o cabelo;
  • Combate inflamações;
  • Combate a anemia;
  • Previne a prisão de ventre.

Indicações:

Antes de consumir o Damasco, é recomendado lavar bem a fruta, em casos em que o consumo seja feito em sua versão in natura. Para isso, basta deixar a fruta embaixo de água corrente, por cerca de 10 minutos, e esfregá-las com a ajuda dos dedos para remover qualquer resquício de sujeira que possa afetar a saúde após a ingestão.

Sair da versão mobile