A Efedra, de nome científico Ephedra sinica, é uma planta pertencente à família das Ephedraceae, quimicamente constituída de efedrina, pseudoefedrina e norpseudoefedrina. Trata-se de uma planta originária da China e que possui variedade que são cultivadas também em outras regiões do mundo, como Europa, América do Norte, Índia, Austrália e Afeganistão. A Efedra é conhecida por proporcionar uma dose extra de energia ao organismo, mas pode causar insônia. Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Efedra:
A Efedra pode crescer até 50 centímetros de altura, apresenta finos caules longos, pequenos folhas, sementes dentro de cones e os pistilos encontram-se em flores separadas. Há milênios, esta planta medicinal é utilizada na China para tratar diversas condições de saúde.
O primeiro relatório escrito acerca da utilização da Efedra remonta ao ano 2800 a.C., e é de Pen Ts’ao de Shen Nung, uma ervanária chinesa. Especula-se que os antigos gregos também tinham conhecimento sobre as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados por esta planta.
A medicina ocidental começou a nutrir interesse na Efedra no ano de 1923, devido a uma série efeitos farmacológicos do alcaloide isolado da efedrina. A substância foi sintetizada em 1927 e, desde então, serve como elemento na produção de medicamentos que tratam constipações e alergias.
Propriedades e Benefícios:
As propriedades medicinais da Efedra incluem a sua ação broncodilatadora, diurética, tônica muscular, redutora do apetite e estimulante. A Efedra proporciona uma dose extra de energia, com a elevação da pressão sanguínea e o estímulo da transpiração.
Os seus princípios ativos, efedrina e pseudoefedrina, agem de maneira semelhante à adrenalina, causando a constrição dos vasos sanguíneos, dilatamento bronquial e excitação cardíaca.
A efedrina é principalmente utilizada como um broncodilatador e descongestionante, no entanto, também é incluída em suplementos de perda de peso, uma vez que contém efeitos estimulantes.
Tais efeitos provocam um aumento na taxa metabólica basal, o que contribui para a perda de peso, mas que podem causar sérios problemas à saúde do indivíduo.
Devido às suas propriedades, a Efedra é indicada para o tratamento de bronquite, asma, congestão nasal, sinusite crônica, gripe e rinite vasomotora.
Como Consumir a Efedra:
A Efedra vem sendo usada na fitoterapia como um medicamento de cápsulas, tabletes e extratos feitos com as folhas secas e o caule. Além disso, a planta pode ser usada para preparar um chá. Este deve ser feito com as folhas na proporção de 2 colheres de sopa da erva para cada litro de água.
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Adicione a erva e deixe alcançar fervura. Quando isso acontecer, desligue o fogo e mantenha a mistura tampada e abafada por um período de aproximadamente 10 minutos.
Você deverá coar e consumir em seguida, sem adoçar. A dose indicada deste medicamento natural é entre duas e três xícaras por dia.
A planta é ainda um ingrediente presente em diversos suplementos alimentares que são usados para melhorar a performance atlética, aumentar a energia e ajudar no emagrecimento.
Contraindicações da Efedra:
Mulheres grávidas e amamentando; ansiedade, agitação, angina, pressão alta, glaucoma, hipertrofia benigna (adenoma) da próstata com acumulação de urina, doença cardíaca, problemas na circulatórios, pedras nos rins, tumor benigno na supra renal e retenção urinária.
Efeitos Colaterais da Efedra:
A Efedra foi banida nos Estados Unidos pelo FDA, devido aos riscos de complicações cardíacas. Podendo provocar também hipertensão, doenças cardíacas ou hipertrofia da próstata: tonturas, dor de cabeça, tremores e fraqueza muscular. Doses elevadas, pode causar náuseas, dificuldade para urinar, insônia e dor no peito.