A erva Douradinha é normalmente encontrada em locais mais pedregosos e que ficam em margens de rios – no Brasil, o local mais propício para o seu crescimento são as margens do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul.
Também conhecida como malva-branca e malva-veludo, a Erva Douradinha – ou simplesmente Douradinha – é uma planta herbácea da família das Escrofulariáceas que tem caule quadrangular, medindo até 10 centímetros de altura.
Esta planta é comum nos lugares pedregosos nas margens do Uruguai, nas províncias do Rio Grande do Sul e das Missões. Floresce mais ou menos de dezembro a fevereiro. Os habitantes das regiões onde cresce essa planta servem-se dela para a cura das feridas, e usam a decocção contra as doenças venéreas e as do peito. Como todas as Malváceas, a Walthiria douradinha contém muita mucilagem, podendo assim ser recomendada nas afecções catarrais e no tratamento das feridas.
Não se sabe com exatidão sua origem, mas ela pode ser encontrada em abundância em países como Austrália, África e Ásia, embora não tenha dificuldades em adaptar-se ao solo, proliferando-se bem em qualquer local do mundo.
Propriedades da Erva Douradinha:
As principais propriedades da Erva Douradinha são:
- Estimulante;
- Diurética;
- Depurativa;
- Emagrecedora;
- Anti-inflamatória;
- Emoliente;
- Sudorífera;
- Enérgica;
- Hipotensora;
- Cardiotônica;
- Antialbuminúrica.
Depois de conhecer as propriedades da Erva Douradinha, confira a seguir todos Os 20 Benefícios da Erva Douradinha Para Saúde:
Benefícios da Erva Douradinha:
1. Beneficia o Sistema Circulatório:
Em razão de suas propriedades cardiotônicas, a Erva Douradinha também é bastante indicada para problemas relacionados ao sistema circulatório, tais como a Hipertensão.
2. Combate Problemas Renais:
Se você sofre com problemas relacionados ao sistema renal, saiba que a Erva Douradinha é uma excelente alternativa para tratar este tipo de complicação. Isso ocorre em razão das propriedades diuréticas da planta, e por isso ela é indicada para tratar problemas como excesso de ácido úrico, afecções dos rins e da bexiga, dificuldades urinárias, dentre outras.
3. Promove o Emagrecimento:
Se você está enfrentando problemas relacionados ao excesso de peso, essa planta pode te dar uma ajuda na luta contra a balança. Realmente, ela possui propriedades emagrecedoras que facilitam a perda de peso, reduzindo assim o tempo que você levará para chegar àquele desejado.
4. Ajuda a Tratar Feridas:
As feridas, bem como a maior parte dos problemas relacionados à pele, como Eczemas, coceiras, Furúnculos e Úlceras externas, têm na Erva douradinha uma boa alternativa de tratamento. Isso acontece porque essa planta possui propriedades anti-inflamatórias.
Outros Benefícios da Erva Douradinha:
- Indicado em casos de cólicas renais.
- Ameniza a Blenorragia e doenças sifilíticas, ajudando na recuperação.
- É ótimo para tratamento de várias doenças (ou incômodos) de pele.
- É capaz de atuar amolecendo pequenos tumores.
- Reduz a pressão arterial.
- Ajuda no tratamento de furunculose.
- Trata afecções nos rins e na bexiga.
- É bom para o tratamento de Reumatismo.
- Trata a tosse e a bronquite.
- Atua no tratamento da cistite crônica.
- É um estimulante natural.
- Bom para casos de disenteria.
- Indicado para casos de catarro crônico.
- Trata as afecções pulmonares.
- Sua propriedade diurética ajuda aqueles que enfrentam dificuldades em urinar.
- Previne e age em casos de Gota.
Como Preparar o Chá da Erva Douradinha:
Coloque duas colheres de sopa (aproximadamente 20 gramas) das folhas, cascas e ramos triturados para um litro de água. Leve essa mistura ao fogo e espere alcançar fervura, então desligue e deixe a solução abafada com uma tampa por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe e beba de 2 a 3 xícaras do chá ao dia.
Este mesmo chá pode ser usado externamente para doenças da pele como erupções, coceiras, Furúnculos e feridas.
Malefícios da Erva Douradinha:
Evite usar em pacientes que tenham distúrbios na coagulação sanguínea ou esses problemas poderão ser agravados. Ao exagerar no consumo dessa erva os efeitos colaterais que poderão vir a acontecer são: aumento do número de evacuações intestinais ou diarreia pastosa nos intestinos que já estejam pendendo para casos de diarreia devido a outros fatores.