Esponjeira é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Esponjeira é uma planta que se destaca devido as suas propriedades medicinais. Suas características físicas são bastante marcantes, o que faz dela uma espécie fácil de ser identificada na natureza. Na medicina natural, as partes da Esponjeira utilizadas são: as flores, sementes e a raiz. Dependendo do local onde ela é encontrada, a planta pode ser conhecida por outros nomes. Entre os principais, destaque para: acácia minuta, mimosa farnesiana, acácia acicularis e densiflora. Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Esponjeira:
Pertencente a família Febaceae, a mesma a qual pertence as vagens, ervilhas e a família dos feijões; a Esponjeira, também conhecida em algumas localidades como acácia amarela, é uma árvore de pequeno porte com alguns espinhos e que tem como principal característica as suas abundantes flores de cor amarela.
Presente no cerrado, principalmente nos estados de Tocantins e Goiás, a planta é muito utilizada de maneira ornamental, principalmente para fazer cercas-vivas já que é muito resistente ao fogo, além de que suas flores são muito perfumadas e embelezam a árvore.
Indo muito além de sua beleza, a Esponjeira também pode ser utilizada na medicina, visto que suas flores, sementes e raízes possuem diversas propriedades e trazem inúmeros benefícios para quem a consumir.
Propriedades e Benefícios da Esponjeira:
As principais propriedades encontradas nas raízes, flores, folhas e sementes da acácia amarela são:
- Adstringente;
- Analgésica;
- Antirreumática;
- Antibacteriana;
- Digestiva;
- Demulcente;
- Estimulante;
- Emoliente;
- Estomáquica;
- Hipertensiva.
Graças a essas características contidas em determinadas partes da árvore, o consumo de derivados da mesma é recomendado para tratar diarreia, dor de garganta, conjuntivite, hipotensão (pressão baixa), febre tifoide e reumatismo.
Além disso, seus derivados podem ser utilizados para coisas muito simples como aliviar a dispepsia, câimbra, machucados na pele e estancamento de sangue. Também possui o poder de aliviar tumores e ajudar no tratamento do câncer de estômago.
Maneiras de Utilizar a Esponjeira:
Apesar da maneira mais popular ser o consumo através do chá, também podem ser aplicadas as folhas secas da planta sobre um machucado; a raiz pode ser mastigada para ajudar a aliviar dores de garganta e pode até mesmo ser tomado um banho quente usando suas flores aromáticas na água. Confira a seguir a receita e como deve ser preparado e consumido o chá de Esponjeira:
Chá de Esponjeira:
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de água (240 ml);
- 10 g de raiz de Esponjeira;
- Açúcar, adoçante ou mel (Opcional).
Modo de Preparo:
- Coloque a água em uma panela ou bule e leve ao fogo até que a mesma comece a ferver.
- Desligue o fogo e adicione as raízes na água.
- Deixe descansar por aproximadamente dez minutos e após isso é só coar e consumir.
- Também pode ser adicionado açúcar, adoçante ou mel.
- Recomenda-se a ingestão de três xícaras do chá por dia.
Malefícios da Esponjeira:
Tanto o chá, como os demais provenientes da planta são contraindicados para pessoas que sofrem de hipertensão ou alguma outra doença relacionada ao aumento da pressão sanguínea.