Feno-Grego é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Feno-Grego é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O Feno-Grego, também conhecido como alfarva ou alforva, é uma planta silvestre originária da Índia e do Paquistão, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. Possui propriedades anticancerígenas, reduz os níveis de glicose, colesterol, auxilia em problemas digestivos e muitas outras coisas.
Essa planta geralmente floresce na primavera e possui de 1 a 2 palmos de altura, seu caule é reto, liso e arredondado, possuindo poucos ramos. As flores têm uma cor branca amarelada, suas sementes são pequenas e em formato oval, mas nem sempre o formato é exatamente esse.
Valor Nutricional do Feno-Grego:
Esta especiaria contém uma ampla variedade de nutrientes benéficos, incluindo Ferro, Magnésio, Manganês e Cobre, bem como a Vitamina B6, proteína e fibra dietética. Esta especiaria também contém uma série de fito nutrientes poderosos, incluindo colina, trigonelina, yamogenin, gitogenina, diosgenina e trigogenina.
Benefícios do Feno-Grego Para Saúde:
1. Benefício do Feno-Grego Para o Aumento do Busto:
Pois é , estudos e resultados apontam que o hormônio do crescimento no methi faz mesmo efeito, tanto que é possível o aumento de 3g no busto. A solução é usar a erva em sua dieta alimentar diária.
2. Benefícios do Feno-Grego Para Aliviar as Cólicas Menstruais:
Amigo da mulher o Feno-Grego é capaz de alivar cólicas no período menstrual. Pode ser ingerido com 1 colher de chá de Feno Grego em pó em um copo de água. Ou ser feito o chá da erva.
3. Benefício do Feno-Grego Contem Ação Anti-inflamatória:
O Feno-Grego durante muitos anos foi utilizado como medicina alternativa na índia, Irã e África como remédio anti-inflamatório. O efeito anti-inflamatório é devido a presença de seus alcaloides, saponinas e flavonoides. Para combater inflamações crônicas o recomendado é de 150 mg/kg de peso corporal e para estimular o sistema imune de 50 a 200 mg/kg de peso corporal é o ideal.
4. Benefícios do Feno-Grego é um Excelente Antioxidante:
Pesquisas iniciadas nos Estados Unidos mostram que o Feno-Grego é um excelente antioxidante desde que usados no mínimo 200 mg ao dia de seu extrato para minimizar os efeitos do envelhecimento precoce e ajudando assim a combater várias doenças ocasionadas por radicais livres. Dosagens usuais utilizadas são em torno de 0,4g/kg de peso corporal em cápsulas.
5. Benefício do Feno-Grego Para Controlar o Diabetes:
Estudos com pessoas com diabetes do tipo 2 após a ingestão do Feno-Grego diminuirão a taxa de açúcar absorvida no sangue devido a presença galactomanana que é uma fibra natural diminuindo a taxa de glicose no sangue.
6. Benefícios do Feno-Grego Para Ajudar no Tratamento de Câncer:
O Feno-Grego é rico em fitoestrogênios, saponinas, fibras e flavonoides que inibem a multiplicação de células tumorais como ocorre no câncer de cólon. Esse efeito é observado após a ingestão de 200mg ao dia após 120 dias. Outros estudos relatam uma dosagem ideal de 100 mg/kg de peso corporal a 2g/kg de extrato alcoólico de Feno Grego.
7. Benefício do Feno-Grego Para Perder Peso:
Mais um benefício dessa especiaria é o auxílio na redução de peso,inibindo o apetite.
As sementes devem ser colocas na água à noite e no dia seguinte mastigadas pela manhã em jejum. A fibra contida na semente que faz ela inchar dá sensação de saciedade e inibe o apetite.
8. Benefícios do Feno-Grego Para Combater Atividade Antimicrobiana:
Durante vários anos os cientistas trabalhavam em algum extrato para combater os mais diversos micro-organismos, o Feno-Grego foi o candidato preferido, combatendo bactérias, vírus e fungos.
9. Benefício do Feno-Grego Para Diminuir o Colesterol:
A propriedade de redução do colesterol é estudada por pesquisadores do mundo inteiro. O consumo de Feno-Grego ajuda a reduzir níveis de colesterol, LDL, HDL devido à presença de saponinas e fibras.
10. Benefícios do Feno-Grego Atua na Proteção do Trato Gastrointestinal:
Uma das propriedades do Feno-Grego é a capacidade de proteger o sistema digestivo através do óleo extraído de suas sementes. A incidência de úlcera gástrica diminui com o uso do extrato oleoso. Esse efeito pode ser atribuído as saponinas e ácido fítico presente no Feno Grego, bem como a sua grande quantidade de mucilagem que tem efeito calmante nas inflamações gastrointestinais.
11. Benefício do Feno-Grego Para Fortalecer o Cabelo e Evita Caspa:
Se você sofre de caspa ou perda de fios, pode tratar esses dois problemas com um único remédio. Basta embeber as sementes de Feno-Grego em óleo de coco durante a noite, ferver a solução e aplicar nos cabelos. Deixe-o por cerca de 3 horas e repita todos os dias por uma semana.
12. Benefícios do Feno-Grego Para Tratar Problemas na Pele:
Pesquisadores indicam o Feno-Grego para tratar problemas de pele como abcessos, furúnculos, queimaduras, eczema e gota. Para inflamações de pele mais simples o uso é mais simples: tritura-se uma colher de semente de Feno Grego e a adicionamos em água morna, com um pano limpo, aplicamos essa mistura na região afetada.
13. Benefício do Feno-Grego Para Aumentar a Produção de Leite em Mulheres Lactantes:
O Feno-Grego está no topo da lista de alimentos que todas as mulheres que amamentam devem consumir. Estudos mostraram que pode ocorrer um aumento de mais de 500% na produção de leite no período de apenas 24 a 72 horas após o consumo de Feno Grego. Isso ocorre por causa da alta concentração de diosgenina, um composto que mostrou ter propriedades semelhantes ao estrogênio.
14. Benefícios do Feno-Grego Para Manter os Níveis de Açúcar no Sangue:
O Feno-Grego é muito útil para diabéticos porque contém galactomanana, uma fibra natural que retarda as absorções de açúcar. Além disso, o Feno Grego contém aminoácidos que contribuem para a produção de insulina.
15. Benefício do Feno-Grego Para Auxiliar no Trabalho de Parto:
O Feno Grego é especialmente útil como um remédio natural para aliviar o processo de parto porque causa contrações no útero. Por isso, ajuda a reduzir a dor no parto, mas é importante não consumir demais, pois em excesso pode prejudicar o bebê.
16. Benefícios do Feno-Grego Para Reduzir o Risco de Doenças Cardíacas:
Como tem uma boa quantidade de galactomanana e é uma ótima fonte de potássio, o Feno Grego ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca normais. Além disso, no mesmo estudo que examinou a redução do colesterol, os pesquisadores também observaram uma redução de 25% no risco de doenças cardíacas após 24 semanas de consumo de 56 gramas de Feno Grego por dia.
17. Benefício do Feno-Grego Para Melhorar os Processos Digestivos e Previne a Azia:
O Feno-Grego ajuda a eliminar toxinas, auxilia o estômago no processo de digestão e ajuda a prevenir constipação. Também tem vários componentes que ajudam a acalmar a inflamação do sistema digestivo, cobrindo as paredes do estômago e dos intestinos.
18. Benefícios do Feno-Grego Para a Saúde do Fígado:
Uma lesão no fígado pode ter um sério impacto sobre a sua saúde. Uma das principais causas para a diminuição da função hepática é a ingestão excessiva de álcool, e estudos têm mostrado que o Feno Grego é muito eficaz no controle do impacto do álcool no fígado.
19. Benefício do Feno Grego Para Reduzir os Sintomas da Menopausa:
O Feno Grego contém a diosgenina produtos químicos e isoflavonas estrogênicos, que são semelhantes ao hormônio sexual feminino, o estrogênio. Perda de estrogênio faz com que os sintomas da Menopausa.
20. Benefícios do Feno Grego Para Aliviar a Constipação:
O Feno Grego adiciona volume às fezes, devido ao seu alto teor de fibras. Isso também faz com que o Feno Grego seja útil no tratamento da constipação e diarreia além de aliviar a indigestão.
Confira Outros Benefícios do Feno Grego Para Saúde:
- 1. Controle de Diabetes;
- 2. Perda de Peso;
- 3. Aumento do Busto;
- 4. Alivia Cólicas Menstruais;
- 5. Redução dos Sintomas da Menopausa;
- 6. Feno Grego Para a Saúde do Fígado;
- 7. Feno Grego Para Aliviar a constipação;
- 8. Melhora os processos digestivos e previne a azia;
- 9. Auxilia no trabalho de parto;
- 10. Aumenta a produção de leite em mulheres lactantes.
Malefícios:
Feno Grego é considerado seguro para mães que estão na fase de amamentação, se usado com moderação.
Contudo, mesmo sendo praticamente um produto natural, essa planta possui efeitos colaterais a longo prazo ou se consumida de forma errada. Alguns exemplos são: suor, urina e/ou leite materno cheirando xarope de bordo (maple syrup), desconforto intestinal e náuseas, aplicações externas podem gerar reações cutâneas indesejáveis etc.
Caso a pessoa tenha alergia a amendoim ou grão-de-bico, deve-se evitar o Feno Grego, pois esses alimentos são da mesma família da erva.
Diabéticos ou hiperglicêmicos devem utilizá-lo com cautela, pois o Feno Grego diminui o nível de glicose no sangue. Asmáticos não devem seguir a indicação de que a inalação de Feno Grego ajuda com a doença, pois essa prática poderá até piorá-la.