a flor de lis (Iris versicolor) é uma planta medicinal originária da costa Leste dos EUA e também é popularmente conhecida como íris, íris selvagem, fleur-de-lis (francês) e blue lily (inglês).
Pertence à família das Iridáceas. Seu nome, que significa arco-íris e possui origem francesa. Segundo a área da homeopatia, essa nomenclatura se deve por conta da ligação da planta com o céu e a terra.
A Flor de Lis é muito usada nas formulações homeopáticas, tendo seus efeitos pouco comprovados cientificamente, porém popularmente é muito usada para problemas de constipação.
História da Flor de Lis:
Por conta da sua beleza, a Flor de Lis se tornou um símbolo universal, sendo, inclusive, utilizada no escudo dos escoteiros (cada pétala da flor representa um dos pilares que sustentam o movimento). Além disso, também é muito utilizada para fins ornamentais, por conta da sua coloração diferenciada e sua elegância.
A planta é um símbolo de pureza e inocência, mas, também, do poder de reais. Não é à toa que foi adotada pela realeza francesa e se mantem até hoje como um sinal extraoficial da França. A flor de lis é extremamente popular dentro da literatura, sendo mais conhecida por aparecer em clássicos como Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, e best-sellers como O Código Da Vinci, de Dan Brown. Dentro do cinema, também usada como símbolo para representar segredos e organizações secretas.
Propriedades da Flor de Lis:
Quando usada em terapia, essa flor proporciona bem estar físico, psíquico, emocional, espiritual, cultural e social. Essa terapia quando aplicada por completo e seguindo as instruções certas, tem resultados surpreendentes.
Suas principais propriedades são: anti-inflamatória, catártico, colagogo, diurético, emético, estimulante, laxante, purgante, tônico glandular.
Benefícios da Flor de Lis Para Saúde:
Graças aos Benefícios da Flor de Lis, ela é muito usada popularmente para tratar problemas como o de constipação.
A planta é utilizada na medicina alternativa para tratar constipação, melhorar as condições da pele e ajudar a limpar o sangue.
A lavagem com as folhas e raízes é feita para tratamento de contusões, infecção por estafilococos e doenças de pele, como a psoríase, acne e Eczema.
A Flor de Lis também é considerada um remédio homeopático muito útil para o tratamento de doenças do fígado, desequilíbrios de cólica biliar e outros problemas acompanhados por icterícia, dor na região do fígado, dor de cabeça e vômito bilioso – provoca uma sensação de queimação ao longo o comprimento do esôfago.
Se utilizado em determinadas diluições, ela também atua como um leve laxativo. Também mostra-se útil para problemas pancreáticos
Malefícios da Flor de Lis:
Apesar de benéfica, a Flor de Lis precisa ser utilizada com cuidado. O ideal é usar sempre a raiz seca da planta, e apenas em quantidades moderadas. Isso porque, in natura, ou seja, de forma fresca, ela pode causar problemas de pele, como a Dermatite.
Além disso, a ingestão de grandes quantidades da substância pode gerar uma série de reações alérgicas no paciente, tais como, neuralgia facial e náuseas. Por conta disso, é muito importante consultar um especialista antes de começar a usar a planta para o tratamento de distúrbios.