Freixo Espinhoso é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O freixo (palavra originária do termo latino fraxinus), de nome científico Fraxinus angustifolia, é uma árvore de solos frescos e profundos, pertencente à família das Oleáceas, a mesma família da oliveira.
Também conhecida como freixo-comum e freixo-europeu, é uma árvore que cresce na Europa, possui porte médio e pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura.
A casca da árvore é de cor castanha escura acinzentada e possui sulcos profundos e verticais; as suas folhas são verdes e as flores apresentam-se em cachos, aparecendo antes do surgimento das folhas.
Esta planta apresenta flavonoides, rutosídeos, taninos e iridoide entre os seus constituintes e, devido às suas propriedades medicinais, é utilizada para auxiliar no tratamento de alguns males.
As partes utilizadas da planta são as suas folhas secas e a sua casca.
História do Freixo Espinhoso:
Usada junto com o americanum Zanthoxylum, é chamada de “árvore de dor de dente” ou “língua formigando” por causa do entorpecimento da boca, dentes e língua induzida pela mastigação em suas folhas ou casca, ou esfregado nas gengivas a fim de aliviar dor de dente.
Benefícios do Freixo Espinhoso Para Saúde:
Com o passar dos tempos, a planta continuou sendo utilizada com relevância para tratar de problemas relacionados à saúde.
Além do efeito analgésico, foi descoberto que o freixo espinhoso possuía vários outros princípios ativos.
- Ação anti-inflamatória;
- Diurético;
- Pode combater os sintomas da gota, da artrose e artrite;
- Devido às suas propriedades medicinais, o chá de folha de freixo pode ser utilizado como um remédio natural para tratar a retenção de líquido;
- É usada para auxiliar no tratamento de problemas de prisão de ventre (também chamada de obstipação ou constipação intestinal);
- Utilizada para regular o colesterol;
- A casca da planta é usada para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.
Chá de Freixo Espinhoso:
As substâncias presentes no chá de freixo garantem efeitos diuréticos e laxantes, evitando o inchaço do corpo.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas de freixo;
- 200 ml de água fervente;
Modo de Preparo:
Acrescente as folhas de freixo à água fervente e deixe descansar por 10 minutos, dentro de um recipiente fechado.
A indicação de consumo do chá, para que se possa aproveitar todos os benefícios proporcionados pela planta, é de até três vezes ao dia.