Giesta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Giesta que possui o nome científico Spartium junceum e também possui outros nomes, como vassoura-espanhola e retama, é originada na Europa, tem tolerância à solos pobres, mas não se desenvolve em lugares com uma temperatura alta.
Na primavera, a planta floresce e com as flores pode ser feito uma chá que contém muitos benefícios à saúde humana.
Apesar de ser uma planta selvagem, a Giesta exala um cheiro harmonioso e de pureza, por essa razão é usada para a fabricação de perfumes e alguns produtos de limpeza.
O arbusto da planta pode se elevar até 3 metros de altura, já suas folhas podem ser de duas cores: brancas e amarelas. Possui ramos verdes, flexíveis e finos.
Benefícios da Giesta Para Saúde:
A planta que estamos falando possui muitas propriedades benéficas para saúde do corpo, entre elas podemos citar a ação diurética que essa planta desempenha.
Por possuir essa característica, essa planta consegue desfazer a retenção de líquidos e eliminá-los do corpo.
Também através dessa ação, é considerado um remédio natural para aliviar os problemas desenvolvidos por quem sofre com obesidade.
Além disso, a Giesta é indicada para o tratamento e controle do diabetes. Bem como para a prevenção de doenças cardíacas, tendo em vista que esta planta possui uma substância chamada de esparteína, que funciona como tônico do coração.
Por fim, também é recomendada para as pessoas que estão com infecções urinárias, pois elimina o problema de modo eficientes.
Como Fazer o Chá de Giesta:
Levando em consideração todos os benefícios dessa planta, o seu chá torna-se uma grande aliado para saúde humana. Para prepará-lo é simples, basta usar 30 gramas das flores secas em um litro de água.
Coloque os ingredientes juntos ao fogo e espere ferver. Após entrar em ebulição, tampe o recipiente e deixe em infusão por cinco minutos. Coe e sirva sem adição de açúcar. O ideal é ingerir até três xícaras do chá por dia.
A Giesta pode representar um perigo para crianças e animais de estimação, tendo em vista que é uma leguminosa tóxica possuindo poderosos alcalóides. Então, é importante manter a Giesta longe do alcance dos pequeninos