A Gilbardeira é uma planta muito fácil de se encontrar na Europa Mediterrânea, no Norte da África e no Sudoeste da Ásia.
A planta é popular por ser usada como ornamento em festas natalinas como um símbolo de benção. Em alguns lugares no mundo, as pessoas utilizam os seus brotos quando ainda estão jovens, o sabor lembra o do aspargo, embora os brotos sejam um pouco mais amargos.
A planta possui frutinhas vermelhas, semelhantes a cerejas, estas, entretanto, não devem ser consumidas pois são muito tóxicas e podem causar problemas, tais como diarreia.
Benefícios da Gilbardeira:
A Gilbardeira é uma planta medicinal, popularmente usada para tratar hemorroidas, varizes, reduzir inchaços dos vasos sanguíneos e para melhorar a circulação sanguínea.
Geralmente, a planta cresce espontaneamente nas encostas com sol dos países mediterrânicos, como Portugal por exemplo; e é um arbusto com espinhos, com caule e folhas pequenas verde escuro semelhantes a escamas. Seus frutos são redondos e vermelhos, semelhantes a pequenas cerejas.
Propriedades da Planta:
A planta apresenta propriedades drenantes e levemente laxantes e diuréticas, assim como tonifica os vasos. A planta ainda serve para ajudar no tratamento de problemas insuportáveis, como varizes, sensação de peso, cãibras noturnas na barriga, problemas no fígado e rins.
Modo de Usar a Planta:
A planta é usada na forma de cápsulas, pomada ou comprimidos, contendo preparados com extratos das raízes da planta, que devem de ser tomados ou aplicados de acordo com as indicações de um especialista ou fitoterapeuta.
As capsulas da Gilbardeira são recomendadas para o tratamento da TPM, dores nas pernas, varizes, hemorroidas, cãibras e inchaço (como citamos acima), sendo recomendada a toma de 3 cápsulas de 50 mg por dia, junto das refeições e com um copo de água.
Contraindicações da Planta:
As contraindicações da planta não são totalmente populares, contudo, grávidas, mulheres lactantes ou crianças, não devem consumir a cápsulas ou comprimidos sem indicação médica.
Malefícios da Gilbardeira:
Normalmente, a planta não tem efeitos colaterais, mas raramente pode causar dor ou desconforto no estômago.