Guabiroba da Mata fruta: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios
A Guabiroba da Mata é uma planta da família das Myrtaceae, também conhecida como gabirobeira, gabirova, gavirova, goiaba-da-serra, guabiroba-da-mata, guabirobeira, guabirova, guariroba, guarirova, guavira, guaviroba, guavirova; guariroba, guabirá.
Como você pode ver, gabiroba, guavira, guabiroba e outros nomes semelhantes são espécies de Campomanesia, um gênero frutífero das Myrtaceae, família muito diversificada e abundante no nosso continente americano onde também estão outras frutas nativas.
A Guabiroba da Mata é extremamente rica em carboidratos, Proteínas, Niacina, sais minerais (Ferro, Fósforo, Cálcio), vitaminas do complexo B. A Gabiroba pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas. Seu caule serve para o tratamento de sapinhos, feridas na boca, fratura óssea, dor de dente, contusões, dor de barriga, disenteria, para induzir o parto (apressar as contrações), entre outros. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Guabiroba da Mata Para Saúde:
Benefícios da Guabiroba da Mata Para Saúde
1. Auxilia na Memória:
Das folhas da Guabiroba da Mata se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.
2. Combate o Envelhecimento Precoce:
As funções Antioxidantes da Guabiroba da Mata também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis adequada de vitamina C, prevenindo o aparecimento das rugas.
3. Combate a Dor de Dente:
A Guabiroba da Mata é um das mais simples e mais eficazes maneiras de acabar com a dor de dente de forma natural.
4. Controla a Asma:
O vitamina C presente na Guabiroba da Mata, também ajuda a reduzir os sintomas de asma. Pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.
5. Trata Feridas e Infecções da Boca:
A medicina indígena aplica a Guabiroba da Mata (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto.
6. Combate o Estresse:
A vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Por isso a Guabiroba da Mata é recomendada para controlar o estresse.
7. Trata Distúrbios:
Dentre as propriedades desta planta estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, por exemplo, é encontrada principalmente nas folhas e cascas da Guabiroba da Mata e por isso esta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com esta planta são: cistite e uretrite.
8. Reduz os Níveis de Glicose:
Na medicina popular, a Guabiroba da Mata também é muito usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado.
9. Auxilia na Saúde do Coração:
A vitamina C Presente na Guabiroba da Mata é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo de vitamina C ajuda a diminuir dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido
10. Previne Contra o Câncer:
Estudos realizados descobriram que um alto consumo de Guabiroba da Mata ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer. Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina C está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.
As gabirobas, árvores de porte baixo a médio (até 8 metros), são bastante usadas em paisagismo urbanos, na recuperação de áreas degradadas, como planta atrativa de abelhas e insetos polinizadores, na recuperação de matas ciliares.