Harpago é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Harpago ou Garras do Diabo é originário de Botswana, África do Sul e Namíbia. Esta planta apresenta como principal constituinte o harpagósido (glucósido iridóide), responsável pelas propriedades medicinais mais importantes que uma planta deve ter. No entanto, outros constituintes como os b-sitoesteróis ainda podem exercem efeito terapêutico.
O Harpago é uma planta medicinal também popular como ‘garra do diabo’, muito usada para tratar reumatismo, gota e artrose, e com ele pode-se fazer um bom remédio natural para aliviar os sintomas, da artrite.
Propriedades do Harpago:
As propriedades desta planta incluem sua ação analgésica, anti-reumática, antiartrítica, antiespasmódica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa e estimulante.
Benefícios do Harpago:
Esta planta serve para ajudar no tratamento de ácido úrico, artrose, artrite, colecistite, problemas de fígado, reumatismo, gota, tendinite e obesidade.
Modo de Usar a Planta:
A parte utilizada desta planta é a sua raiz para fazer chá e emplastros.
Chá: Coloque 1 colher (de chá) das raízes de Harpago numa panela, juntamente com 1 xícara de água. Deixe ferver por 15 minutos em fogo baixo, esfrie e beba 2 a 3 xícaras por dia.
Indicações Terapêuticas:
Dores osteoarticulares, lombalgias, bursites, cervicalgias, epicondilites, fibrosites, cefaleias e artrite reumatoide. Pode ser usado como coadjuvante no tratamento de alergias e febres.
Os povos que usam tradicionalmente o Harpago fazem uma pasta com os rizomas frescos e aplicam diretamente nas zonas dolorosas. Como não existe a planta fresca à venda, aconselha-se a aplicação de uma pomada que contenha esta planta.
Malefícios da Planta:
Não foram encontrados efeitos colaterais desta planta.
Contraindicações:
A planta está contraindica para grávidas, pacientes com úlcera gástrica e lactentes.