Hipericão é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Hipericão, popular também como erva-de-são-joão, com o nome cientifico de Hypericum perforatum, é utilizado desde a Grécia antiga.
Embora seja empregado como antidepressivo, não está livre de esconder certos perigos em sua administração.
A planta pode ser comprada, na sua forma natural ou em forma de tintura, em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação, assim como em alguns supermercados e feiras livres.
Propriedades da Planta:
As propriedades desta planta incluem sua ação antidiarreica, calmante, anti-séptica, vermífuga, adstringente, sedativa e antimicrobiana.
Benefícios da Hipericão:
A planta serve para ajudar no tratamento de excesso de estresse, ansiedade, depressão, lombrigas, asma, bronquite, problemas na vesícula biliar, gastrite, hemorroidas, diarreia, gota, dores musculares, reumatismo, feridas e eritemas.
Modo de uso da Planta:
As partes utilizadas do Hipericão são suas flores para fazer chás ou emplastros, por exemplo.
Chá para estresse e ansiedade:
Coloque 2 colheres (de chá) de flores da planta em 500 ml de água fervente. Depois, deixe repousar 5 minutos, coe e beba 2 xícaras por dia após as refeições.
Para tratar reumatismo e dores musculares: Mergulhe um pano limpo ou uma compressa no chá de Hipericão morno e aplique sobre a região afetada.
Malefícios da Planta:
Os efeitos colaterais da planta incluem sensibilidade à luz solar, dores de cabeça, cansaço e reações alérgicas, quando usada em excesso.
Contraindicações da Planta:
A planta está contraindicada para grávidas e mulheres lactantes, assim como para pacientes a fazer tratamento com anticoagulantes ou anti-retrovirais do HIV.
Agora que você já conhece melhor a Hipericão, utilize-a de forma consciente para aproveitar seus benefícios.