Hissopo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Hissopo tem suas propriedades medicinais para tratar as doenças. Alem disso, dentro da área das plantas medicinais, no meio de toda a sua diversidade, está o Hissopo (ou Hyssopus officinalis).
Nada mais é do que um arbusto de porte pequeno, lenhoso em sua base e bastante ramificado. Tem como principal habitat a zona da Europa Meridional, mas especula-se que sua origem é, na verdade, Mediterrânea.
Costuma crescer em solos calcários, nos taludes secos e até nas rochas ou paredes. Entre os meses de Junho e Setembro, ocorre com o hissopo a época que chamamos de “Floração”.
No Brasil, o hissopo aparece raramente, contudo, é cultivada como planta melífera e a nível industrial, pois é uma planta medicinal (ou seja, com fins farmacêuticos).
Muitos consideram esta planta como “de feiticeiras”, e é ambivalente (é benéfica e maléfica ao mesmo tempo, em alguns casos).
Benefícios do Hissopo Para Saúde:
A planta hissopo possui uma vasta lista de benefícios e serve para vários problemas diferentes. Por agir como anti-inflamatório e expectorante, trata principalmente a asma, bronquite, rinite e sinusite.
Além disso, seu chá pode ser usado como compressas para tratar queimaduras e cortes profundo, ajudando a melhorar a cicatrização e evitando o aparecimento de marcas na pele.
As mulheres podem usar o chá como um excelente aliado para deixar a pele ainda mais bonita e bem cuidada.
Aplique compressas no lugar em que deseja hidratar e deixe durante 10 minutos. Em seguida, limpe a pele com o sabonete neutro faça isso regularmente na semana.
Além disso, o óleo de hissopo também é usado como fragrância em perfumes e essências.
Já aqueles que sofrem com dores de garganta ou tosse seca, podem usar o chá como remédio natural fazendo gargarejos diários.
Chá do Hissopo:
Adicione 2 colheres de café de extrato de Hissopo em 250 ml de água quase fervendo. Abafe. Adoce com sal ou mel e tome.
Malefícios do Hissopo Para Saúde:
Grávidas e crianças com menos de cinco anos devem evitar o uso desta planta. É importante consultar um médico antes da sua ingestão.