Íris Amarelo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Íris Amarelo é uma planta conhecida por ser umas das raras espécies de íris com flores amarelas. É uma planta herbácea, rizomatosa, entouceirada, É originária da África, Ásia e Europa e pertence à família Iridaceae.
Ele atinge em média 1,2 m de altura, e apresenta folhas longas e planas, como espadas, de coloração verde-acinzentada. Estas folhas partem do rizoma, de medula rosada, e deixam marcas semelhantes a escamas.
As inflorescências surgem na primavera e verão, e são compostas por cerca de 2 flores, sustentadas em longas hastes cilíndricas. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas.
Cada pétala e sépala são de uma coloração amarelo-ouro, com veias amarronzadas ou violáceas. Ocorrem ainda variedades de flores cor creme-pálido, de folhas variegadas de amarelo, e de porte gigante, ultrapassando 2 metros de altura.
Benefícios do Íris Amarelo Para Saúde:
- Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
- Catártico (apressa e aumenta a evacuação intestinal e provoca purgação)
- Colagogo (contrai a vesícula biliar e estimula a evacuação da bílis para o intestino, facilitando
- a digestão de alimentos gordurosos)
- Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
- Emético (provoca vômito)
- Laxativo (trata a constipação intestinal e a prisão de ventre)
- Purgativo (facilita a evacuação das fezes)
Como Fazer a Multiplicar a Planta:
O método usado deverá deve usar o método da divisão de touceiras. É uma técnica usada na jardinagem que serve para propagar as plantas ornamentais, isto é, aumentar o número de plantas. O mesmo método pode ser usada para as plantas alimentícias.
Fazer uma divisão de touceiras é fazer o corte dos rizomas subterrâneos (o caule que fique embaixo da terra) e a partir daí criar novas plantas da mesma espécie.
Como Plantar Íris Amarelo:
Também pode se adaptar bem em canteiros ou vasos com substrato humoso e rico em matéria orgânica regado frequentemente.
Para plantar usar composto orgânico e turfa em partes iguais acrescentando cerca de 100 gramas de adubo animal de curral, misturado à terra de canteiro.
Quando seu destino é junto a lagos, plantar em vasos de cerâmica ou de fibra de coco, com o mesmo tipo de substrato e colocar sobre uma pedra, ficando o fundo do recipiente em contato com fina lâmina da água.
A Iris Amarelo no Jardim:
A adição desta íris amarela é um recurso para áreas mais úmidas de um jardim, normalmente ocupado pelas strelítzias. Desenhar canteiros longos ou com formato orgânico, colocando separador para a grama, o efeito é espetacular.