Benefícios das Plantas

Jasmin é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 08/09/2021)

A Jasmin, florzinha branca que, ao cair da noite, expande seu aroma mostrando sua presença, é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da tentação e beleza. Mas, fora a presença física da flor, sua presença etérea é medicinal.

A Jasmin é uma planta medicinal, também popular como jasmim-branca, jasmim-amarela ou Jasmineira, muito usada para diminuir o estresse, devido o seu efeito relaxante.

O nome científico da planta é Jasminum officinale e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.

Valor Nutricional da Jasmin:

As propriedades da Jasmin incluem sua ação afrodisíaca, calmante, anti-séptica, emoliente, rejuvenescedora, revigorante e relaxante.

Benefícios da Jasmin Para Saúde:

A Jasmin possui benefícios que ajudam a tratar a dor de cabeça, coceira na pele, depressão, irritação e contração muscular.

Modo de Usar:

As partes usadas da planta são sua flor e também da planta dá para fazer o óleo essencial, que serve para tratar e prevenir algumas condições de saúde.

Para fazer o chá da planta, você deve colocar um sachê em um litro de água fervente e deixar repousar durante 10 minutos. Depois, você deve retirar o sachê e beber 3 xícaras do chá por dia.

No difusor elétrico ou aromatizador: você deve pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.

Na roupa de cama: você deve pingar de 3 à 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida do casal.

Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial da planta em 60 gramas de creme de base neutra; use como creme de massagem.

Em colar aromático: você deve pingar 2 gotinhas do óleo essencial da planta em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.

Malefícios da Jasmin:

Não foram encontrado efeitos colaterais da Jasmin.

Contraindicações da Planta:

Não estão descritas contraindicações para o uso da Jasmin, entretanto, se tiver alguma doença de pele deve consultar o seu especialista antes de usar o óleo essencial da planta.

Sair da versão mobile