Kaempferol: O que é, funções, alimentos ricos, benefícios e deficiência
O Kaempferol é um antioxidante polifenol encontrado em frutas e legumes. Muitos estudos descreveram os seus efeitos benéficos na dieta na redução do risco de doenças crônicas, especialmente o câncer.
Estudos epidemiológicos mostraram uma relação inversa entre a ingestão de Kaempferol e o câncer. Ele pode ajudar aumentando a defesa antioxidante do corpo contra os radicais livres, que promovem o desenvolvimento do câncer.
O que é Kaempferol:
O Kaempferol é basicamente um fitoquímico (um composto vegetal que ocorre naturalmente) presente em numerosas frutas e vegetais. Do ponto de vista da ciência, ele é uma forma de flavonoide chamada polifenol que possui potentes atributos antioxidantes. Este polifenol tem uma aparência sólida cristalina amarela e também é conhecido como pelargidenolon, robigenina, rhamnoluteína e swartziol.
Ele é um flavonoide que é relativamente abundante em várias plantas e algumas bagas comestíveis. Estes compostos têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, lipolíticos e anti-cancerígenos.
Fontes do Kaempferol:
Kaempferol é um flavonoide presente em várias fontes naturais, entre elas estão:
- Maçãs;
- Cebolas;
- Alho-poró;
- Frutas cítricas;
- Uva;
- Vinhos tintos;
- Gingko biloba;
- Erva de São João.
Benefícios do Kaempferol:
Vários estudos científicos foram realizados nele. Na verdade, especialistas em saúde são da opinião que ele possui a aptidão para diminuir os riscos de várias doenças e distúrbios de saúde. Veja alguns dos Benefícios do Kaempferol Para Saúde:
Atua Como Antioxidante:
Atua é um forte antioxidante e ajuda a prevenir o dano oxidativo de nossas células, lipídios e DNA.
Combate ao câncer:
Os flavonoides kaempferol e quercetina funcionam sinergicamente reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas, sendo mais eficientes se trabalharem individualmente;
Um estudo sobre “a inibição da função de P-glicoproteína e expressão de campferol e quercetina” realizada pela Universidade na Tailândia, descobriram que kaempferol luta contra o cancro, reduz a resistência das células cancerosas a substâncias anti-câncer, como o yinbalstine e o paclitaxe.
Ajuda no Combate a Osteoporose:
Ele é bom para pessoas que sofrem de osteoporose. Em um estudo, verificou-se que flavonoides quercetina e kaempferol aumentaram significativamente a atividade do fosfato alcalino (ALP), que pode estimular a atividade osteoblástica.
Previne a Arteriosclerose:
Ele também é conhecido por ser um potente antioxidante e auxilia na prevenção de danos oxidativos às nossas células e DNA. Acredita-se também que este mecanismo ajuda este flavonoide a prevenir a ocorrência de arteriosclerose.
Outros Benefícios do Kaempferol:
- Possui efeito antimicrobiano.
- Tem efeitos estrogênicos.
- Ele também atua como um antidepressivo e aumenta o metabolismo.
- Atua como um fitoestrógeno, que regula os níveis de estrogênio no corpo.
- Tem efeitos anti-alérgicos.
- Efeitos hipoglicemiantes e antioxidantes.
- Também pode prevenir a arteriosclerose, inibindo a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e a formação de plaquetas no sangue.
- Resposta do tipo ansiolítica.
- O mais interessante é que atua como agente quimiopreventivo, impedindo a formação de células cancerígenas.
- Possui efeitos neuroprotetores.
- Possui efeitos analgésicos
- Possui efeitos anti-inflamatórios.
- Efeito cardioprotetor.
Como Consumir:
O consumo de duas xícaras (500 ml) de Brócolis por dia ou quatro xícaras (1000 ml) de chá preto ou verde todos os dias é suficiente para obter este benefício para a saúde desta substância.