Kava Kava é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A kava kava pertence à família Piperaceae, a mesma família das pimentas.
Com origem na Polinésia (sul do Pacífico) a planta era utilizada já há centenas de anos estima-se que em torno de três mil anos atrás para diversas finalidades no mínimo curiosas.
Origem do Kava Kava:
As mulheres nativas das ilhas costumavam mascar as raízes e folhas da kava kava para que fosse formada uma massa, a qual cuspiam num vasilhame e misturariam com sucos de frutas, leite de côco e água, preparando assim um coquetel que seria servido em ocasiões especiais, como nascimentos, funerais e casamentos.
A planta também fazia parte de rituais de danças religiosas e cerimoniais, pois produzia um efeito relaxante que era interpretado pelos presentes como uma espécie de transe.
Fato é que, apesar da pouca informação e tecnologia disponíveis naquela época, não se conheciam relatos de que a kava kava houvesse causado mal a alguém.
Assim, em 1775, durante uma viagem pelas Ilhas da Oceania, um europeu tomou conhecimento da planta e resolveu exportá-la.
Tinha início a jornada da kava kava pelo mundo. A produção da kava kava permanece restrita às ilhas do Pacífico, mas agora seu extrato é exportado para diversos países, como Canadá, Austrália, Reino Unido e Brasil.
Benefícios da Kava Kava Para Saúde:
O kava kava possui diversas propriedades medicinais, incluindo: analgésica; sedativa, antidepressiva, relaxante, antisséptica, anestésica, ansiolítica, antiespasmódica, antimicóticas; anticonvulsivantes e antimicrobianas.
Pesquisas apontam que, em função de tais propriedades, o kava kava pode ser usado para o tratamento de diversos distúrbios mentais, incluindo a depressão, estresse, ansiedade, insônia e síndrome do pânico.
Além disso, ela tem um efeito relaxante sobre músculos esqueléticos sem afetar os músculos respiratórios.
É considerada mais segura do que uma série de medicamentos sintéticos. Estudos apontaram que a duração de seus efeitos é maior do que alguns medicamentos populares, como, por exemplo, o Diazepam.
O kava é uma excelente alternativa de tratamento para pessoas que sofrem de dores de cabeça, enxaqueca, infecções urinárias, dores musculares, ansiedade, cansaço e agitação nervosa.
O kava kava é um relaxante ósseo e muscular e também acalma o sistema nervoso central. É muito comum fazer o chá ou cozinhar a erva com leite de coco para assimilar mais facilmente, vez que a Piper methysticum é solúvel.
O kava é muito consumido antes de dormir, vez que induz sono agradável e tranquilo. Ajuda a reduzir a velocidade da taxa de batimentos cardíacos e a respiração.
Na medicina alternativa, é aplicado em compressas ou cataplasmas sobre feridas doloridas para agir como um antisséptico e agir na cura.
Como usar Kava Kava:
A kava kava geralmente é usada em forma de extratos, chás ou suplementos. Ela não deve ser usada de forma regular, nem por longos períodos de tempo, a menos que isso seja indicado por um médico.
Embora a kava kava seja um suplemento natural, ela possui efeitos colaterais sérios, como vimos acima.
Promove-se que a suplementação de kava kava emagrece, mas redução de calorias e um regime de exercícios físicos será sempre a opção muito mais saudável do que todas.
Malefícios da Kava Kava:
A kava kava em pó e suplementos de kava kava podem ser encontrados facilmente, mas o uso regular apresenta alguns efeitos colaterais, tais como:
- fadiga;
- problemas no fígado;
- falha hepática;
- inquietação;
- falta de concentração;
- tontura;
- aumento da temperatura do corpo;
- náusea e vômito;
- dores abdominais;
- urina marrom;
- hematomas ou sangramento;
- olhos ou pele amarelados (icterícia)