Kefir é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Kefir é um tipo de bebida fermentada derivada do leite na maioria das vezes, embora tenha o Kefir de Água que usa o açúcar mascavo. A fermentação desse tipo de bebida faz com que algumas bactérias se proliferem, formando o que conhecemos por probióticos vivos, que são os mesmos encontrados nos Yakults, por exemplo.
Com uma colher de sopa de uma colônia, é possível garanti-lo por anos e inclusive doá-lo para vizinhos e amigos. E não vai faltar pessoas interessadas, já que Os Benefícios do Kefir de Leite são incríveis.
Valor Nutricional do Kefir:
Os Benefícios do Kefir de Leite são inúmeros, afinal, estamos falando de um alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, Magnésio e uma quantidade enorme de vitamina D e vitaminas do complexo B.
Por ser um dos probióticos mais potentes que existem na atualidade, o Kefir conta com uma série de vantagens no seu consumo. Então, confira Os 30 Benefícios do Kefir Para Saúde:
Benefícios do Kefir Para Saúde:
1. Propriedades Antibacterianas:
Um dos probióticos encontrado no Kefir é conhecido pelo nome de Lactobacillus Kefir. Ele é um dos mais potentes existentes e conta com uma ação antibacteriana incrível, capaz de matar bactérias poderosas como a Salmonela, por exemplo.
Acredita-se que o consumo regular de Kefir mantém o organismo mais protegido contra este tipo de agente externo e prolonga a vida em bons anos.
2. Ajuda na Prevenção do Câncer:
Embora nada ainda possa substituir o tratamento tradicional contra o câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença, evitando o crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura. Além disso, existem estudos que comprovam sua eficácia no quesito prevenção.
3. Proteção do Fistema Digestivo:
Dentre todos os benefícios do Kefir, este é o mais conhecido de todos. Acredita-se que os probióticos presentes no alimento podem atuar diminuindo problemas como prisão de ventre ou mesmo diarreia.
Além disso, ele também é capaz de proteger essa região contra a ação de bactérias, como as que causam gastrites e úlceras, e diminuir doenças no intestino.
4. Perfeito Para Quem tem Intolerância à Lactose:
As bactérias boas do Kefir se alimentam da lactose do leite, ou seja, elas o transformam em um alimento perfeito para quem tem algum tipo de intolerância, pois faz com que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo sem causar efeitos colaterais.
5. Menos Fome Durante o Dia:
O Kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado.
6. Mais Força Para os Treinos:
Por ser rico em cálcio, o Kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino. Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino.
Além disso, como dissemos lá em cima, o Kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.
7. Trata Problemas Estomacais:
O Kefir ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.
8. Trata Problemas Hepáticos:
Tem uma importante função referente ao controle de produção da bílis pelo fígado, como também, é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.
9. Problemas Intestinais:
Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. Sendo também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal, e inflamações.
10. Problemas Articulares:
A presença do cálcio na composição do Kefir ajuda no combate a osteopenia, osteoporose e reumatismo.
11. Trata Problemas Respiratórios:
Mais uma propriedade importante do Kefir está ligada à melhora nas crises de asma, bronquite e tuberculose.
12. ajuda no Fortalecimento do Sistema Imunológico:
As alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio serão beneficiadas pelo uso do Kefir.
13. Combate Problemas Emocionais:
A presença do triptofano estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.
14. Problemas Dermatológicos:
O Kefir ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.
15. Melhora Problemas Circulatórios:
Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.
16. Benefícios Musculares:
Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.
17. Ajuda a Emagrecer:
É um aliado importante no combate aos quilos adicionais. Falaremos mais detalhadamente sobre isso no próximo item. Obviamente, nenhuma dessas propriedades exclui o tratamento médico convencional. O Kefir poderá ser utilizado em conjunto aos medicamentos, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação médica.
Outros Benefícios do Kefir Para Saúde:
- Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes;
- Facilita a digestão;
- Diminui o colesterol;
- Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose;
- Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de
- depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
- Aumenta a resistência a infeções em pessoas saudáveis;
- Previne problemas de vesícula, fígado ou rins;
- Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas,
- psoríase ou alergias, por exemplo;
- Sintetiza vitaminas do complexo B;
- Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias
- e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.
Por que Kefir Ajuda a Emagrecer?
É um regenerador da flora bacteriana, portanto, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras, como também, a eliminação de toxinas.
É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
Alimenta e tem baixo teor calórico.
Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.