Laranja Amarga é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Laranja amarga é uma planta medicinal, também conhecida como laranja-azeda, laranja-cavalo e laranja-da-china, muito utilizada como um suplemento dietético no tratamento de indivíduos obesos por possuir ação inibidora do apetite.
O seu nome científico é Citrus aurantium L. e ela pode ser consumida em forma de compotas, geleias e doces em geral, além de ser encontrada na forma de óleo essencial em lojas de produtos naturais e para emagrecer.
A planta pode ser consumida na forma de compotas, doces e geleias, além de ser encontrada também na forma de óleo essencial.
Benefícios da Laranja Amarga:
A laranja amarga possui propriedades que auxiliam no tratamento da obesidade, prisão de ventre, cólera, doenças respiratórias, distúrbios metabólicos, dores de cabeça, artrite, gases, febre, acúmulo de ácido úrico, insônia, gripe, escorbuto, estresse, diurese, dispepsia, entre outras.
É indicada ainda para limpar o organismo e reduzir gorduras e fluídos corporais, devido à sua ação como antioxidante. É excelente para o emagrecimento, pois é um suplemento dietético usado no tratamento de indivíduos obesos, uma vez que inibe o apetite, esse benefício, inclusive, é comprovado por estudos -, além de ajudar a desinchar diminuindo a retenção de líquidos.
Suas propriedades que proporcionam estes benefícios são a ação antiartrítica, alcalinizante, laxante, rejuvenescedora, anti-inflamatória, antirreumática, antisséptica, aperiente, carminativa, vermífuga, vitamínica, antidepressiva, antiescorbútica, relaxante, digestiva.
Indicações da Laranja-amarga:
A laranja amarga serve para tratar obesidade, prisão de ventre, dispepsia, diurese, estresse, escorbuto, gripe, insônia, acúmulo ácido úrico, febre, gases, artrite, dor de cabeça, distúrbios metabólicos, doenças respiratórias e cólera.
Como Consumir o Chá de Laranja Amarga:
A laranja amarga pode ser consumida na forma de chá. Para preparar são usadas as folhas, flores e frutos. Você vai precisar de:
INGREDIENTES:
- Duas colheres de sopa da laranja amarga picada;
- Um litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo.
- Quando começar a ferver, desligue e adicione a laranja amarga picada e tampe.
- Deixe descansar até amornar e em seguida coe e consuma.
- A dose indicada é de uma xícara, pelo menos três vezes ao dia.
Outra forma de preparo é com as cascas da laranja amarga. Confira
INGREDIENTES:
- Cascas de 6 laranjas amargas;
- Dois litros de água;
- Mel.
MODO DE PREPARO:
- Em um recipiente, coloque a água e as cascas e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cronometre 20 minutos e então desligue.
- Em seguida, deixe descansar por aproximadamente dez minutos tampado.
- Depois disso, coe e adoce com mais ou menos uma colher de sopa de mel.
- A dose indicada é de uma xícara ao dia, de preferência de manhã, em jejum.
Contraindicações e Malefícios:
A laranja amarga é contraindicada para pacientes que tem pressão alta, uma vez que tem como efeito colateral o aumento da pressão arterial.