Manjericão é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios . Além disso, O manjericão é uma das plantas de ervas que as folhas são comumente usadas em fins culinários.
Manjericão ou Ocimum basilicum é membro da família Lamiaceae ou hortelã. O nome manjericão se refere a uma palavra grega basilikohn que significa real, que reflete a antiga cultura do povo grego que considera esta erva como planta nobre e sagrada.
Na Índia, esta erva é um símbolo de hospitalidade, enquanto na Itália, o manjericão é o símbolo do amor. Enquanto a palavra ocinum também derivou da palavra grega que significa cheiro. Além disso, o manjericão é uma planta anual e arbusto que nativa da Ásia e da África também em outro país tropical, subtropical. Foi trazido para a Grécia por Alexandre, o Grande e trazido para a Inglaterra da Índia
A planta tem uma haste quadrada e ramificada que pode crescer de 1 a 10 pés de altura. Também produz sementes negras que chamam nutlets. A parte que comumente usa na planta de manjericão é as folhas.
Além disso, a cor das folhas da planta também pode variar de verde claro a verde escuro e tem textura suave. Na verdade, existem muitas espécies de manjericão, mas Ocimum bassilicum é o mais comum das folhas de manjericão, que é usado por pessoas de todo o mundo.
O que é Manjericão?
O manjericão é uma erva aromática anual que cresce até 60 cm de altura com flores roxas, brancas ou cor-de-rosa. Além disso, algumas variedades possuem hastes quadradas e outras hastes ovais. Ela floresce de julho a setembro e é uma planta nativa da Índia.
Além disso, ele é cultivado em todo o mundo há milhares de anos devido ao seu forte sabor aromático e grande variedade de propriedades medicinais.
Valores Nutricionais do Manjericão:
Este membro da família das mentas tem sido usado como planta medicinal, e seus óleos e extratos são conhecidos por possuírem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Perfumado, o manjericão fresco, por exemplo, oferece uma boa dose de sangue -clotting vitamina K – 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado fornecer 27% da RDA -, bem como a Vitamina A, Manganês e Magnésio.
Use manjericão fresco, sempre que possível, e quando cozinhar com ele, adicione ao prato durante os últimos minutos para o máximo sabor. Agora, confira Os Benefícios do Manjericão Para Saúde:
Benefícios do Manjericão Para Saúde:
1. Melhora a Pele:
Os benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. Além disso, o seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.
Propriedades da erva reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. Portanto, a erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.
2. Melhora a Saúde Bucal:
Como resultado, estudos apontam que as propriedades do manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.
3. Elimina Pedras nos Rins:
O manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Além disso, para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído da erva com Mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.
4. Trata Problemas de Estômago:
O consumo de manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Além disso, seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.
5. Alivia a Dor de Cabeça:
Mais um dos benefícios do manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.
6. Melhora o Sistema Cardiovascular:
Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o Magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.
7. Melhora o Sistema Respiratório:
A erva também favorece a saúde respiratória, pois, ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. Além disso, a planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.
8. Melhora o Sistema Nervoso:
A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.
9. Ajuda a Tratar Resfriados:
Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.
10. Alivia a Tosse:
O manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.
11. Melhora o Sistema Imunológico:
A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, resfriados e gripes. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.
12. Ajuda a Aliviar o Estresse:
As folhas de manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.
13. Melhora da Visão:
A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.
14. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:
Os óleos essenciais do manjericão, incluindo o eugenol, o citronellol e o linalool, são enzimas que fazem com o que as inflamações e doenças inflamatórias possam ser curadas de forma mais rápida, além de ajudar a diminuir o inchaço corporal.
Um estudo realizado pela Purdue University revelou que os óleos do manjericão possuem ricos compostos e flavonoides naturais, que em alguns casos podem auxiliar mais que medicamentos.
15. Possui Propriedades Anti-Bacterianas:
O manjericão pode ajudar a combater até mesmo bactérias; de acordo com um estudo recente os óleos essenciais da planta ajudaram a inibir bactérias que antibióticos comuns não conseguiram combater; e inclusive inibiram o crescimento da bactéria.
No entanto, os estudos mais aprofundados, sobre a erva ajudar na recuperação de doenças e infecções ainda estão em andamento.
16. Melhora a Saúde do Coração:
Por ser anti-inflamatório e conter Magnésio o manjericão melhora a circulação sanguínea e mantém o equilíbrio da pressão arterial. Estudos mostram que ele diminui a chances de uma parada cardíaca por evitar a coagulação do sangue.
Por induzir a liberação de proteínas isso aumenta à resistência imunológica evitando problemas cardíacos. Além de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal.
17. Alivia a Gripe e Resfriado:
O manjericão possui propriedades antioxidantes que fortalecem a função imunológica do nosso corpo. Sua ação antibiótica é capaz de combater e proteger contra bactérias e infecções resultantes da gripe. Comer suas folhas, tomar um chá quente ou fazer um gargarejo vai ter uma ação expectorante, eliminando o muco da garganta.
Já a Vitamina C presente nessa iguaria melhora a tosse e a dor de garganta, além de prevenir contra a asma.
18. Trata a Depressão:
Além dos sintomas físicos o manjericão trata problemas mentais e o mau humor, incluindo a depressão. Umas das propriedades dessa planta é sua ação antidepressiva, além de ajudar na produção de neurotransmissores responsáveis por regular os hormônios do humor.
Por servir como um tipo de calmante ele pode reduzir o estresse e fortalecer o sistema nervoso.
19. É um Afrodisíaco Natural:
Durante muitos anos, o manjericão vem sendo considerado um símbolo do amor principalmente na Itália. Muitos dizem que seu cheiro ajuda aumentar a libido e a excitação, melhora a circulação e diminui a inflamação.
20. Melhora a Memória:
Se você tem uma memória fraca o manjericão pode ser um ótimo remédio. Devido a altas quantidades de corticosterona, ele é capaz de aumentar sua capacidade de guardar informações e prevenir doenças como o Alzheimer. Também ele aumenta a circulação no cérebro o que diminui possíveis danos.
21. Melhora os Problemas do Estômago:
Problemas do estômago são bastante comuns a qualquer pessoa, principalmente quando o organismo não faz uma boa digestão. Nessa hora o manjericão pode ser de grande ajuda por ter uma ação diurética e refrescante além de também tratar a dor.
Uma boa sugestão é mastigar folhas de manjericão logo após comer comidas pesadas para facilitar a digestão.
22. Ajuda na Prevenção do Câncer:
Essa erva superpoderosa é rica em antioxidantes flavonoides capazes de eliminar células defeituosas do câncer. Essa mesma característica impede que novos tumores surjam em outras partes do corpo.
A Vitamina A e Vitamina E presentes nessa erva também previnem o câncer principalmente o de mama.
Podemos concluir que, o manjericão além de saboroso faz muito bem a saúde do corpo e da mente. Devido ao seu fácil cultivo, muitas pessoas preferem plantá-lo em uma pequena horta para ter essa erva sempre fresca. Então, fica pra você essa dica.
23. Controla a Acidez do Corpo:
Manjericão tem capacidade de controlar a acidez do corpo, equilibrando o nível de pH. Nível de pH normal é necessário para manter o metabolismo e a função de vários hormônios e enzimas, também é importante manter o sistema imunológico saudável, uma vez que a flora normal ou boas bactérias em nosso corpo só podem viver em determinado nível de pH.
24. Melhore o Desejo Sexual:
Na Itália, as pessoas consideram o manjericão como o símbolo do amor e usam suas folhas como afrodisíaco natural desde muito tempo atrás. Acredita-se que o aroma de da planta tenha capacidade de aumentar a libido ou o desejo sexual. Na verdade, o óleo de manjericão é responsável pela melhora do fluxo sanguíneo e do humor, para que as pessoas experimentem uma melhor atividade sexual.
25. Ajuda a Manter Ossos e Dentes Fortes:
Manjericão é excelente fonte de Vitamina K, que é conhecida tem grande efeito na manutenção de ossos e dentes saudáveis. Por isso, a Vitamina K pode ajudar o corpo a absorver o Cálcio e impedir que os ossos percam sua massa.
26. Melhora a Visão:
Grande quantidade de Vitamina A nas folhas de manjericão tem um bom efeito na visão humana. Além disso, a Vitamina A é necessária para manter o músculo do olho e a lente em função normal.
27. Ajuda a Prevenir Diarreia:
Os componentes fitoquímicos nas folhas de manjericão podem combater a infecção de Staphylococcus aureus, que é a principal causa de diarreia. Adicionando algumas folhas de manjericão em sua refeição pode ajudá-lo a curar e prevenir o corpo de diarreia.
28. Reduzir a Inflamação:
A inflamação geralmente ocorre no corpo devido à presença de estresse oxidativo. A inflamação em certos órgãos vitais pode ser prejudicial. A erva contêm propriedades anti-inflamatórias, tais como óleo essencial, incluindo citronelol, eugenol e linalol. Portanto. esses óleos essenciais são eficazes para prevenir o corpo e reduzir o risco de inflamação, como no caso de artrite e doença cardíaca.
29. Baixa o Nível de Colesterol:
Segundo um estudo, esta erva tem efeito significativo na redução do nível de colesterol no organismo. Portanto, o componente fitoquímico e antioxidante nas folhas de manjericão diminui a lipoproteína LDL ou de baixa densidade. Além disso, previne o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, o que mais tarde pode causar aterosclerose.
30. Previne Doenças Cardiovasculares:
Esta planta é muito útil para manter a circulação normal do sangue. Portanto, promove a função saudável dos vasos sanguíneos e mantém a pressão arterial normal. Além disso, as folhas de manjericão contêm propriedades anti-inflamatórias que podem impedir a agregação plaquetária, que pode causar coágulos nas artérias e bloquear o fluxo sanguíneo.
31. Alivia Picada de Insetos:
Se você tiver picada por abelha ou outro inseto e não encontrar nenhum remédio ou anti-séptico para aliviá-lo, use manjericão para aliviar a dor e a ferida. Simplesmente esmague ou mastigue as folhas e esfregue-as na sua pele. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias da licença de manjericão serão eficazes para curar a ferida causada pela picada.
32. Trata Infecção do Ouvido:
Certamente, as folhas de manjericão contém óleos essenciais que tem efeito anti-inflamatório e podem ajudar a curar a infecção do ouvido.
33. Controla o Açúcar no Sangue e Previne a Diabetes:
De acordo com um estudo do Departamento de Ciência Doméstica da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Azad, na Índia, as folhas de manjericão têm um efeito significativo na redução do nível de açúcar no sangue e mantêm o nível normal. Portanto, esta função pode se tornar preventiva para o corpo no desenvolvimento de diabetes.
34. Reduz a Resistência a Antibióticos:
Nosso corpo pode desenvolver resistência a antibióticos devido à falta de antibióticos. Além disso, as folhas de manjericão contêm propriedades antibacterianas que podem inibir o crescimento de bactérias patogênicas e diminuir a resistência a antibióticos.
35. Trata Infecção Fúngica:
Se você tem problemas na sua pele que são causados por uma infecção fúngica, mastigue ou esmague algumas folhas de manjericão na área infectada. Consequentemente, o óleo tem propriedades anti-fúngicas que podem matar e reduzir o crescimento de fungos.
36. Protege a Função do Fígado:
De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicinal Food, o consumo regular de folhas de manjericão pode melhorar o número de enzimas desintoxicantes no fígado. Isso pode ajudar a função do fígado e reduzir as células adiposas que se acumulam no fígado e que podem causar doenças no fígado.
37. Melhora a Digestão:
Folhas de manjericão contém alguma quantidade de fibra que pode ajudar a melhorar a digestão e fazer um movimento saudável do intestino. Além disso, tem uma sensação calmante que faz você se sentir bem depois de comer. Também pode melhorar o apetite e reduzir as cólicas estomacais.
38. Melhora a Circulação Sanguínea:
Esta planta melhora a circulação sanguínea, além de, ajudar a aumentar e otimizar várias funções metabólicas do corpo.
39. Alivia a Dor:
O óleo desta erva é um analgésico e proporciona alívio da dor. Além disso, este óleo é frequentemente usado no tratamento de artrite, feridas, lesões, queimaduras, contusões, cicatrizes, lesões esportivas, recuperação cirúrgica, torções e dores de cabeça.
40. Previne o Vômito:
Pode ser usado para prevenir o vômito, particularmente quando a fonte da náusea é enjôo, mas também de muitas outras causas.
41. Trata Comichão:
Além disso, o manjericão é também um bom tratamento para a coceira de picadas e ferroadas de mel de abelhas, insetos e até cobras.
Manjericão na Culinária:
Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos.
Malefícios:
Sempre certifique-se de falar com seu médico antes de incorporar a erva ou qualquer outro suplemento em sua dieta. Pois, não há pesquisas suficientes para recomendar o uso de bebês, crianças e mulheres grávidas ou amamentando. Processamento, qualidade, pureza e eficácia de ervas ou suplementos não são monitorados pelo FDA.
Compre a planta de uma fonte respeitável que é cultivada organicamente em um ambiente rural e não poluído. Manjericão Santo cultivado em uma área poluída pode conter o dobro da toxicidade.
Nenhum efeito colateral negativo foi relatado durante ensaios clínicos em humanos. No entanto, você deve evitar a erva se estiver amamentando, grávida ou tentando engravidar. Estudos em animais mostraram que o manjericão pode afetar a fertilidade e estimular as contrações uterinas.