Melaço é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Melaço é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O melaço incluem alívio de problemas relacionados à menstruação, obesidade, diabetes, estresse, câncer, aumento da próstata, acne e outras doenças da pele.
Ele também fornece alívio da constipação , dores de cabeça e anemia. Ajuda a melhorar a saúde dos ossos e dos cabelos, mantém o equilíbrio eletrolítico, a saúde sexual, o funcionamento do sistema nervoso e acelera a cicatrização de feridas.
Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, manter níveis saudáveis de hemoglobina e melhorar a formação de novas células no corpo.
É um subproduto denso e viscoso obtido a partir do processamento de cana-de-açúcar e beterraba em açúcar de mesa.
Deriva seu nome da palavra latina para mel, mel. Sua viscosidade e textura espessa deram origem à famosa designação de algo ou alguém sendo “lento como melaço” para qualquer coisa lenta.
Historia do Melaço:
Historicamente, o melaço era produzido no Caribe, onde o cultivo de cana-de-açúcar e beterraba era o mais alto.
De lá, ele foi importado para os Estados Unidos durante o início da 20 ª século. Hoje, é produzido em larga escala na Tailândia, Índia , Taiwan, Brasil, Filipinas e Estados Unidos.
Juntamente com o seu uso como adoçante em produtos alimentícios , também oferece benefícios para a saúde e é usado para tratar uma ampla gama de distúrbios.
Tipos De Melaço:
Melaço Blackstrap:
É obtido a partir de açúcar bruto de cana e refino de açúcar em lata. É também conhecido como melaço final em usinas de cana e melaço de refinaria em um ambiente de refinaria.
Melaço de Cana:
Este é um subproduto do refino de açúcar do caldo de cana e melaço de beterraba é um subproduto da extração de sacarose de beterraba sacarina.
Melaço Sulfurado:
O melaço é também chamado de melaço sulfurado se tiver sido extraído de cana-de-açúcar jovem e tratado com dióxido de enxofre para preservação.
Melaço Não Queimado:
O melaço extraído da cana-de-açúcar madura não necessita de enxofre e conserva seu sabor rico e leve. Esta variedade é referida como melaço não queimado.
Valor Nutricional Do Melaço:
O melaço contém vários minerais essenciais, como cálcio, magnésio, manganês, potássio, cobre, ferro, fósforo, cromo, cobalto e sódio. É uma boa fonte de energia e carboidratos e contém açúcares também.
Além disso, oferece várias vitaminas, como niacina ( vitamina B3), vitamina B6, tiamina e riboflavina. É muito baixo em gordura e fibra.
Black melaço é um adoçante nutritivo contendo uma quantidade considerável de nutrientes que são essenciais para o funcionamento do corpo.
Açúcar branco refinado, por outro lado, contém carboidratos simples e outros componentes como o aspartame, que não é muito saudável para o corpo. Então, confira agora Os 19 Benefícios do Melaço Para Saúde.
Benefícios do Melaço Para Saúde:
1. Propriedades Antioxidantes:
Pesquisas demonstraram que o melaço contém a maior quantidade de antioxidantes em comparação com o açúcar refinado, o xarope de milho, o açúcar bruto de cana e outros adoçantes prontamente disponíveis.
Esses antioxidantes protegem o organismo contra os danos oxidativos associados ao câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.
2. Evita Cólicas Menstruais:
O melaço é uma boa fonte de ferro e é muito eficaz para menstruar mulheres que estão em grande risco de deficiência de ferro devido à perda de sangue.
Sem gordura e muito poucas calorias, é uma alternativa melhor para contribuir com ferro para o corpo em comparação com outras fontes gordurosas, como carne vermelha.
O ferro previne vários distúrbios, como a menorragia, que causa um fluxo excessivo de sangue por mais tempo durante a menstruação.
3. Perda de Peso:
Os polifenóis presentes no melaço têm efeitos antioxidantes que podem se mostrar eficazes na redução da obesidade e no manejo do peso.
Na investigação realizada para avaliar o impacto do melaço em uma dieta rica em gordura, ficou evidente que o seu extrato ajuda a reduzir o peso corporal e o teor de gordura, reduzindo a absorção de calorias no organismo.
4. Melhora a Saúde Sexual:
O melaço é rico em manganês, que ajuda na produção saudável de hormônios sexuais.
Ele desempenha um papel vital no funcionamento do sistema nervoso, na prevenção de coágulos sanguíneos e na produção de energia a partir de proteínas e carboidratos. Uma deficiência de manganês pode levar à infertilidade, fadiga geral e ossos fracos.
5. Trata Constipação:
O melaço provou ser valioso no tratamento da constipação. Pesquisas demonstraram que os enemas de leite e melado são tão eficazes quanto os enemas de fosfato de sódio administrados no departamento de emergência pediátrica para curar a constipação.
É também digno de nota que curar a constipação com fosfato de sódio requer um tratamento retal adicional.
No entanto, não é necessário após um tratamento feito com enemas de leite e melado, quando consumidos por via oral.
6. Mantém Ossos Saudáveis:
O melaço é uma boa fonte de cálcio, que desempenha um papel importante na manutenção da saúde óssea, no funcionamento do sistema enzimático, na remoção de toxinas do cólon e na função da membrana celular.
Também é necessário para manter os dentes saudáveis e protege o corpo contra doenças ósseas comuns durante a menopausa.
7. Tratamento de Reumatismo e Neuralgia:
O melaço tem sido efetivamente utilizado na preparação de um medicamento para o tratamento de reumatismo e neuralgia.
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do melaço fazem dele um ingrediente confiável para curar esses distúrbios.
8. Ajuda a Retardar o Metabolismo de Glicose:
Black melaço ajuda na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Tem um índice glicêmico moderado e ajuda a retardar o metabolismo de glicose e carboidratos, o que subsequentemente significa menos produção de insulina.
Isso ajuda a evitar o acúmulo de excesso de gorduras ou lipídios na corrente sanguínea. Possui uma quantidade substancial do elemento traço essencial do cromo, que é valioso em relação à ação da insulina e manutenção da tolerância à glicose no corpo também.
9. Ajuda a Prevenir Distúrbios:
O melaço contém o mineral essencial potássio, que é necessário para o bom funcionamento das células.
Ajuda na manutenção do equilíbrio ácido-base do corpo e evita o esgotamento do calor.
O potássio também desempenha um papel importante na contração nervosa e muscular e ajuda a manter a saúde cardíaca.
A ingestão adequada de alimentos ricos em potássio, como o melaço, ajuda a prevenir distúrbios como a hipocalemia e também reduz a pressão arterial.
10. Ajuda no Alívio dos Sintomas da Acne:
Os benefícios para a saúde do melaço incluem alívio da acne. Ele contém ácido láctico, o que ajuda no alívio dos sintomas da acne.
O ácido láctico é produzido pelas bactérias do ácido láctico e desempenha um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono.
É eficazmente utilizado em tratamentos naturais, não tóxicos e não alergênicos de natureza fisiológica para a cura da acne e outras doenças da pele.
Além do melaço, o ácido lático também está presente no leite azedo, maçãs e suco de tomate.
11. Tratamento de Feridas e Queimaduras:
O melaço tem sido usado por seus efeitos no tratamento de feridas e queimaduras na pele.
Promove também o crescimento saudável dos tecidos. Devido à vasta gama de minerais essenciais, serve muito bem como um potente curandeiro.
12. Aumenta a Formação de Glóbulos Vermelhos:
O melado é rico em cobre, o que ajuda a erradicar os radicais livres do corpo.
Ela ajuda na absorção de ferro, a formação de glóbulos vermelhos e mantém um sistema imunológico saudável.
Uma deficiência de cobre pode resultar em anemia, problemas de tireoide, arritmia cardíaca e osteoporose.
13. Mantém os Níveis de Hemoglobina:
O teor de ferro no melado ajuda a manter níveis saudáveis de hemoglobina.
A hemoglobina desempenha um papel fundamental no fornecimento de oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo.
Também é vital para a produção de energia e ajuda a impulsionar o metabolismo.
14. Promove Crescimento:
O melaço às vezes é chamado de chá da gravidez, devido à presença de ferro, vitamina B (ou seja, folato) e outros minerais essenciais.
Consumo deste chá durante a gravidez fornece cálcio, que é necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
15. Mantém Sistema Nervoso Saudável:
O melado contém magnésio, que ajuda no funcionamento do sistema nervoso.
Ele relaxa nossos nervos e vasos sanguíneos, equilibrando o volume de cálcio e impedindo que ele atinja os nervos.
Fluxos não bloqueados e rápidos de cálcio nos nervos podem superativá-los e levar à transmissão de muitos sinais e contração nervosa excessiva.
Uma deficiência de magnésio no corpo pode levar à hipertensão, cãibras musculares, espasmos e fadiga geral do corpo.
16. Previne Cefaleia:
O melaço é uma boa fonte de minerais e vitaminas, como vitamina B6 e ácido pantotênico.
A deficiência dessas vitaminas pode causar dores de cabeça, asma, fadiga e estresse.
O consumo de melado ajuda a fornecer essas vitaminas e minerais necessários e mantém uma boa saúde geral.
17. Trata o Câncer:
Além de várias vitaminas e minerais, o melado também contém selênio, que é benéfico no tratamento do câncer.
18. Cuidado Capilar:
Extratos de melado são bons para o cabelo e promovem o crescimento saudável do cabelo.
O melado suaviza e condiciona o cabelo, acrescenta uma textura rica e evita que ele prematuramente envelheça.
19. Alivia Ataques de Asma:
A rica combinação de vitaminas e minerais encontrada no melado contribui para uma boa saúde geral.
Em particular, o ácido antitético e a vitamina B6 ajudam a energizar o corpo, acalmar os nervos e reduzir a incidência de dores de cabeça crônicas e a gravidade e frequência dos ataques de asma.
Como Consumir o Melaço?
Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade.
Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico.
Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.