Melaleuca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A melaleuca (Melaleuca alternifolia) é uma planta medicinal também conhecida como árvore-de-melaleuca, árvore-do-chá e tea tree (inglês).
Inclui os sinônimos botânicos M. cajuputi, M.leucadendrosis, M. viridiflora, M. quinquenervia (niaouli) e cerca de outras 150 espécies. Pertence à família Myrtaceae.
A melaleuca é amplamente utilizada pelos nativos de algumas regiões da Austrália há mais de cem anos.
O cultivo de sua árvore ocorre facilmente em regiões de clima tropical e uma grande característica da “árvore-do-chá” diz respeito à facilidade de extração de óleo de suas folhas, cuja substância é empregada em grande variedade de produtos.
A melaleuca possui em sua composição quantidades significativas de vitaminas essenciais para a saúde e cerca de 100 compostos, alguns deles não encontrados até o momento em outros elementos da natureza.
Um dos compostos encontrados na melaleuca é a vitamina D, agente importante para o sistema imunológico e para a saúde dos ossos.
O corpo humano produz a vitamina D quando exposto aos raios UVA e UVB, sejam eles provenientes da luz solar ou artificial.
Contudo, é essencial complementar os níveis de vitamina D no organismo, e a melaleuca se tornou eficaz nesta tarefa.
Benefícios da Planta Melaleuca:
O óleo essencial da melaleuca é destilado das suas estreitas folhas verdes brilhantes.
É usado como remédio natural na medicina alternativa para todos os fins de infecções respiratórias, agindo como um agente anti-infeccioso e estimulando fortemente o próprio sistema imunológico do organismo. Veja outros beneficios do melaleuca para saude.
- Poderoso estimulante do sistema imunológico;
- Eficiente contra infecções urinárias e vaginais como a candidíase e corrimento vaginal;
- Bactericida, fungicida e anti-viral utilizado em diversos tratamentos naturais;
- Indicado para dores musculares e tratamento de artrite e artrose;
- Eficiente contra a dor de garganta;
- Poderoso agente no tratamento de úlceras bucais, herpes labial e abcessos;
- A o óleo essencial de Melaleuca é ótimo para o sistema respiratório agindo contra gripes, asma, bronquite, catarro, sinusite e tuberculose;
- Recomendado para tratamentos de doenças como coqueluche e catapora;
Malefícios da Planta Melaleuca:
Assim como todos os medicamentos, sejam eles fitoterápicos ou alopáticos, é possível que ocorram efeitos colaterais em alguns pacientes.
Os efeitos já registrados incluem reações alérgicas, alterações hormonais, irritações cutâneas e sintomas gastrointestinais.
As reações alérgicas ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam alergia ao cravo, ao eucalipto, a goiaba ou a pimenta, pois são considerados da mesma família de plantas. Quando isto ocorre, o paciente apresenta crises de urticária, erupções cutâneas, diarreias e inchaço.