Melão Amargo fruta: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios
O Melão Amargo é conhecido cientificamente como Momordica Charantia, ele pertence à família das Cucurbitaceae. Sua origem é compreendida em partes do leste da Índia e sul da China, porém, é comum em vários outros países ao redor do mundo.
No Brasil, o Melão Amargo é reconhecido também por erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. No que diz respeito às características físicas da planta, ela é identificada como sendo uma trepadeira de cheiro desagradável. Ela possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas. No interior desses frutos eles possuem carnosidade mole que torna-se amarelo avermelhado quando maduro.
Por se tratar de uma erva daninha, essa espécie pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Porém, no Brasil, o Melão Amargo é o tipo mais selvagem. Devido a facilidade com que é encontrado, além de entrar como ingrediente principal em várias receitas naturais, a planta também é conhecida pelo poder clareador, ideal para remover manchas.
Valor Nutricional
O Melão Amargo é muito baixo em calorias, mas cheio de nutrientes. É uma excelente fonte de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, magnésio, ácido fólico, zinco, manganês, fósforo, e tem a fibra dietética elevada.
É rico em ferro, contém o dobro do betacaroteno do brócolis, duas vezes o cálcio do espinafre, e duas vezes o potássio de uma banana. Conheça a seguir, Os 25 Benefícios do Melão Amargo Para Saúde:
Benefícios do Melão Amargo Para Saúde
1. Combate o Câncer:
Muitos estudos realizados em laboratório demonstraram que o Melão Amargo tem propriedades anticancerígenas, que podem inibir o crescimento de células do câncer de mama, entre outros tipos.
2. Auxilia na Perder Peso:
Como é comum na maioria das plantas, o Melão Amargo é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.
3. Favorece a Saúde da Pele:
Somado a tudo isso, o Melão Amargo também auxilia no tratamento de problemas de pele. Entre os principais, destaque para feridas, lesões e eczemas.
Como se ainda não bastasse, essa espécie também serve para amenizar dores e inchaços causados pela picada de alguns insetos.
4. Auxilia no Tratamento de Hemorroidas:
Existem vários estudos que demonstram que o Melão Amargo tem qualidades anti-inflamatórias, por conta dessa condição é muito comum que esta fruta seja um ótimo remédio para diminuir o desconforto que a hemorroida pode causar.
5. Elimina Pedra nos Rins:
A pedra nos rins é uma condição médica extremamente dolorosa. E o Melão Amargo é útil para estimular a sua eliminação natural. Este Melão produz um ácido forte, que acaba com o problema.
6. Combate a Diabetes Tipo 2:
O Melão Amargo contém fito-nutrientes, polipeptídeo-P, uma planta conhecida insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue.
7. Melhora a Saúde dos Ossos:
A vitamina K presente no Melão Amargo contribui para a saúde dos ossos e para a coagulação do sangue, sendo um agente anti-inflamatório.
Pessoas que sofrem de artrite podem, portanto, sentir menos dor e inflamação nas articulações, através do aumento dessa vitamina no organismo.
8. Previne o Envelhecimento Precoce:
Esta fruta é uma excelente fonte de flavonoides, tais como betacaroteno, a-caroteno, luteína, e zea-xantina. Ele também contém uma boa quantidade de vitamina A.
Juntos, estes compostos ajudam agir como catadores de proteção contra os radicais livres derivados do oxigênio e as espécies reativas de oxigênio, que desempenham um papel no envelhecimento.
9. Fortalece o Sistema Imunológico:
O alto teor de antioxidantes presente no Melão Amargo, contribui para melhorar o sistema imunológico.
10. Trata Problemas Respiratórios:
Vários estudos demonstram que existe que o Melão Amargo ajuda a dar muito alívio nas doenças respiratória, como o asma e bronquite.
Outros benefícios
- Purifica o fígado, alivia gota e estimula a circulação sanguínea;
- Ajuda na digestão;
- Acelera o metabolismo;
- Protege contra fungos e micoses;
- Melhora a visão porque contém, betacaroteno;
- Aumenta a energia e resistência física;
- Contribui para a eliminação de parasitas.
- Auxilia o tratamento de ulceras pépticas;
- Alivia cólicas abdominais;
- Auxilia no tratamentos de queimaduras;
- Combate a prisão de ventre;
- Alivia dores de ouvido;
- Trata irritações vaginais.
Como Usar o Melão Amargo
O Melão Amargo é um fruto, e por isso pode ser consumido na forma de suco, polpa ou concentrado, de forma a usufruir dos seus benefícios.
Além disso, também podem ser usadas as folhas desta planta na preparação de chás ou compressas para aplicar na pele.
Malefícios do Melão Amargo
Embora já tenham sido comprovados muitos benefícios dessa planta, assim como vários outros extratos fitoterápicos, o Melão Amargo também pode ser tóxico sobretudo se ingerido em grandes quantidades.
Seu consumo em qualquer dosagem é proibido para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pois é abortivo. Também devem ser tomados muitos cuidados no caso de pacientes que estejam amamentando e crianças.