Murta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
As folhas de murta têm ação expetorante e antisséptica do aparelho respiratório. Além disso, esta planta é adequada para a pele e para as gengivas.
A murta (Myrtus communis L.), da família das mirtáceas, é também conhecida por planta-dos-jardins, murteira ou murtinho. Cresce em matas e charnecas, sobretudo no litoral mediterrânico, até 800 metros de altitude. Trata-se de um arbusto que pode chegar a atingir três metros de altura, de caule muito ramificado e pequenas folhas persistentes, coriáceas.
Com cheiro semelhante ao característico da flor de laranjeira, flores brancas de estames numerosos e compridos. Além disso, estilete saliente, aroma doce, delicado e apimentado, pequenas bagas pretas de sabor adocicado com notas de zimbro e alecrim. Mais abundante no centro e no sul de Portugal continental, esta variedade. Portanto, uma uma espécie da família das Myrtaceae, é rara no norte do país.
Arbustivas, as plantas podem alcançar até 7 metros de altura. E é bastante usada para fazer cercas-vivas e apresenta uma ramagem bastante ramificada e lenhosa. Portanto, as folhas possuem entre 3 e 7 folíolos pequenos e são pinadas, com coloração verde-escura. Durante o ano inteiro, tem flores com coloração branca ou branca-creme. Além disso, e o perfume lembra o cheiro da jasmim.
Os ramos, antigamente, eram usados para criar arranjos para adornar os cabelos de noivas e também são adequadas para o bonsai, pois tem folhas pequenas e bonitas flores. Resistente, a murta pode ser plantada e cultivada em lugares secos e abrigados.
A planta faz parte de histórias e lendas diversas, sendo bastante mencionada na mitologia grega, quando era dedicada às deusas Afrodite e Vênus. Os poetas da antiguidade clássica coroavam heróis e suas esposas com a planta, que simbolizava o amor feliz.
Durante muito tempo, a planta também foi um dos condimentos mais usados na Europa, até que as especiarias orientais começaram a aparecer e passaram a ser as preferidas. Nas ilhas mediterrâneas, entretanto, continuam importantes.
Valor Nutricional da Murta:
A murta contém vários antioxidantes e compostos de flavonoides, incluindo miricetina, bem como quercetina, catequina, ácidos cítrico e málico, linalol, pineno, taninos e outros açúcares. Além de vitamina C, vitamina A, vitamina E, cálcio, potássio, Ferro, magnésio e manganês.
Benefícios da Murta Para Saúde:
1. Promove a Saúde do Coração:
Os vários flavonoides encontrados na Murta, incluindo a miricetina, demonstraram reduzir a oxidação do colesterol ruim, o que significa que seus níveis de colesterol permanecerão equilibrados, e seus vasos sanguíneos e artérias não serão obstruídos, a aterosclerose não ocorre, e seu sistema cardiovascular será protegido contra doenças coronárias e derrames.
2. Atua na Prevenção do Câncer:
Os altos níveis de antioxidantes presente na Murta, incluindo quercetina, taninos, miricetina e catequina, são antioxidantes que têm sido amplamente estudados e foram encontrados com propriedades anti-carcinogênicas e anti-mutagênicas prevenindo doenças como o câncer.
3. Previne o o Envelhecimento Precoce:
Os compostos orgânicos presente na Murta são poderosos antioxidantes que podem ajudar as células da pele a se renovar, dando mais elasticidade prevenindo do envelhecimento precoce e combatendo os radicais livres.
4. Beneficia a Saúde Respiratória:
A Murta possui propriedades que contestam a acumulação de fleuma e catarro nas vias respiratórias. Esta propriedade também restringe a formação de muco e proporciona alívio de tosse e problemas de respiração.
5. Alivia o Estresse:
As propriedades contida na Murta fornece alívio da tensão, estresse, aborrecimento, raiva, portanto, angústia e depressão, bem como de inflamação, irritação e várias alergias, deixando assim o corpo mais relaxado.
6. Murta Como um Expectorante:
As propriedades presente reduz a presença de posterior deposição de fleuma. Além disso, também limpa o congestionamento dos tratos nasais, brônquios e pulmões resultantes de resfriados e proporciona um bom alívio da tosse.
7. Previne Infecções:
As propriedades que possui a Murta torna-o uma substância adequada para aplicar em feridas. Além disso, permite que os micróbios infectem as feridas e, desse modo, protegem contra sepse e tétano, no caso de um objeto de Ferro ser a causa do dano.
8. Auxilia no Tratamento de Vaginose Bacteriana:
A Murta tem potentes propriedades anti-bacterianas que pode tratar uma infecção da vulva e vagina, conhecida como vaginose bacteriana ou vaginite.
9. Promove Saúde Bucal:
A Murta possui composto que faz com que as gengivas se contraiam e ajuda a fortalecer os dentes evitando ate mesmo doenças na boca.
10. Relaxa o Corpo:
Este óleo essencial relaxa e seda toda a pele. As propriedade presente neste óleo também fornece alívio da tensão, estresse, aborrecimento, raiva, angústia e depressão, além disso, bem como de inflamação, irritação e várias alergias.
11. Murta Como Afrodisíaco:
Este óleo funciona muito bem para aliviar problemas como impotência, frigidez, disfunções eretivas e perda de libido, evitando assim, outros problemas ao corpo.
12. Alivia Dores nas Articulações:
As propriedades anti-inflamatórias ajuda a relaxar as articulações inchadas e doloridas, combatendo assim, portanto, outros problemas nas articulações.
13. Promove a Saúde da Pele:
Foi constatado que a murta possui a capacidade de limpar a acne e outras imperfeições na pele. Deve ser topicamente aplicada na sua forma de óleo essencial. Além disso, os compostos orgânicos e poderosos antioxidantes em murta pode ajudar a curar as células mais rápida e melhorar a aparência das áreas afetadas.
14. Fortalece o Sistema Imunológico:
Tem havido um amplo escopo de pesquisa que detalha o poder antibacteriano e antiparasitária da murta. Por esta razão, muitas pessoas recorrem a esta erva, a fim de aumentar a força de seu sistema imunológico.
15. Promove o Equilíbrio Hormonal:
Uma extensa pesquisa foi conduzida em todo o mundo sobre os efeitos do óleo essencial de murta no sistema endócrino, principalmente na regulação da glândula tireoide. Demonstrou-se que se consumidos ou inalado, pode afetar positivamente a liberação de hormônios.
Outros Benefícios da Murta Para Saúde:
- Possui altos níveis de antioxidantes, incluindo a quercetina, taninos, miricetina e catequina;
- Um dos povos antigos diz que as aplicações de folhas de murta são ótimas para o tratamento de trato ou problemas renais urinários;
- Pode ajudar a estimular a micção, eliminando excesso de toxinas, sais, líquidos e até mesmo gordura;
- Miricetina é um dos flavonoides mais importantes que são encontrados em murta;
- Auxilia muito poderoso para as pessoas que sofrem de doença de Alzheimer e demência;
- O uso terapêutico de folhas de murta e bagas pode manter sua mente clara e evitar a degradação das vias neurais;
- Os vários flavonoides encontrados em murta, incluindo miricetina, foram mostrados como redutores da oxidação do mau colesterol;
- É muito popular na aromaterapia e é comumente usados para aliviar as condições respiratórias, como bronquite e asma;
- Ele acalma o trato respiratório e permite a passagem livre de oxigênio, além de acalmar o corpo, de modo a respiração é retardada;
- Graças ao seu efeito sedativo, este óleo pode ser usado para uma boa noite de descanso;
- Mostrou propriedades antioxidantes que ajudam na luta contra os radicais livres responsáveis pelo crescimento de tumores malignos e outros tumores cancerígenos;
- Pode ser usado em varas de incenso e queimadores, fumigantes e vaporizadores como purificadores de ambientes;
- Ajudar a estimular a micção, eliminando o excesso de toxinas, sais, fluidos e até gordura, ajudando assim a regular as funções dos rins;
- Tem potentes propriedades anti-bacterianas. Pode até tratar uma infecção da vulva e vagina conhecida como vaginose bacteriana;
- Pode ajudar a curar as células mais rápida e melhorar a aparência das áreas afetadas.
Malefícios da Murta Para Saúde:
Como a maioria das plantas, a murta só deve ser usado em doses extremamente pequenas, se consumido ou aplicado topicamente. Portanto, consumir folhas de murta como uma erva ou comer os frutos é seguro. Portanto, quando se trata de óleo essencial, consultar um curandeiro aromaterapeuta ou profissional alternativo antes de consumir ou aplicar o óleo.