Nicotinamida é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Nicotinamida pode não ser tão conhecida, entretanto, seus benefícios são muito importantes para a nossa saúde. Além disso, a Nicotinamida é a forma ativa de niacina ou vitamina B3 e é usada como tratamento para toda uma série de condições de saúde. A terapia com Nicotinamida fornece os resultados mais eficazes se for aplicada dentro de três horas após a ingestão de uma substância venenosa.
A Nicotinamida é um precursor de nicotinamida adenina dinucleótida (NAD) e nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP) que são facilitadores de reações enzimáticas que são importantes para muitas vias metabólicas. Essas co-enzimas são essenciais na produção de energia celular, no metabolismo da glicose e na síntese lipídica.
A Nicotinamida oral pode ser obtida em 20 a 30 miligramas em combinações de multivitaminas, e por si só como comprimidos de 500 mg. É também o ingrediente básico em produtos cosméticos e agentes tópicos, incluindo protetores solares.
Fontes de Nicotinamida:
As Principais Fontes de Nicotinamida são:
- Legumes, verduras e frutas;
- Castanha do Pará;
- Cereais integrais;
- Carnes magras;
- Frutas secas;
- Batata doce;
- Amendoim;
- Levedura;
- Cenoura;
- Brócolis;
- Abacate;
- Tomate;
- Fígado;
- Leite;
- Ovos;
- Aves.
Além disso, também é importante aumentar o consumo de triptofano, um aminoácido que aumenta a atividade da niacina no corpo e que está presente no queijo, no ovo e no amendoim, por exemplo.
Benefícios da Nicotinamida
Atua como Antioxidante:
O uso de Nicotinamida ou Niacinamida diário, em especial no período da manhã, ajuda a prevenir danos causados pela exposição ao sol e alterações no DNA da pele. Assim, a niacinamida torna-se um ingrediente que, em conjunto com filtros solares, colabora para a prevenção do câncer de pele por ser um agente anti-tumoral. Também cabe mencionar que a niacinamida estimula as células cutâneas (fibroblastos) a produzirem colágeno, dando mais firmeza à pele.
Ajuda a Combater a Acne:
A Nicotinamida ou Niacinamida tem ação anti-inflamatória semelhante ao antibiótico clindamicina (um dos ativos preferidos para combater espinhas e foliculite), sendo que este a longo prazo pode causar resistência bacteriana e perder sua eficácia, enquanto que com niacinamida o mesmo não ocorre. Outra vantagem é que ela regula a secreção sebácea, mas o seu uso é mais indicado para sintomas de acne leve (grau 1) a moderada (grau 2).
Melhora a Textura da Pele:
Além de tudo isso, a niacinamida melhora a textura da pele por estimular a renovação celular, regenera o tecido cutâneo e colabora com a cicatrização, tem efeito anti-glicação (quando o açúcar se fixa nas fibras da pele e as enrijecem interferindo na elasticidade).
Pode Trazer Mais Energia:
Indicada na insuficiência de Nicotinamida resultante de nutrição inadequada ou de má absorção intestinal. Responsável pela liberação da energia dos carboidratos / Necessária para cabelos e peles saudáveis.
Além de fornecer os seguintes atributos: Coenzima na síntese dos aminoácidos e ácidos nucleicos. Ainda melhora a circulação e reduz a alta pressão sanguínea / Agente de luminosidade na pele. E tem propriedades umectantes e emolientes.
Mantem a Pele Protegida e Hidratada:
A Nicotinamida ajuda a pele a produzir ceramidas e ácidos graxos, gorduras essenciais para fortalecer a barreira cutânea e manter a pele protegida e hidratada. Uma pele saudável (livre de irritações, vermelhidão, ressecamento…) deve priorizar por um bom mecanismo de defesa.
Até mesmo inflamações como acne e sintomas de rosácea podem ser atenuados com o uso diário de niacinamida 3%. Numa comparação com a vaselina, que tem potencial umectante alto, a niacinamida mostra-se superior e com o benefício de não ser comedogênico.
Pode Prevenir o ‘amarelamento’ da Pele:
Um dos inúmeros mecanismos de ação da niacinamida é a inibição de processos oxidativos, como a oxidação de proteínas, a glicação e a reação de Maillard, que produz a coloração marrom-amarelada que se acumula, por exemplo, no colágeno. Com isso ela é capaz de prevenir o ‘amarelamento’ da pele.
Reduz Linhas Finas e Rugas:
A niacinamida possui ação antioxidante, melhora a função barreira epidérmica, diminui o amarelamento da pele, reduz linhas finas e rugas, diminui a hiperpigmentação e controla a produção sebácea.
Acrescenta Luminosidade a Pele:
Manchas: concentrações de niacinamida entre 2 a 4% são prescritas para reduzir a hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele. Não chega a bloquear a produção de melanina de forma eficiente como outros agentes depigmentantes (hidroquinona, ácido Kójico…), mas atua impedindo a transferência final de melanossomos (cápsulas cheias de melaninas) para as camadas externas da pele.
Em contrapartida, não causa irritação semelhante a hidroquinona e nem é fotossensibilizante como os retinóides. Podemos acrescentar que ela melhora a luminosidade, melhora o rubor (devido ao fortaleciemnto da barreira dérmica) e a palidez da pele (tira o tom amarelado).
Combate o Sebo:
O aumento da produção de sebo na adolescência, principalmente no verão, é um dos principais responsáveis pelo agravamento da acne. Além disso, há a colonização por uma bactéria, que causa inflamação do local e a formação de rolhas de queratina, que entopem a saída do sebo. A niacinamida, ou Nicotinamida, é uma alternativa econômica que reduz a excreção de sebo, além de tratar a inflamação causada pela bactéria.
Ajuda a Reparar do DNA e Restaurar a Imunidade da Pele:
Um certo tipo de vitamina B3 pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pele não-melanoma em 23%, de acordo com pesquisa divulgada nesta semana nos Estados Unidos.
Conhecido como Nicotinamida, o suplemento vitamínico mostrou-se eficaz em melhorar a reparação do DNA e restaurar a imunidade da pele, segundo os resultados apresentados antes do American College of Clinical Oncology Conference em Chicago.
Sinais de Deficiência de Nicotinamida:
A deficiência severa de niacina causa uma doença chamada pelagra, que provoca distúrbios em várias partes do corpo. De modo geral, é caracterizada por : dermatite, diarreia e demência. Conheça melhor os sintomas da pelagra:
- Alterações Digestivas: vômitos, diarreia ou prisão de ventre, baixa produção de ácido clorídrico (prejudica a digestão), além de língua inchada.
- Distúrbios Neurológicos: confusão mental e desorientação, podendo gerar psicose, delírio e demência profunda, além de depressão, tremores, dor de cabeça e perda de memória.
- Alterações na Pele: descamação, pigmentação escurecida nas pernas e braços, pele craquelada e dermatite.