Planta Ninfeia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, Pelo real nome da planta, você pode achar até que não a conhece, mas quando chegar na parte das características físicas, certamente vai reavivar na sua memória.
A ninfeia é conhecida por ser um vegetal de ordem aquática e comumente encontrada em lagos.
Também conhecida como aguapé-da-flor-branca, ninfeia branca, lírio aquático, lírio-d’água, nymphea albo-virides, entre outras numenclaturas, a planta ninféia é conhecida por ser um vegetal de ordem aquática e comumente encontrada em lagos.
Beneficio da Ninfeia Para Saúde:
Essa espécie é considerada benéfica para a saúde humana, já que possui uma gama de propriedades que podem ser aplicadas na medicina natural.
A ninfeia é um vegetal considerado antisséptico, adstringente, antiblenorrágico, antidiarreico, calmante e emoliente, assim como sedativo e mucilaginoso.
Dependendo da forma que é utilizada, a ninfeia pode ser usada no processo de tratamento e cura de doenças como diarreia, gonorreia, leucorreia e bronquite.
Além do mais ela também combate infecções da vagina e uretra e ainda problemas de pele. Por fim, a planta ainda possui efeito calmante.
Chá de Ninfeia:
Uma das formas mais usuais de incluir a ninfeia no tratamento de saúde é através do preparo do chá.
Para isso, a parte utilizada são as flores, de preferência secas. Você vai precisar de 200 ml de água filtrada e um punhado da parte da planta indicada.
Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa.
Assim que a água apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas secas da ninfeia.
Deixe descansar por cerca de 10 minutos, sem esquecer de tampar o recipiente.
Passado esse tempo, retire as folhas com ajuda de uma peneira e o chá estará pronto para ser ingerido.
A recomendação é que o chá de ninfeia seja consumido até três vezes durante o dia.
Malefícios da Ninfeia:
Mulheres em período de gestação, amamentação e animais não devem consumir esta planta de forma alguma.