Óleo de Hortelã para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, A Hortelã é uma planta aromática de cheiro puro, refrescante e de sabor intenso.
Existem muitas espécies, algumas originárias do sul e do centro da Europa, outras do Oriente Médio e do centro da Ásia.
Diziam os antigos que conhecê-las todas era tão difícil quanto contar as centelhas que saíam do vulcão do monte Etna.
No Brasil as espécies mais conhecidas são hortelã-de-cozinha, hortelã-de-horta, hortelã-pimenta e poejo. A maior produtora atualmente é a região norte da África.
O Óleo de Hortelã (em concentrações de até 2,5% nas folhas secas) é composto principalmente por mentol (50%), responsável pelo odor refrescante e encontrado em folhas mais velhas.
A hortelã é uma planta herbácea sendo muito utilizada no Oriente Médio e, ao lado do tomilho, é a especiaria mais forte da culinária britânica. Atualmente sua principal zona de cultivo é o norte da África.
A Hortelã é uma Erva aromática igualmente reconhecida pelo seu perfume refrescante é utilizada nas mais diversas preparações.
Descrição da Planta:
medindo de 30 a 80 cm, ligeiramente aveludada. Haste ereta, quadrangular, avermelhada, ramosa. Ramos eretos e opostos. Folhas opostas, curtamente pecioladas, oval-alongadas, lanceoladas ou acuminadas, serreadas, algo pubescentes.
Flores violáceas, numerosas pedunculadas, reunidas em verticilos separados e formando na extremidade das hastes, espigas obtusas, curtas, ovóides, assaz cerradas, munidas de brácteas na base. Cálices gamossépalo, tubuloso, de 5 dentes quase iguais.
Origem da Hortelã:
Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.
Ela aparece em Todas as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com Óleo de Hortelã antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.
Tipos de Hortelã:
As espécies mais conhecidas são:
- Hortelã pimenta – Mentha piperita (planeta Lua/Vênus).
- Hortelã verde – Mentha spicata (planeta Lua).
- Poejo– Mentha pulegium(planeta Lua/Vênus).
- Hortelã Crespa – Mentha crispa.
- Hortelã doce-Mentha arvensis.
- Hortelã Romana-Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas,planeta regente Júpiter).
- Gatária – Nepeta gataria L.
- Hortelã do Brasil(hortelà vulgar, hortelà do norte, levante).
- Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega.
Valor Nutricional do Óleo da Hortelã:
Hortelã tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em Vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Óleo de Hortelã Para Saúde:
Benefícios do Óleo de Hortelã Para Saúde:
1. Benefício do Óleo de Hortelã Contra Acne:
Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas, as folhas do Óleo de Hortelã se mostram eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso.
2. Previne o Alzheimer:
Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios do Óleo de Hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental.
O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, do Óleo de Hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.
3. Ajuda o Sistema Imunológico:
Assim como diversos alimentos naturais, esta erva pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade.
Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas.
4. Ajuda a Reduzir o Colesterol:
Ela é considerada uma erva capaz de promover a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura e, portanto, no controle do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL).
5. Óleo de Hortelã Previne o Câncer:
Devido à presença do álcool perílico em sua composição, a esta erva pode ser uma grande aliada no combate a vários tipos de cânceres.
Isso porque essa substância fitoquímica possui efeitos positivos e reconhecidos na prevenção do câncer de mama, fígado, próstata, cólon, pulmão e pele.
É claro que, para isso, a erva deve estar aliada a outros alimentos com a mesma função para fazer efeito.
6. Fortalece os Fios dos Cabelos:
O Óleo de Hortelã também pode fazer muito bem à saúde do couro cabeludo e fios do nosso cabelo.
7. Benefício do Óleo de Hortelã Contra o Mau Hálito:
Como ela é também antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas do Óleo de Hortelã ou usar um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.
8. Alivia Dores de Cabeça:
Quem sofre de dores de cabeça e enxaqueca também pode se beneficiar do Óleo de Hortelã para amenizar as dores.
9. Benefício do Óleo de Hortelã Para Náuseas:
Isso porque a erva possui efeitos calmantes e que podem ajudar também em náuseas, sejam estas causadas por viagens ou por conta de gravidez.
10. Combate o Estresse:
O Óleo de Hortelã tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Ela é usada em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.
11. Favorece a Saúde dos Olhos:
Ela contem quantidades generosas de vitamina C e vitamina A, que são conhecidas por contribuir para melhorar a visão.
12. Auxilia no Tratamento de Doenças Respiratórias:
Há indícios de que essas pequenas folhas também podem ajudar no tratamento de doenças respiratórias, principalmente daquelas que provocam congestionamento nasal e na garganta, atuando como um remédio capaz de amenizar desconfortos nos brônquios e pulmões.
13. Auxilia na Perda de Peso:
Por ajudar no estímulo das chamadas enzimas digestivas, estas folhas podem ajudar na melhora da digestão e na absorção de nutrientes essenciais ao nosso corpo, fatores essenciais para a perda de peso de forma saudável.
14. Benefício do Óleo de Hortelã Para Tratar Resfriados e Gripe:
Esta erva contém vitamina C, que é um poderoso antioxidante que destrói bactérias e reduz os danos dos radicais livres às células, ela aumenta o número de glóbulos brancos no corpo, preparando-os contra resfriados e gripe.
15. Favorece a Saúde da Pele:
Graças a suas propriedades de resfriamento, ela pode acalmar a pele irritada causada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros.
16. Propriedades Antibacterianas:
Estas folhas têm o potencial de interromper o crescimento de diferentes bactérias, como Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
17. Melhora a Circulação Sanguínea:
Os compostos aromáticos presentes nestas pequenas folhas aliviam os espasmos musculares, aumenta a circulação sanguínea, reduz a dor e promove a transpiração, enquanto os compostos adstringentes encolher os tecidos inflamados.
18. Alivia a Tosse:
Sente-se perturbado por causa dos problemas de tosse? O Óleo de Hortelã é citada como uma das melhores armas contra todos os tipos de tosse.
É estomático, tônico, anodino, estimulante e carrega mentol, um excelente elemento calmante para limpar fleuma dentro de nossas garganta.
19. Combate a Asma:
As folhas de Hortelã contêm ácido rosmarino, que é benéfico na asma devido às suas propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e bloqueiam a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como leucotrienos.
20. Controla a Diabetes:
Os compostos fenólicos encontrados nestas folhas e suas propriedades antioxidantes ajudam a controlar a diabetes tipo 2.
21. Controla a Pressão Arterial:
As propriedades relaxantes do mentol nestas folhas ajudam a tornar o nosso corpo livre de tensão e, portanto, controla a pressão arterial elevada.
22. Estimula o Funcionamento do Cérebro:
Ela é capaz de aumentar significativamente a retenção da memória e a função cognitiva e que, também aumenta a resistência mental.
23. Alivia Cólicas Menstruais:
O efeito analgésico desta planta possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.
24. Ameniza os Problemas Respiratórios:
Uma substância chamada mentol e que está presente no Óleo de Hortelã, é um grande auxiliador na limpeza do sistema respiratório. É um tipo de expectorante natural bastante eficaz, porém, os seus efeitos são temporários.
25. Melhora Náuseas e Dor de Cabeça:
Para melhorar a sua dor de cabeça, o ideal é usar algumas poucas gotas de Óleo de Hortelã e aplicar na testa. Os seus compostos penetram através da pele e vão para a corrente sanguínea onde conseguem agir como substâncias analgésicas.
Para aliviar o desconforto estomacal como as náuseas, apenas inalar o Óleo de Hortelã já consegue resolver o problema. O Óleo de Hortelã apresenta propriedades relaxantes e calmantes ajudando assim a aliviar o desconforto. Também é indicado para gestantes nos primeiros meses quando os enjoos são mais frequentes.
26. Reduz o Estresse:
E falando em propriedades calmantes, assim como os outros óleos essenciais, o Óleo de Hortelã também ajuda a aliviar o estresse e também outras doenças como a ansiedade. Isso resulta em mais foco e disposição para o trabalho e também em menos doenças já que o cortisol – um grande problema para a nossa saúde – não será mais produzido.
27. Ajuda na Digestão:
Já viu alguém tomar chá de hortelã logo após comer muito ou porque está um pouco enjoado? O mesmo pode ser feito com o Óleo de Hortelã: basta pingar algumas gotas num copo com água e beber. Os problemas estomacais serão rapidamente resolvidos.
28. Mata os Fungos:
O Óleo de Hortelã também apresenta propriedades antifúngicas. Para quem tem problemas de micose nas unhas e também nos pés. Ter Óleo de Hortelã por perto é muito bom para aqueles que praticam esportes, andam muito com sapatos fechados ou estão em contato constante com a areia da praia, um ambiente muito comum para adquirir micose.
29. Melhora a Digestão:
Os benefícios do Óleo de Hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar.
Esse efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas.
30. Protege o Couro Cabeludo:
O Óleo de Hortelã é essencial para o cuidado do cabelo e o protege de doenças e condições como a caspa. Um shampoo com extrato de hortelã seria ideal para melhorar o dano capilar que exista.
Outros Benefícios:
- Trata inflamações musculares;
- Combate a febre;
- Promove a saúde dos ossos;
- Ajuda no crescimento do cabelo;
- Ajuda a Controlar a Ansiedade;
- Auxilia no tratamento do intestino irritável;
- Alivia inflamações no fígado;
- Reduz as câimbras musculares;
- Reduz o inchaço;
- Combate a insônia.
Como Consumir a Hortelã:
A hortelã pode ser consumida em forma de infusão para um tratamento em longo prazo. Também pode ser consumida em forma de chá como acompanhamento de um lanche saudável e que proporcione benefícios no rendimento e energia da pessoa.
Por outro lado, as folhas frescas de hortelã também servem para o uso culinário, sendo um ingrediente que dá um toque distinto para as refeições ou pratos principais.
Por seus benefícios digestivos é excelente sua inclusão na dieta diária e desfrutar melhor de uma refeição, por exemplo, em sopas, caldos, saladas, arroz, carne, etc.
O Óleo de Hortelã é ideal para a aplicar massagens no corpo e realizar tratamentos com inalações para descongestionar e expectorar as vias respiratórias.
Também este óleo pode ser usado para o cuidado do cabelo e como fragrância energizante. A pomada ou gel serve de grande ajuda para combater doenças comuns como resfriado, gripe e dor de cabeça.
Usar a pomada de hortelã todas as noites antes de dormir é eficaz para poder passar uma noite descansada.
Os ingleses não a dispensam no mint sauce, os libaneses exigem-na no taboulé, os marroquinos no chá, os beirões nos maranhos.
Malefícios do Óleo de Hortelã:
Não deve ser consumida em grandes quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bolbo raquidiano.