Óleo de Hortelã Pimenta para que serve? como tomar, benefícios e malefícios
Óleo de Hortelã Pimenta para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, A Hortelã (Mentha piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas e seria quase um crime falar do trato digestivo sem dar a esta planta o seu devido lugar.
A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções.
Pensa-se que esta planta tem origem na Ásia Oriental e foi verificado ser um híbrido de duas plantas diferentes. É ainda uma das primeiras plantas a ser cultivada ativamente. As plantas originais não são muito conhecidas e a Hortelã tem demonstrado ter uma composição genética complexa.
Aqueles que tem hortelã nos seus jardins saberão que a planta cresce vigorosamente e multiplica-se através de rizomas. Entretanto, quando crescem num lugar sem transplante regular, a hortelã pode deteriorar-se, perdendo o sabor e aroma.
Valor Nutricional do Óleo de Hortelã Pimenta:
O óleo extraído da erva é de cor amarelo. Tem um aroma muito mentolado, que é refrescante. O Óleo de Hortelã-Pimenta contém ácidos ômega-3, Ferro, Magnésio, Cálcio, vitamina A e vitamina C, minerais, Potássio, Manganês e Cobre. Então, Confira Os 30 Benefícios do Óleo de Hortelã-Pimenta Para Saúde:
Benefícios do Óleo de Hortelã-Pimenta Para Saúde:
1. Protege o Couro Cabeludo:
O Óleo de Hortelã é essencial para o cuidado do cabelo e o protege de doenças e condições como a caspa. Um shampoo com extrato de hortelã seria ideal para melhorar o dano capilar que exista.
2. Melhora a Digestão:
Os benefícios do Óleo de Hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar.
Esse efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas.
3. Mata os Fungos:
O Óleo de Hortelã também apresenta propriedades antifúngicas. Para quem tem problemas de micose nas unhas e também nos pés. Ter Óleo de Hortelã por perto é muito bom para aqueles que praticam esportes, andam muito com sapatos fechados ou estão em contato constante com a areia da praia, um ambiente muito comum para adquirir micose.
4. Ajuda na Digestão:
Já viu alguém tomar chá de hortelã logo após comer muito ou porque está um pouco enjoado? O mesmo pode ser feito com o Óleo de Hortelã: basta pingar algumas gotas num copo com água e beber. Os problemas estomacais serão rapidamente resolvidos.
5. Reduz o Estresse:
E falando em propriedades calmantes, assim como os outros óleos essenciais, o Óleo de Hortelã também ajuda a aliviar o estresse e também outras doenças como a ansiedade.
Isso resulta em mais foco e disposição para o trabalho e também em menos doenças já que o cortisol – um grande problema para a nossa saúde não será mais produzido.
6. Melhora Náuseas e Dor de Cabeça:
Para melhorar a sua dor de cabeça, o ideal é usar algumas poucas gotas de Óleo de Hortelã e aplicar na testa. Os seus compostos penetram através da pele e vão para a corrente sanguínea onde conseguem agir como substâncias analgésicas.
Para aliviar o desconforto estomacal como as náuseas, apenas inalar o Óleo de Hortelã já consegue resolver o problema. O Óleo de Hortelã apresenta propriedades relaxantes e calmantes ajudando assim a aliviar o desconforto. Também é indicado para gestantes nos primeiros meses quando os enjoos são mais frequentes.
7. Ameniza os Problemas Respiratórios:
Uma substância chamada mentol e que está presente no Óleo de Hortelã, é um grande auxiliador na limpeza do sistema respiratório. É um tipo de expectorante natural bastante eficaz, porém, os seus efeitos são temporários.
8. Alivia Cólicas Menstruais:
O efeito analgésico desta planta possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.
9. Estimula o Funcionamento do Cérebro:
Ela é capaz de aumentar significativamente a retenção da memória e a função cognitiva e que, também aumenta a resistência mental.
10. Controla a Pressão Arterial:
As propriedades relaxantes do mentol nestas folhas ajudam a tornar o nosso corpo livre de tensão e, portanto, controla a pressão arterial elevada.
11. Controla a Diabetes:
Os compostos fenólicos encontrados nestas folhas e suas propriedades antioxidantes ajudam a controlar a diabetes tipo 2.
12. Combate a Asma:
As folhas de Hortelã contêm ácido rosmarino, que é benéfico na asma devido às suas propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e bloqueiam a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como leucotrienos.
13. Alivia a Tosse:
Sente-se perturbado por causa dos problemas de tosse? O Óleo de Hortelã é citada como uma das melhores armas contra todos os tipos de tosse.
É estomático, tônico, anodino, estimulante e carrega mentol, um excelente elemento calmante para limpar fleuma dentro de nossas garganta.
14. Melhora a Circulação Sanguínea:
Os compostos aromáticos presentes nestas pequenas folhas aliviam os espasmos musculares, aumenta a circulação sanguínea, reduz a dor e promove a transpiração, enquanto os compostos adstringentes encolher os tecidos inflamados.
15. Propriedades Antibacterianas:
Estas folhas têm o potencial de interromper o crescimento de diferentes bactérias, como Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
16. Favorece a Saúde da Pele:
Graças a suas propriedades de resfriamento, ela pode acalmar a pele irritada causada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros.
17. Benefício do Óleo de Hortelã Para Tratar Resfriados e Gripe:
Esta erva contém vitamina C, que é um poderoso antioxidante que destrói bactérias e reduz os danos dos radicais livres às células, ela aumenta o número de glóbulos brancos no corpo, preparando-os contra resfriados e gripe.
18. Auxilia na Perda de Peso:
Por ajudar no estímulo das chamadas enzimas digestivas, estas folhas podem ajudar na melhora da digestão e na absorção de nutrientes essenciais ao nosso corpo, fatores essenciais para a perda de peso de forma saudável.
19. Auxilia no Tratamento de Doenças Respiratórias:
Há indícios de que essas pequenas folhas também podem ajudar no tratamento de doenças respiratórias, principalmente daquelas que provocam congestionamento nasal e na garganta, atuando como um remédio capaz de amenizar desconfortos nos brônquios e pulmões.
20. Favorece a Saúde dos Olhos:
Ela contem quantidades generosas de vitamina C e vitamina A, que são conhecidas por contribuir para melhorar a visão.
21. Combate o Estresse:
O Óleo de Hortelã tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Ela é usada em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.
22. Benefício do Óleo de Hortelã Para Náuseas:
Isso porque a erva possui efeitos calmantes e que podem ajudar também em náuseas, sejam estas causadas por viagens ou por conta de gravidez.
23. Alivia Dores de Cabeça:
Quem sofre de dores de cabeça e enxaqueca também pode se beneficiar do Óleo de Hortelã para amenizar as dores.
24. Benefício do Óleo de Hortelã Contra o Mau Hálito:
Como ela é também antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas do Óleo de Hortelã ou usar um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.
25. Fortalece os Fios dos Cabelos:
O Óleo de Hortelã também pode fazer muito bem à saúde do couro cabeludo e fios do nosso cabelo.
26. Óleo de Hortelã Previne o Câncer:
Devido à presença do álcool perílico em sua composição, a esta erva pode ser uma grande aliada no combate a vários tipos de cânceres.
Isso porque essa substância fitoquímica possui efeitos positivos e reconhecidos na prevenção do câncer de mama, fígado, próstata, cólon, pulmão e pele.
É claro que, para isso, a erva deve estar aliada a outros alimentos com a mesma função para fazer efeito.
27. Ajuda a Reduzir o Colesterol:
Ela é considerada uma erva capaz de promover a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura e, portanto, no controle do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL).
28. Ajuda o Sistema Imunológico:
Assim como diversos alimentos naturais, esta erva pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade.
Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas.
29. Previne o Alzheimer:
Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios do Óleo de Hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental.
O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, do Óleo de Hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.
30. Benefício do Óleo de Hortelã Contra Acne:
Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas, as folhas do Óleo de Hortelã se mostram eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso.
Malefícios da Hortelã Pimenta:
Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta podem incluir reações de alergia na pele, como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária na pele, ou ocorrer a irritação das mucosas do estômago, com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.
A Hortelã-pimenta na forma de óleo ou cápsulas está contraindicada na gravidez e na amamentação, pois pode passar para o leite materno, podendo alterar o cheiro e o sabor do leite, prejudicando a amamentação.
Óleo ou tintura de Hortelã-pimenta não deve ser usado em bebes e crianças com menos de 5 anos de idade, especialmente no pescoço ou nuca, pois pode ser muito forte muito forte para a criança.