Óleo de Palma Rose para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, Cymbopogon Martinii é o nome científico da planta mais conhecida por Palma Rosa.
Pertencente a família das Poaceae, esta erva possui diversas propriedades benéficas ao corpo.
Contudo, ela não pode ser utilizada de forma interna.
Por esta razão, é extraído um Óleo essencial do broto das folhas desta planta, o qual carrega a maioria dos princípios ativos da rosha grass, nome pelo o qual a Palma Rosa também é chamada.
O aroma agradável do Óleo de Palma Rosa, semelhante ao das rosas, já tornou popular para a indústria de cosméticos como componente para fabricação de sabonetes e perfumes. Entretanto, o Óleo de Palma Rosa também merece atenção especial em função de suas diversas propriedades medicinais, que podem ser utilizadas para tratar e combater uma série de doenças e incômodos no corpo comuns no dia a dia.
Propriedades do Óleo de Palma Rosa:
Esta Óleo possui diversas propriedades relacionadas ao bem-estar da pele, como adstringente, antisséptica, regeneradora celular, antifúngica, aromática, cicatrizante, bactericida e hidratante.
Além destas, apresenta também outros efeitos a exemplo da ação calmante, refrescante, relaxante e tônica,
Benefícios do Óleo de Palma Rosa:
1. Previne o Envelhecimento Precoce:
O Óleo de Palma Rosa é um citofilático, o que significa que promove a renovação e o desenvolvimento das células.
Essa capacidade é útil para retardar os sinais de envelhecimento.
2. Melhora o Sono:
Este Óleo tem uma fragrância suave que acalma a mente. Você pode usar ele em um vaporizador para difundir a fragrância em seu quarto.
3. Alivia Dores Musculares:
Quando usado externamente, ele traz grande alívio de problemas como neuralgia, lombalgia, ciática, reumatismo e espasmos.
4. Benefício do Óleo de Palma Rosa Para o Sistema Digestivo:
Outra propriedade benéfica deste Óleo é ajudar na digestão. As secreções dos sucos digestivos no estômago aumentam, assimilando e melhorando o apetite.
Além de ajudar numa melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.
5. Antiviral e Antisséptico Natural:
Ele é um poderoso aliado para evitar infecções em geral, especialmente em feridas mais superficiais e funciona como antisséptico natural para limpar a região.
6. Estimula o Apetite:
Útil para falta de apetite e para quem sofre de anorexia nervosa.
Outros benefícios:
- Combate a queda de cabelo;
- Hidrata a pele;
- Restaura a flora intestinal;
- Combate a acne;
- Auxilia no tratamento da celulite;
- Alivia o estresse.
Como Usar:
O Óleo de Palma Rosa pode ser utilizado de diversas formas, conheça algumas:
- Aromaterapia: Para deixar aquele cheirinho delicioso no ambiente pode-se utilizar um borrifador com água ( misture 400 ml de água com 40 gotas de Óleo, agite bem e passe no ambiente). Se preferir, utilize o aromatizador elétrico ( misture uma colher de água morna com algumas gotas do Óleo de Palma Rosa);
- Estética: Dilua de 20 a 60 gotas de Óleo de Palma Rosa para cada 100 ml de óleo vegetal ( azeite, óleo de girassol, semente de uva, amêndoas).
Para uma massagem somente, dilua 2 a 3 gotas do óleo essencial para 1 colher de sopa do óleo vegetal. - Banhos: Coloque 10 gotas deste Óleo na banheira com água morna, se a pele for demasiadamente sensível, é indicado diluir em uma colher de óleo vegetal.