Os 11 Principais Sintomas da Endometriose
Para se ter um diagnóstico precoce doenças pode ser a diferença entre a vida e a morte. Tal é o caso da endometriose, que é uma doença que pode se tornar complicada ao longo do tempo e, portanto, é necessário conhecer seus sintomas a fim de prevenir ou diagnosticá-la antes que seja tarde demais para o paciente.
Os 11 clássicos sintomas da endometriose são as seguintes que pode ou não pode aparecer em conjunto com outros sintomas e sinais apresentados pelo nosso organismo:
Os Principais Sintomas da Endometriose
Evacuação Dolorosa ou Difícil:
A endometriose é uma doença que pode causar defecação dolorosa.
Dismenorreia ou Menstruação Dolorosa:
Toda menstruação é acompanhada de contrações uterinas, mas em alguns casos estas contrações produzem cólica intensas, às vezes incapacitantes. Ao quadro de fluxo menstrual acompanhado de cólica pode ser um dos sintomas da endometriose.
Disúria Cíclico, Micção Dolorosa:
A dor ao urinar é um problema bastante comum, muitas vezes causado por uma infecção em algum lugar do trato urinário que pode está relacionado a um dos sintomas de endometriose.
Hematúria Cíclico:
Hematúria é a perda de sangue pela urina que também é um sintoma de endometriose muito importante pois a partir desse sintomas de endometriose você perceberá que alguma coisa está errado com seu corpo. Normalmente há a presença de algum sangue na urina, mas em muito pequena quantidade
Dor na Mama:
Também chamada de mastalgia, a dor e sensibilidade na mama pode ir e vir com a menstruação (cíclicas) ou pode não seguir qualquer padrão (não-cíclicas), mais se por ventura sentir alguma sensibilidade nos seios se não estiver em seu período menstrual pode ser uma alerta de sintomas da endometriose.
Relações Sexuais Dolorosas:
A dor fazer relações sexuais é algo bastante comum, muitas vezes causado por uma inflamação em algum lugar do trato urinário que pode está relacionado a um dos sintomas da endometriose. Quando esta doença está relacionada com o órgão sexual, é muito comum que quando fazem sexo, há uma dor durante a relação.
O problema é que muitas mulheres não relacionam a dor com a endometriose, mas relaciona a dor para o ato sexual. Deve ser lembrado que este ato deve causar prazer. Se você tem dor , quer dizer que algo está errado e você deve consultar um médico, especialmente se esta dor é cíclica, ou seja não aparece em todas as ocasiões.
Dor Pélvica Não Menstrual:
Dor que ocorre quando uma mulher não está menstruada pode ser um dos sintomas da endometriose
Fadiga e Cansaço Sem Motivos:
O estresse do dia a dia e a necessidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo podem fazer a fadiga perturbar a rotina e isso pode ser um sintoma de endometriose por isso fique atento
Sangramento Retal Cíclica:
Sangramento retal geralmente se desenvolve rapidamente e está comumente associado a transtornos abdominais ou seja sintoma de endometriose
Alterações na Menstruação:
Esta dor é causada pela inflamação do útero no processo da menstruação, mas é porque a endometrial está presente, a dor torna-se aguda até que se torne insuportável para as mulheres.
O principal problema com este sintoma de endometriose é que a cólica que é comum no dia-a-dia das mulheres, então no princípio você não pode levantar suspeitas sobre a saúde do paciente, desde que foi um sintoma causado por inúmeros fatores, não conseguimos pensar em endometriose como causa.
Por isso, é aconselhável sempre dizer ao seu ginecologista o que esta sentindo, pois pode ser uma cólica rotineira causada por fatores normais no processo de menstruação.
Infertilidade em Mulheres:
O sintoma de endometriose mais infeliz é que ele pode causar infertilidade afetando diretamente o dispositivo reprodutor feminino. A boa notícia é que existem tratamentos muito eficazes para impedir que isto aconteça, porque a infertilidade é normalmente causado por um produto bloqueio da inflamação provocada pela doença, que impede que o embrião permanência no útero.
Embora seja paciente, porque o tratamento é longo e deve ter um controle muito preciso, a infertilidade pode desaparecer, uma boa notícia para as mulheres que sofrem de endometriose.