A Parietária contém ricas propriedades que ajudam a combater e prevenir diversas doenças. Essas propriedades garantem melhoras em determinadas doenças. Vale ressaltar também que a planta pertence à família das Urticaceae.
Entre as propriedades naturais que fazem dessa espécie bem popular na medicina natural, destacamos sua ação diurética, adstringente, emoliente e anti-inflamatória. A Planta cresce em muros velhos; a planta é verde de folhas alongadas e flores verdes.
Ela pode chegar a medir até 30 cm de altura e cresce em regiões de diferentes climas ao longo de todo o Brasil. Tem folhas cobertas por uma penugem não urticante. Parece um pouco com a urtiga brava.
As propriedades da Parietária variam muito, fazendo com que ela seja usada para tratar diversos problemas de saúde.
Benefícios da Parietária Para Saúde:
:A planta é recomendada para tratar e combater as seguintes condições de saúde:
- Artritismo agudo e crônico;
- Blenorragia;
- Bronquite;
- Cálculo renal e vesícula;
- Coração;
- Dermatoses;
- Câncer;
- Cistite;
- Disfunção hepática;
- Disúria (escassez e urina);
- Dores nas costas;
- Edemas;
- Ferimentos;
- Fígado;
- Inflamação das cordas vocais;
- Inflamações urinárias;
- Inflamações em geral;
- Nefrite;
- Furúnculo;
- Hemorroidas;
- Hidropsia;
- Afecção pulmonar;
- Anúria (falta de urina);
- Pielite;
- Pedra nos rins.
Como Fazer o Chá de Parietária:
Para fazer o chá de Parietária, você irá usar um litro de água purificada e 30 gramas das folhas da erva. Depois, você deve pegar uma vasilha com tampa e colocar a água para ferver.
Assim que começar a ferver, você deve desligar o fogo e acrescentar a erva. Ainda com o recipiente tampado, deixe esfriar durante 10 minutos.
Passando esse período, utilize uma peneira para tirar toda a erva que foi utilizada no preparo, depois disso, o chá está pronto para ser ingerido. A recomendação é que o consumo diário da bebida não ultrapasse três xícaras.
Contraindicações da Parietária:
As gestantes ou em período de lactação não devem fazer uso da bebida feita com a Parietária, isso porque o consumo pode trazer maléficos para a saúde do bebê.