A planta Pata-de-Vaca pode ser nomeada em outras regiões como mão de vaca, pata de boi ou ainda unha de boi. A árvore, de nacionalidade brasileira, possui um tronco espinhoso e flores grandes e exóticas que são, normalmente brancas, ou mais raramente avermelhadas.
De nome científico Bauhinia foticata, a Pata-de-Vaca é nativa do Sul do Brasil, também sendo encontrada no Paraguai, Argentina e Uruguai. Com até 6 metros de altura, suas folhas podem alcançar 15 cm de comprimento e 14 de largura.
Origem da Pata-de-Vaca:
O fruto da pata de Vaca é uma vagem contendo diversas sementes, através das quais a Pata-de-Vaca se reproduz. O cultivo dela é fácil, não requer grandes cuidados em relação ao clima e solo. Tanto é que a árvore é encontrada com frequência em terrenos baldios, beiras de estradas, matas, etc.
A pata-de-vaca é comum na Amazônia, mas aparece também em áreas de cerrado. As populações indígenas e ribeirinhas destas regiões conhecem os benefícios da Pata-de-Vaca há centenas de anos.
Benefícios da Pata-de-Vaca Para Saúde:
- Ajuda no tratamento da gota, hemofilia e doenças cardíacas;
- Atua como analgésico;
- Auxilia em casos de complicações urinárias e cálculos na bexiga;
- Coadjuvante no emagrecimento;
- Combate enfermidades no estômago, rins, baço, vesícula e fígado;
- É depurativa e diurética;
- Promove a diurese;
- Estimula o apetite;
- Reduz a hipertensão arterial;
- Previne e trata anemia;
- Trata a diarreia.
Como Preparar Chá de Pata de Vaca:
Ingredientes:
- 2 folhas de Pata de Vaca;
- 400 ml de água.
Modo de Preparo:
- Lave bem as folhas da Pata de Vaca e depois pique-as;
- Coloque-as em um recipiente junto com a água e em seguida leve ao fogo;
- Quando o líquido atingir a fervura, aguarda aproximadamente cinco minutos e desligue o fogo;
- Deixe o recipiente abafado até o chá amornar;
- Em seguida, coe e consuma a bebida;
- O indicado é consumir duas xícaras por dia.
Malefícios da Para de Vaca:
O chá de Pata de Vaca não deve ser consumido por mulheres que estão em processo de amamentação ou gestantes. Pacientes que estão enfrentando crises de excesso de glicose no sangue também devem evitar o consumo da Pata-de-Vaca. É preciso ter moderação na hora de utilizar a Pata de Vaca medicinal. O uso em excesso do chá de folhas de Pata-de-Vaca pode ocasionar efeitos adversos.
O consumo sem moderação da Pata-de-Vaca também pode provocar crises de diarreia pastosa e aumentar o número de evacuações em indivíduos que possuem intestinos com tendências à diarreia. Pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea só devem consumir o chá de planta acompanhados por especialista.
Por ter algumas substâncias, a Pata-de-Vaca pode gerar reações tóxicas ou interferir no efeito de alguns medicamentos, especialmente drogas antidiabéticas. Para evitar o risco do descontrole da medicação, pacientes com diabetes devem consultar um endocrinologista antes de iniciar um tratamento com a erva medicinal.