A pectina é uma fibra encontrada em diversas frutas, principalmente na maçã, por exemplo. Muito usada na indústria alimentícia, a pectina é encontrada como aditivos estabilizantes e gelificantes em alimentos como sucos, doces e geleias. Também é amplamente encontrada em medicamentos como laxantes e pastilhas para a garganta.
A pectina pode ser extraída diretamente dos frutos ou encontrada na forma de suplementos. Abaixo, vamos mostrar com mais detalhes em que alimentos encontrar a pectina, para que serve essa fibra tão presente em nossa dieta e entender se a pectina emagrece mesmo ou não.
Alimentos ricos em Pectina:
A pectina é encontrada principalmente no albedo de frutas cítricas e na polpa da maçã. Existem três formas primárias da substância: os ácidos pécticos, as pectinas e as proto pectinas, variando conforme a fonte de obtenção.
As principais fontes alimentares da pectina são o bagaço da maçã, junto a casca de frutas cítricas. Ela é também encontrada no:
- Damasco;
- Morango;
- Jabuticaba;
- Tamarindo;
- Nas beterrabas açucareiras;
- Infrutescências do girassol;
- Cenouras;
- Goiaba;
- Kiwi;
- Tomates;
- Ervilhas;
- Arroz integral;
- Batatas;
Benefícios da Pectina Para Saúde:
Por ser uma fibra solúvel, o uso da pectina é geralmente indicado a perda de peso. Esta característica da pectina favorece a sensação de saciedade por tempo prolongado, além de manter os níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para a saúde.
Diminui o Colesterol:
A capacidade redutora dos níveis de colesterol, por conter em suas propriedades componentes que atuam diretamente na eliminação de placas em acúmulo nas artérias.
Diminui a Pressão Arterial:
A regulação da pressão arterial, dada pela utilização do colesterol no fígado. Este benefício é explicado pela facilidade de excreção dos ácidos biliares, que intensifica a produção dos ácidos esteroides, reduzindo a pressão arterial.
Prevenção do Câncer:
Há ainda estudos que indicam que a pectina pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata e também de cálculos biliares. Estes últimos, inclusive, podem encontrar na substância propriedades terapêuticas.
Deficiência da Pectina:
A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a comida a se movimentar através do trato digestivo e agrega volume aos resíduos, ajudando a tornar a digestão mais lenta.
Além disso, ela ajuda a ligar o colesterol ao intestino, reduzindo a quantidade do que é absorvido na corrente sanguínea.
Isso é feito através da formação de uma espécie de gel que diminui o tempo da digestão dos lipídeos e permite, simultaneamente, a absorção otimizada de nutrientes.
A pectina pode ter um efeito importante no processo de emagrecimento. Isso porque a substância, ao entrar em contato com o estômago, forma essa massa gelatinosa que pode ajudar na perda de peso, já que acaba promovendo uma sensação de saciedade e plenitude.