A Pedra Ume Caá é usada popularmente na América do Sul para o tratamento de diabetes e possui eficácia comprovada para tal uso. Também é utilizada em casos de hipertensão, diarreia, hemorroidas, problemas renais, inflamações de útero e ovário, enterite e úlceras na boca; age como um tônico cardíaco
(equilíbrio e fortalece o coração), como adstringente para estancar sangramentos e as hemorragias, supressor de apetite, antioxidante, tonificador e fortalecedor do trato gástrico, hipotensivo (reduz a pressão sanguínea) e emagrecedor.
Formas de uso da Pedra ume caá:
Os modos de preparo da Pedra Ume Caá são principalmente a infusão ou em administração em cápsulas. O uso tradicional é um chá de folha simples com um gosto agradável, ligeiramente doce.
Benefícios e Propriedades da Pedra ume caá:
Além de um medicamento para a diabetes, a Pedra Ume Caá é indicada para os seguintes casos:
- colesterol,
- aftas,
- diarreia,
- hipertensão,
- hemorragias
- (uso como adstringente),
- tônico cardíaco,
- prevenção de neuropatias diabéticas,
- dieta para emagrecimento,
- enterite,
- hemorroidas,
- problemas renais,
- inflamações de útero e ovário,
- reumatismo, problemas de má circulação sanguínea.
Malefícios da pedra Ume:
Como reduz os níveis de açúcar no sangue, a Pedra Ume Caá é contraindicada em casos de hipoglicemia. A erva potencializa medicamentos antidiabéticos e medicamentos insulínicos, além de potencializar medicamentos anti-hipertensivos. Não é aconselhado o uso por crianças. Pessoas com intestino preso podem ter este problema agravado.
História e Curiosidades da Pedra ume Caá:
A Pedra Ume Caá é usada por tribos indígenas na floresta tropical para diabetes, diarreia e disenteria. A tribo Taiwanos (estabelecida no noroeste da Amazônia) considera que as folhas são adstringentes e a utilizam para a diarreia persistente. A pedra-ume é um arbusto de tamanho médio que cresce em regiões mais secas da Amazônia e em outras partes do Brasil. Possui folhas pequenas e verdes e flores grandes, de cor laranja-vermelha.
Receita Caseira da Pedra ume Caá:
Para o uso caseiro da Pedra Ume Caá é indicado seu consumo na forma de chá. Prepare o mesmo com duas colheres de sopa da erva para cada litro de água e leve ao fogo deixando em repouso até que alcance a fervura. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Seu consumo deve ser feito de duas a três vezes ao dia.
Atenção:
É imprescindível citar aqui que o uso da Pedra Ume Caá por pessoas com diabetes e problemas de hipertensão deve ser acompanhado por um médico competente. Nada de começar um tratamento por conta própria, pois, mesmo se tratando de uma erva com uso medicinal seu uso irrestrito pode oferecer riscos.