Peônia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Paeonia officinalis ou simplesmente Peônia, é uma planta que envolve algumas espécies medicinais. São elas a Paeonia lactiflora, Paeonia albiflora e Paeonia suffruticosa, todas pertencentes à família das Paeoniaceae. De flores grandes e perfumadas, as cores da Peônia são muito variadas, assim como o formato. Algumas variedades são resultantes de seleções e hibridizações que são feitas, principalmente, na China. Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Peônia:
A Peônia é uma planta com floração muito abundante. Existem milhares de variedades de peônias. Elas podem ser plantas mais simples ou árvores. A maioria das peônias mais simples é nativa da Europa e da Ásia, enquanto as árvores vêm todas da China.
As peônias se desenvolvem melhor em áreas ensolaradas. Suas flores surgem no final da primavera ou no início do verão e duram cerca de uma semana. Depois, as plantas produzem vagens com sementes. Algumas plantas de Peônia vivem mais de trinta anos.
Propriedades e Benefícios da Peônia:
A planta pode ser usada para o tratamento da amenorreia, anemia, dores comuns, coágulos no sangue e dismenorreia. Possui esses benefícios devido às suas ações como adstringente, vasodilatador, tônico sanguíneo, sedativo, imune estimulante, hepato-protetor, hipotensor, emenagogo, diurético, antiespasmódico, antisséptico, anti-inflamatório, entre outros.
Ajuda ainda no tratamento da infertilidade feminina, melhora a congestão sanguínea depois de danos traumáticos além de reduzir a tensão muscular e estimular os músculos uterinos.
Ajuda no tratamento da epilepsia, sendo usada para este fim desde a época de Hipócrates (470-377 a.C.), sendo que suas sementes, inclusive, eram usadas para fazer um colar com o intuito de repelir essa doença.
Como Fazer o Chá de Peônia:
Para o preparo do chá de Peônia são usadas as folhas e os brotos encontrados em lojas de produtos naturais. Nestes locais, inclusive, você pode consultar as instruções de preparo, mas apresentamos aqui uma sugestão:
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 6 colheres de chá rasas da erva.
Modo de Preparo:
- Em um recipiente, coloque a erva e reserve.
- Em seguida, coloque a água em outro recipiente e leve ao fogo.
- Quando começar a ferver, desligue e jogue a água sobre a erva.
- Tampe e deixe descansar por um período em torno de 4 a 7 minutos.
- Depois disso, coe e consuma no mesmo dia.
Cultivo da Peônia:
A propagação deve ser feita por meio de sementes, enxertia ou divisão dos rizomas. Para que dure mais tempo, remova sempre a maior parte das folhas e corte cerca de 1 centímetro de sua haste, mas na diagonal. Coloque em um vaso limpo com água e continue a cortar as hastes diariamente para que bebam água corretamente.
Atenção:
A Peônia, apesar de benéfica, não tem comprovações de seus benefícios em humanos, assim como não foi determinada a segurança e eficácia. Antes de optar por usar, consulte um médico.