Picão-Preto é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Picão-Preto é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como Picão, Pica-pica ou Amor de mulher, utilizada para tratar inflamações, como artrite, dor de garganta ou dor muscular devido às suas excelentes propriedades anti-inflamatórias.
Normalmente, o Picão-Preto cresce nas regiões quentes da América do Sul e, por isso é muito frequente no Brasil, especialmente em jardins limpos, sem produtos tóxicos e longe das ruas. O Picão-preto é uma planta pequena que apresenta um caule verde escuro e folhas ligeiramente mais claras.
Origem do Picão-Preto:
O Picão-Preto é uma planta que se encontra em regiões tropicais e subtropicais e que é muito conhecida. Essa planta é conhecida muitas vezes como uma praga, visto que ela pode acabar grudando na roupa e sendo um pouco difícil de sair assim como uma praga.
O Picão Preto é muito utilizado aqui no brasil como chá, sendo que este chá é muito benéfico ao ser humano, sendo que ele pode ser usado para o tratamento de diversas doenças como veremos a seguir. Quer conhecer todos os benefícios do Picão Preto? Então confira agora logo mais abaixo.
Benefícios do Picão-Preto Para Saúde:
Melhora da Saúde Respiratória:
O uso desse chá proporciona uma limpeza das vias aéreas, acabando com a tosse, com o congestionamento nasal e com todos os demais sintomas que continuam após o fim de uma gripe;
Ajuda a Combater ao Inchaço:
O Picão-Preto possui ação diurética, por isso esse chá ajuda a combater o inchaço do corpo, eliminando toda a água presente através da urina;
Atua no Controle da Pressão Arterial:
Outro beneficio do Picão-Preto é que ele ajuda a controlar a pressão arterial sem provocar nenhum tipo de alteração ao coração ou a urina do individuo. Esse chá não é indicado para pessoas que possuem um problema de pressão sem orientação médica, ele apenas ajuda a regular uma pressão que sofre alterações as vezes;
Elimina o Açúcar do Sangue:
O Picão Preto também auxilia no tratamento da diabetes visto que ele auxilia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Porém, caso a pessoa já tome medicamentos que auxiliam na diminuição dos níveis de açúcar do sangue.
O uso do Picão Preto pode não ser benéfico e levar a um quadro de hipoglicemia, deixando a glicose em níveis mais baixos que o normal. Por isso, nesses casos também é imprescindível que se consulte um médico antes de utilizar esse chá;
Para Perda de Peso:
O chá de picão possui propriedades anti-inflamatória e desintoxicante, e por isso ele pode auxiliar no emagrecimento. Então, caso você deseje emagrecer, tomar o chá de picão pode te ajudar e muito a isso. Porem, é imprescindível que você procure um médico antes de fazer o uso desse chá, para que não cause nenhum maleficio a sua saúde.
Modo de uso do Picão-preto:
Podem ser utilizadas todas as partes da planta Picão Preto o para fazer infusões que podem ser utilizadas para gargarejos ou compressas mornas.
- Infusão de Picão-preto Para Problemas de Estômago: colocar ½ xícara de partes da planta seca em uma panela com ½ litro de água e deixar ferver durante 10 a 15 minutos. Filtrar a mistura e beber 1 xícara 4 a 6 vezes por dia;
- Gargarejos de Picão-preto Para Garganta Inflamada: preparar a infusão, deixar esfriar até ficar morna e gargarejar 3 vezes por dia;
- Compressas Mornas de Picão-Preto Para Reumatismo: preparar a infusão de Picão-Preto, deixar esfriar até ficar mornar, mergulhar compressas ou gaze limpa na mistura e depois aplicar sobre as articulações ou músculos doloridos.
Malefícios do Picão-Preto:
O uso do Picão-Preto não deve ser misturado com outros remédios diluidores do sangue, vez que a erva contem cumarinas. Pessoas sensíveis ou alérgicas à cafeína devem evitar o uso da planta. Diabéticos e hipertensos devem utilizar a planta apenas sob supervisão médica.