A Pimpinela é uma planta que pertence à família Rosaceae que abunda na Europa. Suas flores são sem pétalas, hermafroditas, e são encontradas nas pontas das hastes. Existem vários tipos desta planta, mas as mais comuns são o menor de Pimpinela e o maior.
A pequena Pimpinela (Poterium Sanguisorba) é também chamada de sanguisorba minor, erva de ervas, capim-faca ou sanguinária. Suas hastes eretas alcançam até 80 cm de altura e suas flores são verdes e roxas.
Em contraste, o pimpernel maior (Sanguisorba Officinalis) atinge uma altura de 1,20 metros e tem pequenas flores de cor púrpura escura.
O nome de sanguisorba que as duas espécies carregam vem da palavra sanguis do latim, referindo-se a sua propriedade para deter hemorragias.
Propriedades da Planta:
Em geral, pouco se sabe sobre estas plantas contendo nutrientes, mas o que é determinado é a quantidade de taninos, e que contém saponinas, flavonas, vitamina C e ácido gálico.
Benefícios Medicinais da Pimpinela:
A aplicação dessa planta para saúde é variada e conhecida há milhares de anos, mas não são muito completas.
Os benefícios medicinais da planta menor são:
- Tem propriedades adstringentes.
- É indicado para o tratamento de fezes sanguinolentas e desconforto gastrointestinal.
- Trata uma diarreia leve.
- Ajuda a curar feridas;
- Alivia a dor de garganta.
Outras propriedades da Planta:
A planta é amplamente utilizada na culinária, principalmente a menor, já que suas folhas são utilizadas como tempero em saladas, sopas e outros pratos. Na beleza, sua decocção pode ser usada em compressas para tratar queimaduras ou inflamações na pele.
Modo de Uso da Planta:
A Pimpinela pode ser utilizada na forma de chá.
Chá de pimpinela: coloque 1 colher (de sopa) das folhas secas em uma panela com 1 xícara de água e deixar ferver por 10 minutos. Tampe a panela e deixe macerar por 10 minutos. Coe e beba a seguir.
Malefícios da Pimpinela:
Não foram encontrados efeitos colaterais da planta.
Contraindicações da Planta:
A planta está contraindicada para grávidas e lactantes.