Frutas

Pitanga do Cerrado fruta: Origem, Benefícios e Malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 14/09/2021)

A Pitanga do Cerrado, arbustiva, produz pequenos frutos vermelhos, semelhantes aos da pitangueira nativa da Região Sul do País, mais conhecida e cultivada. A planta da Pitanga do Cerrado é um arbusto que atinge no máximo 1,5 metro e floresce nos meses de setembro e outubro. Seus frutos são mais alongados que a variedade do Sul e amadurecem em novembro.

É encontrada sobretudo em áreas de Cerrado com latossolo vermelho e pode ser propagada sem maiores dificuldades. Ela é também uma planta perene, semelhante à gabiroba, outra frutífera nativa.

Além da floração, a planta da Pitanga do Cerrado também tem como atrativo a folhagem, com folhas bonitas e alongadas e brotações vermelhas que contrastam com o verde.

Valor Nutricional:

Pitanga do Cerrado é bastante nutritiva, podendo ser inserida na alimentação para prevenir e tratar diversos tipos de doenças.

Isso porque ela é rico em nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C além de fósforo, ferro, potássio e cálcio, que são capazes de oferecer propriedades adstringentes, antivirais, antirreumáticas, analgésica, vermífugas, diuréticas, entre outras importantes para manter o corpo sempre saudável.

Benefícios da Pitanga do Cerrado:

1. Previne o Câncer:

Esta fruta é rica em fenóis e antocianinas, que são nutrientes altamente eficazes na prevenção de doenças degenerativas e atuantes na proteção das nossas moléculas de DNA contra mutações que possam levar ao desenvolvimento do câncer.

2. Auxilia no Tratamento de Gripes e Resfriados:

Por conta das propriedades anti-inflamatórias presentes na composição da Pitanga do Cerrado, você pode prevenir e tratar gripes e resfriados, bem como os seus incômodos sintomas, como febre e dor na garganta.

3. Melhora a Saúde do Coração:

Por conter vitaminas e minerais que ajudam na redução da pressão arterial, ela também pode ser usada para potencializar a saúde do sistema cardiovascular.

Ou seja, na prática, ao consumir a fruta, você pode proteger o coração de uma série de doenças, como hipertensão, derrames, AVC, ataques cardíacos e aterosclerose.

4. Benefício da Pitanga do Cerrado Contra a Diarreia:

Por conta de suas propriedades adstringentes, esta fruta também é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas de diarreias e outros desconfortos intestinais, potencializando a saúde do trato gastrointestinal como um todo.

5. Previne as Rugas:

Além destes muitos benefícios da Pitanga do Cerrado, ele pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto.

Esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

Outros Benefícios:

  • É indicada para sanar doenças do fígado, diarreia e cólica menstrual;
  • Controla diabetes, colesterol e reumatismo;
  • Também pode ser utilizada no tratamento de asma, bronquite e dores de garganta;
  • As folhas da fruta, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais;
  • Por agir como antioxidante, anti-inflamatório, diurético e calmante natural;
  • Ela também ajuda no tratamento de bronquite e reumatismo;
  • O consumo da Pitanga do Cerrado também auxilia na eliminação de inchaços e reduz a pressão arterial.

Como Usar:

A forma indicada para consumir é por meio do chá. O ideal é usar cerca de quatro folhas grandes da Pitanga do Cerrado, triturá-las com as mãos em pedaços pequenos e colocar em um recipiente.

Posteriormente, acrescentar cerca de 100 ml de água fervendo, tampar o recipiente e deixe descansar por 20 minutos.

A dica é para que se consuma o chá ainda quente. Não se deve reservá-lo para mais tarde, pois assim a bebida perde as propriedades.

Sair da versão mobile