Piteira é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Piteira é uma planta da família das Amarilidáceas, Também popular como pita, Piteira, caroatá-açu, gravatá-açu, Piteira, agave americana. Ela possui arbusto quase sem caule, folhas convexas, oblongas, glaucas, ensiformes, suculentas, com 1 a 2m de comprimento, dispostas em roseta, com um aguilhão na ponta.
A planta costuma crescer de 4 a 8 anos e emite uma haste floral de até 6m de altura com uma inflorescência gigante em formato de candelabro com flores branco esverdeadas tubulares. O fruto é uma cápsula triangular oblonga com inúmeras sementes.
A haste da planta após a secagem oferece uma medula rica em sílica, que é usada para afiar instrumentos de corte; Não confunda com a outra espécie da Amariliaceae. As partes utilizadas da planta são as raízes, folhas e a seiva.
De sua seiva prepara-se a bebida nacional mexicana – pulche. Faz parte da Farmacopeia Homeopática e tendo sido estudada nos E.U.A.
Propriedades da Piteira:
antissifilítica, antiescorbútica, antisséptica, depurativa do sangue, diurética, digestiva, estomáquica, expectorante, hemostática, hepática, laxante, vulnerária e resolutiva.
Benefícios da Piteira Para Saúde:
A planta pode ajudar a tratar e a prevenir anemia, blefarite, catarros bronquiais, feridas, problemas no fígado, hemorragia, icterícia, inchaços das pernas, intestino (inflamação), irritações na pele, lepra, manchas azuladas, queda de cabelo, rins, sacudidelas nos testículos e cordões espermáticos, seborreia, sífilis e tosse.
Modo de Usar a Planta:
suco. – raízes: antissifilíticas. – folhas em infusão: bebida refrescante, hepático, digestivo, sífilis, lepra.
– externamente: lavar olhos irritados. – suco fresco das folhas: resolutivo, irritações da pele, feridas e inchaços das pernas, manchas azuladas, sacudidelas nos testículos e cordões espermáticos;
– infusão: colocar em um copo uma ponta de faca de pó de agave e verter água fervente. Espere esfriar. Lavar os olhos (interna, externamente). É normal dar ardor no início da aplicação: blefarite;