Pixirica é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Pixirica possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. É um pequeno arbusto, que pode alcançar entre quarenta centímetros e três metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo, irrigação e temperatura.
A Pixirica (Leandra Lacunosa) é nativa do cerrado e encontrada nas regiões sul, sudeste e nordeste; conhecida por vários nomes tais como cabeludinha do cerrado ou do brejo, erva de jabuti, tinge-língua e Peludinha. Possui copa espalhada e folhas simples revestidas de pelos. Suas flores em forma de cacho, possuem cores que variam do branco ao rosa.
Os frutos em formato de baga, possuem casca fina e arroxeada, com polpa doce e suculenta. Propaga-se por mudas ou sementes. O fruto serve para alimentar os animais silvestres da Mata Atlântica. As plantas de L. australis são arbustos pequenos, comuns em beira de estradas, caminhos e trilhas, e possuem folhas ovais com uma coloração verde escura característica, e venação basal ou curtamente suprabasal.
As inflorescências possuem indumento vermelho escuro a nigrescente, e flores com corola alva e estames amarelos. Pode ser confundida com L. xanthocoma, que difere pelos estames maiores (anteras com até 5,0 mm compr.) e ovário com 4 lóculos.
Como brasileiro dói ver a valorização de plantas estrangeiras como o blueberry canadense, por exemplo, quando a Pixirica possui 5 vezes mais antocianinas do que esse.
Propriedades da Pixirica:
A Pixirica é rica em antioxidantes e nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina E e vitamina K, além de cobre, cromo, manganês, zinco e ferro, alcaloides, ácidos carbônicos e um número de componentes fenólicos, como quercetina, antocianinas, taninos, pectina e catequinas importantes para o bom funcionamento de todo o organismo humano.
A Pixirica possui muitas propriedades tais como: anti-inflamatória, cicatrizante, calmante, anti-infecciosa e antioxidante. Então, confira agora os muitos Benefícios da Pixirica Para Saúde:
Benefícios da Pixirica Para Saúde:
- O fruto é riquíssimo em antocianina, um pigmento responsável pela coloração escura dos frutos e pela cor de nossa pele.
- Além disso é um excelente preventivo do câncer, anti-inflamatório, bom para a pele e olhos e mais alguns benefícios.
- Os pigmentos antocianos presentes na Pixirica são substâncias de alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o sistema imunológico, desencadeiam muitas doenças degenerativas e são responsáveis pelo envelhecimento precoce.
- Por ser de baixa caloria e por conter uma grande quantidade de antioxidantes, reduz o colesterol ruim e triglicérides do organismo fazendo com que a pessoa emagreça com mais facilidade.
- A vitamina C presente nos frutos da planta aumentam várias enzimas digestivas no corpo que desintegram as partículas de alimentos “presas” no estômago e intestinos, melhorando assim o seu funcionamento.
- Contém pro-antocianidinas, resveratrol, flavonóis e tanino que ajudam a inibir o crescimento de células cancerosas.
- Por possuir baixo índice glicêmico, ele regula a glicemia, e o ácido clorogênico presente na frura ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a controlar os níveis de glicose no sangue no diabetes mellitus tipo II.
- Rica em vitamina C, a Pixirica ajuda a aliviar as inflamações de garganta, congestionamento nasal, e se consumida regularmente, ajuda no combate a gripes e resfriados.
- Promove a saúde do sistema nervoso central e previne a perda das funções cognitivas.
Como Usar a Pixirica:
A Pixirica é usada na medicina popular, onde suas folhas, em forma de chá, são empregadas como calmante, para regular o ritmo cardíaco, infecções urinárias e genitais; além de externamente serem utilizadas no tratamento de moléstias da pele. As cascas do caule e tronco servem para ajudar no controle da diabetes.
Os pequenos frutos da Pixirica são comestíveis e popularmente chamados de tinge-língua, por causa da coloração roxo-escura; além de usados para preparação de geleias, caldas, sucos, sorvetes, licores e preparação de polpa congelada.
A planta Pixirica possui belo efeito ornamental, fazendo parte de jardins, canteiros; além de pomares de variados espaços.
Onde Encontrar a Pixirica?
A Pixirica é encontrada em terrenos baldios, pastagens, jardins; além de ser comercializada em sites que trabalham com sementes e mudas de plantas.
Era muito comum as crianças de roça, ao brincarem ao longo do caminho da escola, colherem os frutinhos e ingeri-los tingido a boca de roxo para matar a fome e aguçar a brincadeira, para a caminhada ficar menos cansativa.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Malefícios da Pixirica:
Pessoas alérgicas ao ácido salicílico, presente na Pixirica, devem evitar consumi-la, uma vez que possui alto teor dessa substância. Da mesma forma, pessoas acometidas por gastrite ou úlceras gastroduodenais devem evitar o uso da fruta.