Polvo: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios
Polvo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O Polvo não é um alimento familiar para todos, mas é comum em algumas gastronomias como a japonesa, mediterrânea ou polinésia.
Tem muitos benefícios à saúde e pode ser preparado de muitas maneiras diferentes, tornando-se uma valiosa adição a uma dieta equilibrada.
Os Polvos são cefalópodes semelhantes às lulas e são consideradas frutos do mar com algumas das propriedades do peixe, mas com um sabor e textura totalmente diferentes. A parte mais comumente consumida são os braços, e algumas vezes o manto (área da cabeça).
Os Polvos pequenos são comidos inteiros. O Polvo é um ingrediente comum em sushi, bem como sopas de peixe e massas, e ocasionalmente é comido vivo, bem como frito, cozido, assado, grelhado e assim por diante.
Valor Nutricional do Polvo:
Rico em vitaminas do complexo B, o Polvo tem poucas calorias, tornando-se na opção perfeita para consumir proteína magra e nutritiva. O Polvo também é rico em aminoácidos que ajudam a regenerar as células e os músculos, tornando-se assim no aliado perfeito para quem pratica exercício físico.
Com baixo teor de gordura, o Polvo também é uma boa fonte de ômega 3, que contribui para diminuir a inflamação e as doenças cardiovasculares. Contudo também é rico em colesterol, por isso deve ser consumido com moderação por pessoas com tendência para ter os níveis de colesterol alto. Então, confira Os 15 Benefícios do Polvo Para Saúde:
Benefícios do Polvo Para Saúde:
1. Benefícios do Polvo Para Combater Doenças Cardíacas:
Os Polvos são ricos em ômega 3, que age de duas maneiras para proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular. O EPA regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto.
O EPA também reduz os níveis de triglicérides, um tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.
2. Benefícios do Polvo Para Perda de Peso:
O Polvo é bastante conhecido como um grande aliado nas dietas de perda de peso. Rico em vitaminas do complexo B, o Polvo tem poucas calorias, tornando-se na opção perfeita para consumir proteína magra e nutritiva.
3. Benefícios do Polvo Para Regeneração Muscular:
O Polvo é muito conhecido no mundo fitness, graças ao grande número de aminoácidos que ele possui, que ajudam a regenerar as células e os músculos, tornando-se assim o aliado perfeito para quem pratica exercício físico.
4. Benefícios do Polvo Para Regular a Pressão Arterial:
Não é nenhuma novidade que o Polvo possui diversos Princípios ativos que são essenciais para nossa saúde, o Polvo é rico em ômega 3 que é capaz de evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.
5. Benefícios do Polvo Para Regeneração Muscular:
O Polvo é muito conhecido no mundo fitness, graças ao grande número de aminoácidos que ele possui, que ajudam a regenerar as células e os músculos, tornando-se assim o aliado perfeito para quem pratica exercício físico.
6. Benefícios do Polvo Como Antioxidante Natural:
Não é nenhuma novidade que o Polvo, assim, como muitos frutos e peixes do mar, é rico em ômega 3, que é o poderoso antioxidante, responsável pela maioria das vantagens nutricionais oferecidas pelos pescados.
Para atletas, os frutos do mar também ocupam um lugar especial nas refeições, por serem ótimas fontes de nutrientes como zinco, cálcio, selênio, ferro, vitamina C e proteína de alto valor biológico e gorduras poli-insaturadas.
7. Polvo Previne a Anemia:
Os Polvos por ser uma excelente fonte em ferro, ele ajuda na formação de hemoglobina e de eritrócitos aumentado no sangue. Hemoglobina ajuda na transferência de oxigénio a diferentes partes do corpo do organismo. O alto consumo de oxigênio ajuda a fazer uma pessoa a elimina fadiga e tonturas.
8. Benefícios do Polvo Para Induz a Lactação:
Como o Polvo é rico em ferro e cálcio, é muito bom para as mães lactantes, bem como as mulheres grávidas. Aumenta as secreções das glândulas mamárias para estimular a produção de leite. Além disso, fornece força e energia para novas mães após o parto.
9. Benefícios do Polvo Para Diabetes:
O Polvo exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos do Polvo auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes neste fruto do mar exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.
10. Benefícios do Polvo na Saúde Ocular:
Uma das vitaminas mais importantes encontradas no Polvo é a vitamina C, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.
11. Benefício do Polvo no Aumento de Energia:
O Polvo é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Por cada 100 gramas desta Polvo consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.
12. Benefícios do Polvo Para a Memória:
Estudos Realizados mostrou-se que o Polvos aumentar a memória de uma pessoa. Pois, ele ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, que ajuda a reter a memória.
Os Polvos também contém antioxidantes que são úteis para aumentar a memória. Além disso, Ele também ajuda Para uma rápida recuperação de amnésia.
13. Ajuda a Emagrecer:
Por conter poucas calorias, o Polvos é considerada uma carne magra e muito nutritiva. Ele tem poucas gorduras, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e também os níveis de triglicerídios no organismo.
14. Beneficia quem Pratica Esporte:
Os Polvos também possui benefícios para você que ama praticar esportes e exercícios físicos. Uma das características desse fruto do mar é conter muitos aminoácidos, que possuem uma importante função para o corpo: regenerar as células e os músculos, o que é essencial para quem se exercita.
15. Rica Fonte Ômega 3:
Fonte de ômega 3, que auxilia no aumento do colesterol bom (HDL), cálcio, fósforo, potássio e selênio, antioxidantes que podem prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. Contém vitaminas A, vitamina C e vitamina do complexo B.