Porangaba é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Porangaba é um fruto de uma árvore que tem flores brancas e se desenvolve mais nas regiões norte e nordeste, apesar de poder ser encontrada em boa parte do país.
A Porangaba (Cordia salicifolia), também chamada de bugre, cafezinho, café-do-mato e chá-de-frade ela tem o apelido de cafezinho pois seus grãos se assemelham ao grão do café. Também é chamada de cafezinho do mato, por seu alto teor de cafeína.
O chá, que contém um alto teor de cafeína e deve ser evitado à noite, também é muito conhecido como Chá de Bugre.
Seu extrato é o princípio ativo de um fitoterápico comercializado com o nome de “pholiamagra”, que já faz sucesso. Esse medicamento oferece emagrecimento, inibe o apetite e também tem ação energética, estimulante da circulação e impede o acúmulo de gordura nas artérias.
Propriedades da Medicinais da Porangaba:
Composto por cafeína, potássio, alantoína e ácido alantoico, o chá de Porangaba contém frutas vermelhas, repletas de cafeína. Já a alantoína e o ácido alantoico são as responsáveis pelo uso tradicional na cicatrização de feridas.
Tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação; pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes tipo um.
Ela é frequentemente utilizada como um diurético, auxiliando no combate as impurezas do organismo e auxiliando no emagrecimento. A erva ainda apresenta em sua composição, a cafeína que atua como termogênico, promovendo a energia no organismo, os óleos essenciais taninos que possuem propriedades que eliminam a oleosidade da pele e as substâncias cardioativas que favorecem a eliminação de líquidos, auxiliando na perda de peso.
Benefícios da Porangaba:
Os Benefícios da Porangaba garantem não só o emagrecimento, como também beneficia o organismo de muitas maneiras, saiba quais são esses Benefícios da Porangaba:
- Traz sensação de saciedade, reduzindo o apetite e te fazendo comer menos que o normal;
- Melhora na circulação;
- Combate a celulite;
- Emagrece;
- Elimina toxinas que frequentemente são responsáveis pela obesidade
- Reduz a Febre;
- Possui efeito diurético, eliminando a retenção e consequentemente a aparência de “inchado”
- Previne doenças cardíacas e reumáticas (problemas nas articulações e afins…);
- Atenua a Tosse;
- Acelera o Metabolismo, queimando muito mais calorias e derretendo células de gordura
- Queima gordura localizada.
Modo de Usar a Porangaba:
Para que seu corpo absorva todas as propriedades medicinais contidas na Porangaba, aconselha-se que seu consumo seja feito por meio de um chá, onde os Benefícios da Porangaba são potencializados. Para fazer o chá é muito fácil:
- Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
- Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
- Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos;
- Coe e adoce como preferir.
- Para sentir os efeitos no organismo com mais rapidez é necessário que sejam tomadas de quatro a cinco xícaras do chá, por dia.
Malefícios da Porangaba:
Não podemos deixar de destacar que, ainda que os componentes sejam 100% naturais, seu consumo sem acompanhamento médico pode causar efeitos colaterais. Pessoas com problemas de Hipertensão e doenças cardiovasculares não podem consumir a Porangaba por conta de seu alto teor de cafeína, que pode propiciar o aumento da pressão arterial. Seu consumo também pode causar insônia, enxaquecas e dores estomacais, para quem já apresenta problemas com Gastrite.
É recomendado que o consumo da Porangaba seja orientado e prescrito por especialistas. Seu consumo associado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos produz mais resultados.