Raiz de Alcaçuz é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O alcaçuz, Glycyrrhiza glabra, pertence à família Leguminosae, as características das plantas deste grupo é o fruto do tipo legume. A parte mais utilizada do alcaçuz é a raiz. Este alimento ajuda a diminuir a tosse, pois tem ação expectorante. Além disso, a Raiz de Alcaçuz possui flavonoides que se destacam pelas ações antioxidante e anti-inflamatória.
A planta também protege o fígado e por isso é boa para quem tem hepatite. O estômago também é beneficiado pelo consumo do alimento. A Raiz de Alcaçuz é boa para quem está com dor na garganta, pois conta com uma substância que tem efeito sedativo.
Nutrientes da Raiz de Alcaçuz:
A Raiz de Alcaçuz conta com saponósitos triterpenóides (glicirrizina). Esta substância atua no sistema respiratório diminuindo o efeito da tosse, pois já que tem ação expectorante. Os saponósitos ainda tem ação anti-inflamatória e ajudam na formação de complexos insolúveis entre saponina e colesterol, o que irá ajudar a reduzir o colesterol do sangue.
O alcaçuz ainda possui flavonoides, nutriente que se destaca pela forte atividade antioxidante e anti-inflamatória e que pode até mesmo prevenir o aparecimento do câncer. O alimento também possui polissacarídeos, que irão proporcionar energia.
Benefícios Comprovados da Raiz da Alcaçuz:
Protege o Fígado:
Estudos apontam que as propriedades anti-inflamatórias da Raiz de Alcaçuz, como os saponósitos, ajudam o fígado a combater toxinas produzidas pela difteria e tétano, entre outras doenças. Por isso, o consumo do alimento é orientado para pessoas que estão com hepatite.
Protege o Estômago:
A Raiz de Alcaçuz é uma boa alternativa para quem sofre com úlceras. Isto porque ao ser ingerido o alimento irá recobrir o estômago com um tipo de gel protetor, evitando lesões. Além disso, aRaiz de Alcaçuz irá diminuir a acidez estomacal e assim vai atenuar azia, gases e cólicas.
Boa para a Dor de Garganta:
A raiz alcaçuz é boa para quem tem irritações na garganta, pois conta com glicirrizina que atua na mucosa da traqueia produzindo efeito sedativo. Além disso, essa mesma substância tem ação anti-inflamatória, o que é bom em casos de inflamação na região.
Boa Para o Pulmão:
O alimento possui ação expectorante graças aos saponósitos triterpenóides. Então, a Raiz de Alcaçuz ajuda a soltar o muco e ainda relaxa os espasmos bronquiais.
Quantidade Recomendada de Raiz de Alcaçuz:
A orientação é consumir entre um e três gramas do extrato seco ou um a dez gramas do pó ou dois a nove de raiz em decoção, fervida junto com a água.
Como Consumir a Raiz de Alcaçuz:
O alcaçuz, além de utilizado como aromatizante, deve ser considerado um fitoterápico e deve ser prescrito por um médico. A melhor maneira de consumir o alcaçuz é na forma de chá. Uma boa maneira de preparar o chá é misturar duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz para um litro e meio de água. Ferva essa água, desligue e acrescente a erva. Depois, abafe por dez minutos, coe e beba.
Precauções e Contraindicações:
Possui efeitos semelhantes aos dos mineralocorticoides, como indução de cefaleia, letargia, retenção de sódio e de água, hipopotassemia e consequentemente hipertensão. Por isso não deve ser utilizado indiscriminadamente e é contraindicado em pacientes hipertensos, edemaciados e com arritmias. As principais interações observadas são com agentes anti-hipertensivos e diuréticos, podendo exacerbar os efeitos hipopotassêmicos de alguns diuréticos; com a digoxina pelo potencial de induzir hipopotassemia e fazer com que o paciente corra o risco de intoxicação por digoxina.
Não deve ser usadas em Grávidas, lactantes, pessoas com anemia, em reposição hormonal, glaucoma, hipertensos e mulheres que tomam anticoncepcionais orais.