Raiz Forte é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A raiz forte pertence à família das Brassicaceae, o que significa que está intimamente relacionado com o wasabi, Mostarda, Repolho e brócolis.
Quando sua raiz branca e grossa é cortada, a degradação dessas células das plantas libera enzimas que quebram a sinigrina encontrada na raiz. Isso libera óleo semelhante ao de mostarda, que é um químico pungente e irritante que afeta os seios e os olhos daqueles que o cheiram.
Raiz forte é um raladinho de rábano silvestre, Armoracia rusticana, uma planta da família das couves, Cruciferae ou Brassicaceae, que tem uma grande variedade de nomes científicos e regionais. Mas, também costumamos chamá-la de wasabi, um raladinho verde pistache que acompanha os sashimis, sempre.
Propriedades e Nutrientes:
Ela atua ainda como um excelente antibacteriano e diurético, estimulando a micção e com isso eliminando as toxinas do corpo, limpando os rins e reduzindo a gordura corporal, uma vez que 4% da urina é composta dessa gordura.
É rica em Vitamina C, Ácido Fólico, Potássio, Cálcio, Magnésio, Zinco e Manganês, e seus benefícios são associados à essas características. Então, confira Os 20 Benefícios da Raiz Forte Para Saúde:
Benefícios da Raiz Forte Para Saúde:
1. Combate a Sinusite:
A Sinusite ocorre quando se acumula muito muco nos seios nasais. Esse muco oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, de onde decorre a Sinusite.
Os compostos presentes na Raiz Forte diluem esse muco. Por esse mesmo motivo, um dos Benefícios da Raiz Forte é tratar Gripes e resfriados, onde ocorre o processo de congestão nasal. Da mesma forma, a Raiz Forte vai eliminar o muco que está obstruindo as vias respiratórias.
2. Benefícios da Raiz Forte Para Digestão:
Alguns dos elementos presente na Raiz Forte funciona como um estimulantes gástricos, a planta é conhecida por ter um impacto considerável sobre a digestão e na absorção nutricional. Os fitoquímicos na raiz forte estimula várias glândulas do corpo, incluindo os de salivação, sucos gástrico e intestinal.
3. Melhora o Sistema Imunológico:
A Raiz Forte tem um elevado teor de Vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Ele trata infecções virais e aumenta a imunidade. Ela impede a inflamação e a infecção por remoção dos radicais livres prejudiciais do organismo. Assim, comê-la estimula o sistema imunológico, aquecendo o corpo internamente.
4. Melhora a Circulação Sanguínea:
A Raiz Forte estimula a circulação sanguínea, promovendo, dessa forma, o alívio da dor em articulações e músculos inchados, seja por algum tipo de inflamação, ou por exercícios físicos em excesso.
5. Trata Estomatite:
Os gargarejos feitos com 3 colheres de sopa de Raiz Forte e meio copo d’água aliviam os sintomas de estomatite. Isso se explica porque os fitoquímicos dela estimulam as glândulas salivares, gástricas e intestinais. Essas glândulas passarão a produzir mais enzimas digestivas, e dessa forma, ajudarão na digestão.
6. Evita Queda de Cabelo:
Ela é eficaz na prevenção da perda de cabelo. Ela ajuda a regenerar as raízes do cabelo, melhorando a circulação do couro cabeludo. Para crescer o seu cabelo, você pode preparar um cataplasma de Raiz Forte e esfregue-o em seu couro cabeludo ou utilizá-lo na forma de uma loção.
7. Auxilia na Perda de Peso:
Os alimentos picantes são termogênicos. Esses alimentos aumentam nosso metabolismo, ajudando a queimar gordura. A Raiz Forte tem um elevado índice termogênico, por esse motivo, poderá ser associada a uma dieta de redução de peso, obviamente, em complemento a exercícios e alimentação correta e balanceada.
8. Elimina Caspa:
Uma mistura de Raiz Forte com vinagre tem sido recomendado por ser eficaz na eliminação da caspa.
9. Raiz Forte é um Diurético:
A Raiz forte tem propriedades diuréticas, pois ela estimula a micção. Isto é bom por um número de razões, incluindo a libertação regular de toxinas perigosas do corpo, a limpeza do rim, e uma redução de peso, uma vez que 4% de urina é realmente constituído por gordura corporal!
10. Previne o Câncer:
Que fique claro que a Raiz Forte não substitui os quimioterápicos! Os estudos mostram que os compostos glucosinolatos diminuem alguns tipos de câncer, porque bloqueiam o crescimento de tumores, e evitam a formação de novos. Os indícios dos benefícios da Raiz Forte mais animadores nesta área têm sido nos casos de câncer de cólon e reto.
11. Trata Infecções do Trato Urinário:
As propriedades antibióticas e diurético da Raiz Forte estimulam a produção de urina. Este vegetal contém certos produtos químicos que conferem efeitos do antibiótico na bexiga. Certas enzimas presentes nela evita a acumulação de toxinas, acelerando assim o desalojamento de bactérias e outros agentes inflamatórios presentes na bexiga.
12. Elimina o Mau Hálito:
A Raiz Forte age como remédio natural nos problemas bucais, incluindo, além dos dentes, a gengiva. Poderá tratar dor de dente, fortalecer as gengivas e eliminar o mau hálito. Alivia a gengivite e trata parodontose (quando a inflamação chega ao tecido ósseo que sustenta a raiz dos dentes).
13. Alívio da Dor:
A Raiz Forte pode aliviar a dor, estimulando o fluxo de sangue para a superfície da pele e por baixo. Assim, ele pode ser aplicado para articulações inchadas e músculos para alívio da dor. Quando massageado sobre as partes afetadas do corpo, ele pode aliviar os sintomas de gota, artrite e frieiras.
14. Raiz Forte é um Agente Antibacteriano:
Estudos mostram que as poderosas substâncias químicas naturais encontrados na Raiz Forte podem ser uma grande defesa contra micróbios e infecções bacterianas, incluindo. Listeria, E. coli e Staphylococcus. Espalhe um pouco de Raiz Forte no seu sanduíche ou bife e proteger-se contra estas indesejáveis, bactérias e evitando a infecção. O componente antibacteriano específico é chamado isotiocianato de alilo.
15. Promove a Cura de Feridas:
As propriedades curativas dela nas feridas ocorrem devido à aceleração no processo de cura proporcionado por esta planta. Esta cura é devido ao aumento da circulação em torno das feridas. Basta aplicar um cataplasma, na ferida ou processos infecciosos na pele.
16. Benéfico Para o Estômago:
Gargarejo com uma mistura de 3 a 4 colheres de Raiz Forte e meio copo de água pode ajudar a aliviar estomatite. Os fitoquímicos presentes estimulam as glândulas salivares, e gástrica e glândulas intestinais, permitindo, assim, a secreção de enzimas digestivas e auxiliando na digestão. Também tem sido encontrado para aumentar o apetite.
17. Alivia Dores nas Articulações:
A Raiz Forte estimula a circulação sanguínea, promovendo assim o alívio da dor nas articulações e nos músculos inchados, ou por algum tipo de inflamação ou exercício excessivo.
18. Estimulam a Produção da Urina:
Suas propriedades antibióticas e diuréticas estimulam a produção da urina. Há enzimas nela que impedem que bactérias se alojem na bexiga. Outro fator importante é a eliminação de Pedras nos rins.
19. Benefícios da Raiz Forte Para a Pressão Sanguínea:
O Potássio é uma parte essencial do nosso corpo, que regula o fluxo de fluidos celulares e regula a tensão de vasos sanguíneos. A Deficiência de Potássio podem aumentar a pressão arterial, significa um maior risco de contrair doenças cardiovasculares e doenças como a aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais. Por este motivo que a Raiz forte é uma aliada para a saúde do coração.
20. Promove a Saúde Dental:
Os efeitos estimulantes intensos da Raiz Forte pode ajudar no tratamento paradontose quando mastigadas. Mastigar as raízes age como um remédio natural para curar dor de dente, fortalecer as gengivas e tratar escorbuto. Quando ralado é muito picante, você pode misturá-lo com Cenoura ralada para torná-lo mais palatável.
Malefícios da Raiz Forte:
A Raiz Forte é facilmente segura quando tomada por via oral em quantidades de alimentos, e também segura para a maioria das pessoas quando tomada por via oral em quantidades medicinais. Contudo, ela contém óleo de mostarda, que é extremamente irritante para o revestimento da boca, garganta, nariz, sistema digestivo e trato urinário.
Assim, pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo distúrbios do estômago, vômitos sangrentos e Diarreia. Também pode diminuir a atividade da glândula tireóidea. Como qualquer outro tratamento medicinal, é aconselhável a recomendação médica ou de um especialista antes de começar a inserir a erva na dieta.