Rosa Rubra é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Rosa Rubra apresenta folhas geralmente com cinco folíolos ovados ou orbiculares e suas flores são grandes, de coloração vermelho vivo; os frutos geralmente apresentam cores brilhantes que variam de laranja a vermelho até púrpura, e são muito atrativos para os pássaros.
Muitas vezes apresentada nas formas de chá ou água de rosas, a planta possui um efeito tônico sobre a pele, sendo amplamente utilizada na produção de cosméticos e perfumaria. Inclusive, a Rosa Rubra é uma das espécies de rosa mais cultivadas para a produção de perfumes. Os principais componentes deste pequeno arbusto são os óleos essenciais (geraniol, cintronelol) e taninos.
Origem da Rosa Rubra:
A Rosa Rubra, de nome científico Rosa gallica, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como rosa-francesa, rosa-vermelha, rosa de jérico e outras denominações, pertencente à família das Rosaceae. Nativa da Europa central e da Ásia (incluindo a Ásia ocidental, a Turquia).
A Rosa Rubra apresenta folhas geralmente com cinco folíolos ovados ou orbiculares e suas flores são grandes, de coloração vermelho vivo; os frutos geralmente apresentam cores brilhantes que variam de laranja a vermelho até púrpura, e são muito atrativos para os pássaros.
Muitas vezes apresentada nas formas de chá ou água de rosas, a planta possui um efeito tônico sobre a pele, sendo amplamente utilizada na produção de cosméticos e perfumaria. Inclusive, a rosa-rubra é uma das espécies de rosa mais cultivadas para a produção de perfumes.
Benefícios da Rosa Rubra Para Saúde:
1. Tratar a Psoríase:
O Rosa Rubra é usado para curar psoríase, um problema em que a pele fica vermelha, escamosa e com coceira. As pessoas também experimentam inflamação em casos extremos. Use esta erva, além de sua medicação regular, para alívio mais rápido.
2. Atua no Tratamento de Problemas da Pele:
Feridas, queimaduras e úlceras podem ser curadas com unguentos feitos a partir da casca de Rosa Rubra ou com suplementos com extratos da casca. Reumatismo, feridas, abrasões, abscessos e vários outros problemas de pele também podem ser curados naturalmente com o uso do Rosa Rubra.
3. Ajuda a ter uma Pele Bonita:
A casca interna pulverizada da planta do Rosa Rubra pode ser misturada com água para fazer uma mucilagem, que é escorregadia e macia e usada geralmente para proporcionar uma pele lisa e bonita!
4. Promover o Cabelo Saudável:
O alto teor de procianidinas no Rosa Rubra melhora a força dos cabelos tornando-o resistente. Os extratos do olmo promovem o crescimento saudável do cabelo e melhora o volume do cabelo.
5. Sistema Digestivo Saudável:
O Rosa Rubra fornece um efeito calmante sobre o trato alimentar e o sistema digestivo, tornando-o eficaz para úlceras de estômago. Outros problemas de estômago, como a constipação e diarreia, também podem ser tratados com extrato de olmo.
Formas de Consumo:
Usados na perfumaria, cosmética e culinária, os benefícios da Rosa Rubra podem ser aproveitados de muitas formas distintas. Seu consumo pode ser feito na forma de aromatizante para bolos, além de ingrediente para molhos de peixes e caças, e no preparo de sobremesas e confeitos.
As rosas, no século XIX, foram usadas como corantes, molhos, confeitos, conservas, óleos e aromatizantes em chás. Confira a seguir a receita do chá de Rosa Rubra.
Essa é uma das espécies, no entanto, mais cultivadas para ser usada como ingrediente de perfumes, e também para seu uso medicinal. Dela, pode ser feito a água de rosas, o xarope de rosas e também o mel.
Chá de Rosa Rubra Como Preparar?
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Em um recipiente, coloque a água e a erva, e em seguida leve ao fogo;
- Quando a mistura alcançar fervura, desligue o fogo e tampe, deixando descansar abafado por um período de, aproximadamente, dez minutos;
- Após esse tempo, coe a mistura e consuma uma dose entre duas e três xícaras de chá ao dia.
Malefícios da Rosa Rubra:
Nenhuma contraindicação foi encontrada na literatura consultada, mas lembre-se sempre de consultar um especialista antes de iniciar um tratamento com qualquer medicamento, ainda que natural.