Rubim é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Rubim possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. De nome científico Leonotis nepetaefolia, é uma planta originária de regiões menos áridas da África, Índia e do Caribe. Pertencente à família Lamiaceae, trata-se de uma herbácea vivaz e aromática, de caule ereto ramificado, folhas alongadas e inflorescências que formam espigas longas e bem flexíveis.
O Rubim também é bastante utilizado na medicina natural, pois o chá feito com a planta é capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde humana. Alguns a consideram planta daninha, pela facilidade de proliferação. Na planta nova, as folhas são arredondadas e depois se tornam estreladas e não passam de um metro e vinte de altura na fase adulta.
A espécie contém uma substância chamada flavonoide, considerada um anti-inflamatório natural. Além disso, tem ação cicatrizante e antioxidante, prevenindo o envelhecimento. O remédio, conservado em álcool, pode ser utilizado de forma tópica para picadas de insetos, inflamações e torções.
Origem do Rubim:
O Rubim é uma planta de caule ereto, quadrangular e ramificado, que mede entre 0,60 a 1,20 metros de altura, as suas folhas são alongadas com pecíolos. Suas inflorescências formam umas espigas longas e bem flexíveis, podendo ter a cor rosa, branca ou vermelha, com lobos do cálice espiniforme.
É uma planta anual, de clima temperado, mas que adapta-se bem às regiões subtropicais. Prefere solos úmidos e argilosos, com boa fertilidade. Outros nomes populares da planta são: amor-deixado, macaé, chá-de-frade, coração-de-frade, cordão-de-são-francisco, erva-das-lavadeiras, erva-do-santo-filho, levantina, mamangava, pasto-de-abelha entre outros.
Propriedades do Rubim:
O Rubim é conhecido na medicina natural por possuir propriedade expectorante, estomáquico, antidesentérica, antirreumático, antidiarreico, antiasmático, anti-inflamatório, cicatrizante, emenagogo, eupéptico, diurético e vermífugo. Os princípios ativos da herbácea incluem óleos essenciais e glicosídeos. Então, confira agora os Benefícios do Rubim Para Saúde:
Benefícios do Rubim Para Saúde:
- Essa erva tem um uso muito amplo. É auxiliar do Alecrim, do Licopodium e do Guaco nas afecções pulmonares, ótima para resfriados, gripes, tosses, e principalmente para pessoas que se resfriam com freqüência.
- Também auxilia no reumatismo e na artrite, em uso interno e externo sob forma de pomada.
- Alivia dores de contusões e torceduras.
- É anti diarreica, abaixa a febre e aumenta o apetite e a resistência de crianças que estão constantemente resfriadas e com bronquite.
- O Rubim é a erva da paciência. É ótima para os muito agitados e ansiosos, os que trabalham com doentes, e por isso têm que desenvolver muita paciência e cuidados.
- Pode ser usada sob forma de chá forte para banhos de imersão, escalda pés e compressas, para quem sofre de angústia e cansaço excessivo.
Como Usar o Rubim:
Para fazer o chá de Rubim, basta colocar 20 gramas de folhas ou flores secas em meio litro de água. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Coe e tome até três vezes ao dia.
Para uso externo, basta friccionar as folhas da planta ainda frescas sobre as áreas afetadas. O Rubim também pode ser utilizado na forma de xarope. Para prepará-lo, coloque duas colheres de sopa de folhas e flores picadas em uma xícara de chá de água fervente e abafe. Coe e acrescente duas xícaras de cafezinho de açúcar e mexa até que a mistura fique homogênea.
Malefícios do Rubim:
Não foram encontradas contraindicações ou efeitos colaterais com relação ao uso dessa planta, mas lembre-se que todo tratamento inclusive natural, apenas deve ser iniciado sob orientação de um profissional.