O Ruibarbo é uma planta originalmente da Sibéria, ou seja, de climas frios. Muito similar ao aipo, o Ruibarbo é capaz de trazer incríveis benefícios ao corpo humano se consumido em uma dieta adequada. O Ruibarbo é extremamente rico em nutrientes que são necessário para o corpo humano, por isso pode fazer muito bem para nosso organismo.
É carregado de potássio, cálcio, magnésio e manganês, além das vitaminas C, K e vitaminas do complexo B. Possui também grandes quantidades de luteína, zeaxantina e flavonoides em geral. É possível listar os seguintes benefícios que o Ruibarbo proporciona para nossa saúde:
Benefícios do Ruibarbo Para Saúde:
Esse Vegetal é extremamente rico em nutrientes que são necessário para o corpo humano, por isso pode fazer muito bem para nosso organismo. É carregado de potássio, cálcio, magnésio e manganês, além das vitaminas C, K e vitaminas do complexo B. Possui também grandes quantidades de luteína, zeaxantina e flavonoides em geral. É possível listar os seguintes benefícios que o ruibarbo proporciona para nossa saúde:
Previne Doenças Cardiovasculares:
Ele possui níveis muito baixos de colesterol e de gordura, isso significa que seu consumo é livre para quem enfrenta problemas dessa natureza. Além disso, o Ruibarbo se mostrou eficiente em auxiliar o organismo a elevar o nível de colesterol bom por causa das fibras de sua composição. Isso faz com que o ele seja capaz de limpar os excessos de colesterol do sangue, limpando as artérias e vasos sanguíneos, prevenindo as mais variadas e perigosas doenças do coração.
Ajuda a Perder Peso:
Justamente por possuir pouquíssimas calorias, o Ruibarbo é indicado para quem está executando dietas para perder peso. Para vias de entendimento, 100g de Ruibarbo possuem apenas cerca de 21 calorias. Ou seja, consumir numa dieta equilibrada é de grande ajuda para manter o organismo saudável e com baixo consumo de calorias.
Melhora a Circulação:
Por ter quantidades residuais de ferro e cobre, o Ruibarbo é capaz de estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue, fazendo com que outras células sejam produzidas, melhorando toda a circulação e oxigenação do organismo.
Auxilia na Digestão:
Os ruibarbos São uma excelente auxiliar na digestão. Isso é dito exatamente por causa dos impressionantes níveis de fibras dietéticas encontradas na composição do Ruibarbo. Elas ajudam a manter o pleno funcionamento de todo sistema digestivo, tratando casos de constipação, cólicas, câncer colorretal e inchaços naquela região.
Melhora a Saúde dos Ossos:
Além de ser rico em cálcio, elemento sabidamente necessário para os ossos, o Ruibarbo também possui altas quantidades de vitamina K. Esta vitamina também tem papel fundamental na prevenção da degeneração neural, além de auxiliar no sistema ósseo de todo o corpo.
Como fazer Chá de Ruibarbo:
Não existe forma errada de consumir o Ruibarbo, tanto que há quem prefira consumi-lo cru em saladas, em sanduíches naturais ou mesmo em pizzas. É possível também utilizar o Ruibarbo em compressas sobre queimaduras, pois auxiliará na recuperação da pele. Para preparar o chá de ruibarbo é muito simples:
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 4 folhas de Ruibarbo
Modo de Preparo:
- Ferva a água em fogo alto.
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de Ruibarbo.
- Deixe descansar por 3 minutos e coe.
- Não deve ser adoçado.
- Está pronto para consumir.
Malefícios do Ruibarbo:
Ele é um alimento muito poderoso, devido aos seus nutrientes. É importante dar atenção ao seu estado de saúde antes de consumir. Caso saiba ter certas condições renais ou mesmo gastrointestinais, o Ruibarbo deve ser evitado, sob o risco de potencializar o quadro.
De qualquer maneira, não é recomendado adotar uma dieta somente de Ruibarbo sob o pretexto de alcançar quaisquer dos benefícios acima. Apenas um médico ou profissional de saúde poderá orientar a respeito da melhor dieta para cada organismo, incluindo o teu. Os efeitos colaterais incluem urina amarelada ou avermelhada.
Contraindicações do Ruibarbo:
Ele está contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.